🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
estoque ideal pra loja virtual

Qual é o estoque inicial ideal para um ecommerce?

Saiba mais sobre qual é o estoque inicial ideal para um ecommerce, quais os tipos de estoques e as suas vantagens.

A princípio, começar uma loja online é maravilhoso, entretanto, existem alguns pontos que merecem bastante atenção e que costumam gerar muitas dores de cabeça nos lojistas. Em suma, estamos falando do estoque inicial ideal para um ecommerce.

Frequentemente, ao comprarem suas mercadorias, lojistas dos mais variados ramos de atuação surgem com diversas dúvidas referentes a quantidade certa de produtos a serem adquiridos, onde guardar essas mercadorias, tipos de estoque e etc.

Desse modo, sabendo da dificuldade que é começar um ecommerce e dos desafios referentes à armazenagem dos produtos, resolvemos trazer esse texto para te ajudar a resolver esse problema e te explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

O que é um estoque?

Basicamente, o estoque é o espaço reservado pela sua empresa que tem como único propósito armazenar e estocar todos os produtos da sua loja. Dessa forma, é importante que esse ambiente esteja sempre organizado e muito bem estruturado, facilitando assim a busca pelas mercadorias no momento em que elas são vendidas.

Sob o mesmo ponto de vista, quando falamos em estoque inicial ideal para um ecommerce, é importante salientar que esse não é o único ponto a ser considerado. Isso porque, após a compra dos produtos, é necessário gerir esse estoque de maneira adequada, evitando assim que seus clientes se frustrem no futuro.

Em outras palavras, investimentos em novos equipamentos, estratégias de marketing ou promoções, certamente estarão fadados ao fracasso, se a estruturação e o gerenciamento do seu estoque não for realizado da forma correta.

Quanto se deve investir no estoque inicial ideal para um ecommerce?

De antemão, não existe um valor exato para se investir no estoque inicial ideal para um ecommerce. Na verdade, o que você precisa estar atento é com relação a procura por fornecedores que ofereçam preços mais acessíveis, capacidade de venda dos seus produtos e espaço para armazená-los.

Frequentemente, lojistas que estão dando os seus primeiros passos no mercado digital, acabam optando por não investir um valor muito alto de início, uma vez que não tem como prever qual será o nível de aceitação dos seus itens de venda por parte do público.

Na maior parte das vezes, tal atitude se mostra correta, considerando que leva tempo para entender a força de saída dos seus produtos, prever momentos de sazonalidades e mensurar a quantidade de mercadorias necessárias para cada época do ano.

Em síntese, fica claro que o entendimento com relação à quantidade mínima de estoque não vem de uma hora para outra. Assim, é preciso analisar o histórico de vendas e estar atento ao nível de procura pelos seus produtos, para que com o tempo você consiga ir moldando e aprimorando a forma como gerencia seu estoque.

Conheça 6 tipos de estoque e as suas vantagens

Confira a seguir os 8 tipos de estoque mais utilizados por empreendedores de lojas físicas e virtuais:

1. Estoque de proteção

De fato, esse é o modelo mais utilizado por lojistas seja qual for o setor. O estoque de proteção tem como objetivo entender a fundo a quantidade de pedidos para cada tipo de produto, e manter armazenado somente o necessário para determinada época do ano.

Por exemplo, vamos imaginar que a sua empresa venda o produto A e o produto B, ao passo que o produto B tem muito mais saída do que o A. Desse modo, a principal preocupação da sua loja vai ser em adquirir as mercadorias que tem mais saída, e deixar um estoque mais baixo para as que têm menos.

Por fim, a principal vantagem desse sistema de armazenagem é que ele impede que a sua loja fique sem mercadorias e não possa atender seus clientes adequadamente.

2. Estoque compartilhado

Na hora de definir o estoque inicial ideal para um ecommerce, aderir a um sistema de armazenamento compartilhado pode ser uma excelente opção para o seu negócio.

Em suma, ele funciona especialmente para lojistas que atuam tanto na internet como em espaços físicos, tendo como suas principais vantagens a otimização no momento da separação e envio dos produtos, bem como a redução de custos relacionados ao aluguel de um outro espaço, vez que tudo poderá ser realizado de um único lugar.

3. Estoque descentralizado

Aderir ao estoque descentralizado, significa que a sua empresa estará espalhando as suas mercadorias em diferentes regiões do país, ao invés de manter tudo alocado em um único estabelecimento.

Em outras palavras, a diversificação de espaços de armazenamento faz com que sua empresa se torne mais competitiva, pois, o valor de frete repassado para os seus clientes ficará mais baixo, assim como o tempo de entrega também será reduzido.

Todavia, é importante lembrar que em virtude do alto valor de investimento exigido para esse modelo de estocagem, talvez ele não seja a melhor opção para sua loja, caso o seu negócio seja recente.

4. Dropshipping

Aos lojistas que estão tendo dificuldades em montar um estoque inicial ideal para um ecommerce, o dropshipping se mostra uma excelente escolha para começar. Basicamente, nesse modelo o lojista não precisa se preocupar em armazenar os seus produtos, já que o pedido aos fornecedores só é realizado após a venda ser concluída.

A grande vantagem do dropshipping está tanto na variedade de produtos que poderão ser oferecidos pela sua loja, quanto na não necessidade de enviar o produto para o seu cliente, vez que esse procedimento fica por conta do próprio fornecedor.

Aperte o play e confira mais algumas dicas sobre estoque com Alê Moraes!

5. Terceirizado

Um modelo parecido com o que foi citado anteriormente e que também se mostra uma boa opção para estoque inicial ideal para um ecommerce, é o armazenamento terceirizado.

Alguma vez você já viu a seguinte frase: Pedido entregue por..? Se sim, saiba que isso acontece porque tanto o dono do ecommerce pode ser o responsável pelas operações de logística, quanto o próprio fornecedor.

Dessa forma, enquanto no dropshipping a logística fica totalmente por conta do fornecedor, nesse caso, tal procedimento pode ser dividido entre as duas partes. Por fim, terceirizar o estoque pode ser bastante vantajoso, já que, com essa modalidade, é possível investir menos dinheiro de início, reduzir custos de operação e, acima de tudo, evitar mercadorias paradas no estoque.

6. Estoque consignado

Por fim, temos o estoque consignado, outro modelo bastante requisitado por lojistas, em especial, utilizado por aqueles que não possuem muito capital e que não podem investir na aquisição de mercadorias.

O estoque consignado é quando o fornecedor disponibiliza os produtos para o ecommerce, ficando o lojista responsável por pagar somente o que for vendido. Dessa forma, tudo o que não tiver saída poderá ser devolvido sem a adição de custos adicionais.

Conforme mencionado acima, a grande vantagem é que você não precisa investir um valor alto em mercadorias ao utilizar esse modelo. Porém, é necessário ficar de olho nos preços que serão ofertados aos clientes, uma vez que você precisará levar em consideração os valores de repasse aos seus fornecedores.

Em conclusão, montar um estoque inicial ideal para um ecommerce pode parecer complicado no começo, entretanto, seguindo as dicas contidas nesse texto, seguramente, o caminho rumo ao sucesso da sua loja virtual será mais curto.

Continue com a leitura e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do marketing digital clicando aqui.