Blog da Loja Integrada

10 dicas incríveis para escolher o nome da loja virtual

E quando chega a hora de escolher o nome da loja virtual? Você faz um brainstorm, surgem várias opções, há muitas variáveis para considerar e pode ser bem difícil tomar uma decisão. Afinal, ele representará a loja e deve ser marcante: um nome que os clientes lembrem toda vez que precisarem do produto que ela vende.

A importância do nome da marca

escolher o nome da loja virtual

A dificuldade em escolher um nome fica ainda maior quando é considerada a importância que ele tem. Um bom nome de loja virtual:

  • É uma extensão da loja;
  • Representa os seus valores;
  • É facilmente lembrado;
  • Destaca-se dos nomes escolhidos pela concorrência;
  • Deixa uma boa primeira impressão.

Os tipos de nome da loja virtual

Há algumas opções de caminhos que podem ser percorridos nesta escolha. Por exemplo:

  • O nome do(s) fundador(es);
  • Algo que explique o que a loja vende;
  • Um nome que faça uma brincadeira ou um trocadilho;
  • Uma palavra inusitada que não esteja relacionada com o ramo da loja;
  • Uma palavra inventada por uma combinação de outras palavras;
  • Uma sigla de várias palavras;
  • Algo que remeta à sensação que os produtos da loja proporcionam.

10 dicas práticas para escolher o nome da loja virtual

Hora de colocar a mão na massa e escolher o nome da loja virtual. Para lhe ajudar nesta missão, as dicas são:

1. Defina qual é a missão do nome

Ser inusitado? Chamar a atenção do cliente logo de cara? Descrever o que a marca faz? Decida o objetivo que você deseja que o nome da sua loja alcance.

2. Defina o tipo de nome

Dê uma olhada na lista acima e defina qual combina melhor com a sua loja e com os objetivos que você deseja para o nome.

3. Faça uma lista de possibilidades

Com estes pontos definidos, é hora de criar o nome da sua loja. Com papel e caneta na mão, faça uma lista de possíveis nomes. Para essa tarefa, procure não se reprimir nem julgar as opções. Nenhuma ideia é ruim. Faça um brainstorm.

4. Faça um mapa mental

Dessa forma, você ampliará as possibilidades e fará novas associações de palavras relacionadas à sua loja que podem servir de inspiração para a criação do nome.

5. Use palavras estrangeiras

É possível usar palavras estrangeiras para nomear a loja. Especialmente se este outro idioma tiver alguma ligação com a loja. No entanto, avalie se as pessoas poderão pronunciar este nome com facilidade e se ele não é muito parecido com outra palavra em português que fará com que o nome perca o seu sentido. Também vale considerar se a palavra não é difícil demais para ser digitada na busca do Google, por exemplo.

6. Quando as ideias acabarem

Tire um ou dois dias para não pensar mais nisso e dedicar-se a atividades completamente diferentes. Depois volte para a sua lista. Você verá que novas conexões e ideias surgirão.

7. Analise a sua lista

Extraia duas ou três opções que melhor representam o seu negócio.

8. Teste o nome

Apresente-o para conhecidos e para potenciais clientes e analise sua reação. Se eles tiverem alguma opinião sobre o nome, anote e considere. Além disso:

  • Verifique se o nome combina quando colocado ao lado dos principais produtos da loja. Por exemplo, como soa a frase “O vestido xxx da loja xxxx.”?
  • Teste como é dizer este nome ao telefone, se é preciso soletrar e se gera algum tipo de confusão.
  • Teste como ficaria este nome numa URL. Ela não pode ficar muito extensa.
  • Verifique se este nome não é muito parecido com o de algum concorrente.
  • Peça para outra pessoa pronunciar o nome e analise se ela tem facilidade de compreender o nome e acertar a pronúncia. Aproveite para analisar como o nome soa e se produz um som memorável.

9. Tome cuidado!

Antes de bater o martelo na decisão do nome da loja é preciso tomar certos cuidados. Em primeiro lugar, verifique se este nome já não foi registrado por outra empresa. Em seguida, analise se há URLs disponíveis para o e-commerce e para as redes sociais com este nome.

10. Registre

Com o nome definido, registre-o no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) bem como nas URLs para o site e redes sociais desejadas.

Já definiu o nome da sua loja? Então, cadastre-a na plataforma de e-commerce ideal para pequenos e médios negócios.

Assine o plano Pró da Loja Integrada
Leia mais

Artigo anterior

[Série Redes Sociais] Pinterest para loja virtual

Leia mais

Próximo artigo

10 tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce

Deixe seu comentário