⚡ Cupom de até 32% OFF! Libere recursos pra sua loja e comece vendendo mais.
Aproveitar!

5 provas de que um ERP pode ajudar em suas vendas

Que um ERP pode facilitar – e muito – as atividades rotineiras de sua empresa você já sabe, certo? Além de unificar diversas funções dentro de um único sistema, ele automatiza todos os processos que parecem uma bola de neve cheia de burocracia.

Contar com um sistema integrado de gestão empresarial completo como o Bling pode, ainda, ajudar a alavancar suas vendas de maneira surpreendente — e nós vamos, inclusive, te mostrar como isso é possível!

1. Simplificação para elaborar e enviar propostas comerciais

Dentre os primeiros passos para “amarrar” uma venda está a forma como apresentamos a proposta comercial de nosso produto. Além de ser interessante e atender a necessidade que o cliente expressa, precisa transparecer credibilidade profissional, o que também condiz com segurança.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Afinal, principalmente quando se trata de vendas online, o consumidor precisa se sentir seguro para adquirir aquilo que está buscando.

Um sistema ERP completo como o Bling pode auxiliar na criação de propostas comerciais com uma aparência muito mais profissional, além de permitir que você as padronize para utilizar em prospects futuros. Além do mais, é possível definir os modelos conforme o tipo de oferta, o que gera agilidade no envio de seus orçamentos.

2. Mais agilidade e praticidade para seus vendedores

Todo processo de vendas exige bastante empenho por parte de toda a equipe. Desde a elaboração da proposta, como mencionamos no tópico anterior, até a dedicação de cada funcionário em vender.

Como um sistema de ERP pode auxiliar na agilidade e facilidade das técnicas de vendas? É simples: a unificação dos dados, tanto dos clientes quanto dos produtos, faz com que o vendedor tenha todo o conhecimento necessário para repassar as informações aos seus clientes e prospects, sem deixá-los com nenhuma dúvida.

Essa é uma vantagem extraordinária, principalmente para aqueles que exercem suas funções à distância ou em constante deslocamento, a partir do momento que podem acessar todas as informações através de um dispositivo conectado à internet.

No Bling, é possível consultar, inclusive, números e porcentagens de comissões referentes às vendas, o que motiva e inspira ainda mais o desempenho de seu trabalho.

3. Integração com plataformas de e-commerce e marketplaces

Mesmo com algumas dificuldades enfrentadas na economia do país, o e-commerce mostra-se resistente às adversidades e pronto para disparar em crescimento — cada vez mais.

A integração de um sistema ERP às mais variadas plataformas de e-commerce e marketplace facilitam na centralização de toda a operação de venda. Você captura o pedido de venda, inclui os dados do cliente e ainda registra quais produtos foram comprados de forma automática.

Em outros termos, fatura suas vendas, acrescenta dados à sua base e ainda mantém o estoque atualizado — tudo de maneira instantânea. O Bling, por exemplo, está integrado à mais de 75 plataformas de e-commerce e marketplace, oferecendo todos os recursos que facilitam sua rotina, como:

 agilidade no atendimento ao cliente;

• captura os pedidos;

• sincronização de estoque conforme as vendas;

• emissão de nota fiscal em poucos cliques.

Como diferencial em sistema ERP, o Bling ainda realiza integração logística — um processo que agiliza as entregas através do fluxo de informações de venda até o momento da expedição de pedidos.

4. Fluxo operacional de pedidos totalmente unificado

Como citamos anteriormente, manter os dados unificados facilita muito o estudo de clientes para seus vendedores — mas será que isso vale somente para esse procedimento?

A resposta é não. Todas as áreas são beneficiadas com essa unificação de informações, ainda mais quando leva-se em consideração que toda a operação da empresa está envolvida em um pedido de venda.

Se desde o contato de seu vendedor com o cliente até o controle de logística para a entrega estiver tudo simplificado, a agilidade e eficiência dos processos irá garantir a satisfação de seu cliente — e nós conhecemos o ditado, né? Cliente satisfeito é cliente fidelizado.

5. Relatórios e comparativos sempre à mão

Faz parte do planejamento de vendas acompanhar os resultados com frequência para investir em melhorias e, por fim, aumentar os números de seu negócio.

Para aqueles que utilizam vários canais de venda e marketplaces, um ERP completo é um grande contribuinte na elaboração de relatórios — afinal, todo o controle é feito dentro do próprio sistema. Assim, os números necessários para análise são facilmente encontrados.

Através dessas avaliações, é possível realizar comparativos de vendas como os de períodos, que são normalmente os mais utilizados para levantar dados e embasamentos. Para isso, lembramos também da importância de registrar todos os dados do processo, desde o cadastro do cliente à concretização da venda.

Os registros de negociação permitem, inclusive, que os próprios vendedores tenham parâmetros e saibam a que margem podem negociar com seus clientes, através de históricos e números anteriores.

Conte com um sistema ERP para crescer mais e mais

Viu como é possível utilizar um sistema ERP em seu benefício para aumentar consideravelmente suas vendas? São inúmeras ferramentas que, quando bem manuseadas, podem fazer seu trabalho render de maneira muito mais eficiente.

Aprendemos como aprimorar suas propostas comerciais, preparar sua equipe de vendedores, integrar com as maiores plataformas de e-commerce e marketplace, otimizar os fluxos de pedidos e ainda a comparar os números para implantar melhorias de vendas.

Para contar com o ERP mais completo do mercado e que te auxilia em todas as dicas citadas em nosso post, você pode acessar o site do Bling e começar um teste de 30 dias totalmente gratuito. Experimente já!

Parceiro:
Bling - Sistema de gestão para a micro e pequena empresa
https://www.bling.com.br/home