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Estratégia de branding: como posicionar uma marca

Você sabe qual é a importância de os gestores de e-commerce investirem em uma estratégia de branding?

O desenvolvimento do reconhecimento de marca para a loja virtual pode gerar resultados positivos. Trabalhar essa gestão envolve estratégias que tornam o negócio mais conhecido e desejado, tornando-o querido pelos consumidores.

Parece simples, mas esse processo demanda planejamento para a concepção das ações de marketing e uma constante mensuração de resultados.

Veja como a loja on-line pode se posicionar melhor no mercado para o sucesso nas vendas!

Branding: o que é?

Para entender o conceito de branding, propomos a seguinte reflexão: por que algumas lojas virtuais são mais adoradas e conhecidas que outras, mesmo quando possuem um portfólio de produtos parecido?

Quando isso ocorre, há um trabalho de gestão de marca, ou seja, uma estratégia de branding. O resultado é um melhor posicionamento do e-commerce no mercado, aumentando o retorno sobre os investimentos feitos.

A estratégia de branding contribui para transformar os consumidores em defensores da marca. Isso ocorre porque eles passam a se identificar com os valores e a história da loja virtual, criando um vínculo de fidelidade.

Trata-se de um poderoso diferencial competitivo para se destacar no segmento ou nicho de atuação, liberando o e-commerce daquela disputa constante por preço e prazo de entrega.  

Importante destacar que esse é um trabalho que deve ser feito desde cedo, mesmo que a loja on-line seja pequena. Assim, garante-se a oportunidade de causar uma boa primeira impressão entre os consumidores.

Por que seu cliente deve investir em uma estratégia de branding?

Uma boa estratégia de branding cumpre o objetivo de expandir o alcance positivo da marca. No dia a dia, isso é notado em marcas como Adidas, McDonald’s, Apple, Google, Netflix e NuBank. Todas conseguem se diferenciar da concorrência.

Em um mercado altamente competitivo, no qual o consumidor é impactado por diferentes possibilidades, ofertas e oportunidades, o diferencial do e-commerce contribui para uma decisão a favor.

No entanto, esse trabalho deve ser feito em paralelo à qualidade dos produtos e serviços oferecidos. De nada adiantará a estratégia de branding se os clientes têm uma experiência de compra negativa.

Outro ponto que merece destaque é a capacidade que a estratégia de branding tem de conquistar credibilidade, pois transmite mais segurança para o público. Também contribui para que as pessoas se identifiquem com a loja virtual.

Como iniciar a estratégia de branding?

Essa estratégia deve começar por uma reunião com a equipe que faz a gestão do e-commerce. Nela, é importante tentar responder os seguintes pontos:

  • Qual é a missão do negócio?
  • Os produtos ou serviços resolvem algum problema?
  • O que os clientes atuais pensam sobre a marca?
  • E os clientes potenciais? O que acham dela?
  • Como gostaria que ela fosse vista ou considerada?

O e-commerce também deve contar sua história, criando relações a partir de narrativas que deixam claro o que é o negócio, o que representa, o que defende e como se comunica com as pessoas.

Como havíamos dito no tópico anterior, a estratégia de branding não pode ser baseada em um falso discurso. Caso contrário, o público perceberá e o trabalho de construção e fortalecimento da credibilidade será afetado.

Faz-se necessário trabalhar ainda a identidade visual, incluindo logotipo, cores e tipografia, transmitindo as mensagens desejadas.

A Loja Integrada possui uma Loja de Temas, onde você poderá encontrar temas para diversos segmentos. Dessa forma, sua loja pode ter um layout bonito e que converse com a sua marca.

O reposicionamento de marca precisa englobar missão, valores, visão, linguagem, canais, conteúdo e slogan. Isso é válido tanto para o site quanto as redes sociais e demais canais de comunicação.

A experiência do cliente deve vir em primeiro lugar  

Ela começa muito antes da compra!

Considera-se experiência do cliente cada navegação que ele faz, inclusive o modo como ele encontra o e-commerce.

Esse contexto, que antecede o relacionamento final do usuário com os produtos e serviços, proporciona satisfação quando torna cada momento especial.

Se o consumidor está navegando na web pelo smartphone, a experiência será melhor caso o site esteja adaptado para esse tipo de dispositivo — permitindo um acesso rápido e fluido.

Somente uma boa estratégia de branding é capaz de posicionar o e-commerce no mercado e proporcionar sucesso para o negócio. Sendo assim, incentive esse planejamento entre seus clientes!

Conheça 5 elementos para aprimorar a experiência do cliente em sua loja on-line e descubra como a plataforma de e-commerce pode contribuir para sua estratégia de branding.

A Loja Integrada possui uma Loja de Serviços, onde você pode vender serviços de Estratégias de Branding, criação de logotipos, consultoria, entre outros. Caso queira fazer parte e vender seus serviços, cadastre-se em nosso programa de parcerias e comece já!

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