Especialização para loja virtual: onde encontrar conhecimento?

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0
Tempo de Leitura: 3 minutos

A sede de abrir um negócio e iniciar suas operações o quanto antes pode levar alguns lojistas a empreender sem ter uma especialização para loja virtual. É o que demonstra o Censo e-commerce 2017 – uma pesquisa realizada pela Loja Integrada com mais de mil lojistas. Quando foi perguntado aos respondentes se eles tinham se especializado antes de abrir seu e-commerce, 44% disseram ter pesquisado na Internet, 18% fizeram cursos presenciais, 33% não se especializaram e 5% deram outras respostas.

Qual é a importância de ter uma especialização para loja virtual?

especialização para loja virtual

Exemplos de empreendedores que construíram seus negócios sem uma educação formal levam muitas pessoas a crer que não é necessário estudar para abrir uma empresa. De fato, algumas pessoas têm mais aptidão para os negócios que outras e muitas características não podem ser adquiridas em cursos. No entanto, uma especialização para loja virtual pode trazer muitos benefícios para o empreendedor e para o seu negócio. Confira abaixo:

Conhecimento

O primeiro benefício são as informações que serão adquiridas no curso. Conhecimento nunca é demais e sempre há algo para aprender. Um empreendedor pode ter uma bagagem de finanças, mas não de marketing digital, por exemplo. Isso fará com que a loja seja pouco ou mal divulgada. Em outro cenário, ele já sabe muito sobre Internet, mas se perde na gestão do negócio. Isso trará problemas administrativos para o e-commerce. Um curso focado no conhecimento que falta descobrir dará a base necessária para a empresa prosperar.

Segurança

A bagagem gerada por uma especialização para loja virtual dará ao empreendedor mais segurança para abrir o seu negócio, pois o deixará atento aos riscos que podem ocorrer e mostrará como enfrentá-los. Além de melhor prepará-lo para a tomada de decisões.

Parceiros

Sabemos que o mundo dos negócios é feito de parcerias. Cursos e fóruns digitais são o locais perfeitos para fazer networking e conhecer pessoas do ramo que podem se tornar sócias ou parceiras.

Onde buscar capacitação para loja virtual?

Há várias opções no mercado. Escolha a que melhor combina com o investimento que você pode fazer e com a disponibilidade de tempo que possui.

1. Cursos de graduação

Eles duram de 3 a 5 anos, dependendo do curso e da instituição de ensino. Podem ocorrer presencialmente ou a distância.

Pontos fortes: nenhum outro curso fornecerá tanta informação. Além disso, mais tempo estudando pode significar mais tempo fazendo contatos com colegas de classe que podem virar parceiros.

Pontos fracos: podem ser demasiadamente abrangentes e generalistas, têm maior tempo de duração e podem custar mais.

2. Cursos de especialização

Ideais para quem já possui uma graduação na sua área de atuação, os cursos de especialização podem durar cerca de dois ou três anos.

Pontos fortes: focar nos conhecimentos que faltam para o empreendedor. Por exemplo, um estilista deseja abrir um e-commerce de roupas infantis. O conhecimento de moda ele já possui, graças à sua graduação em Design de Moda. Uma especialização lhe dará informações sobre gestão, por exemplo.

Pontos fracos: podem custar caro.

3. Cursos livres e oficinas

Cursos livres são aqueles cursos que não oferecem um diploma nem exigem um processo de aprovação, basta fazer a inscrição para participar.

Pontos fortes: podem ser mais baratos ou gratuitos.

Pontos fracos: podem ser mais básicos e agregar menos. Além disso, há muitas empresas que oferecem esse tipo de curso sem ter conhecimento para tal. É preciso pesquisar bastante e realizar o curso em locais sérios e confiáveis.

4. Cursos online

Os cursos online são uma ótima opção para quem vive em cidades que não possuem cursos na área e/ou para quem deseja flexibilidade de localização e de horário. É possível encontrar cursos de graduação, de especialização ou livres que são oferecidos em plataformas online.

Pontos fortes: podem ser mais baratos ou gratuitos. Além disso, você faz o seu horário de estudo e decide onde irá assistir às aulas. Para quem trabalha o dia todo, viaja muito ou deseja evitar deslocamento e trânsito é uma boa opção.

Pontos fracos: pode não ser tão fácil conhecer pessoas e ampliar o networking. Também é importante estar atento à credibilidade da instituição.

5. Sebrae

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas atua desde 1972 para estimular o empreendedorismo. A entidade possui cursos, consultorias e publicações para capacitar o empreendedor.

Pontos fortes: entidade confiável e de renome, possui cursos em diversas áreas, alguns gratuitos.

Estudar é muito importante para facilitar a trajetória do empreendedor. Ciente disso, a Loja Integrada desenvolve materiais educativos que podem agregar conhecimento. Sabemos que eles não substituem um curso de especialização para loja virtual, mas já são um bom primeiro passo na busca de informações.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0Share on LinkedIn0