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Estratégias de cuponagem para dar um gás nas vendas

Estratégias de cuponagem para dar um gás nas vendas

Saiba tudo sobre as estratégias de cuponagem para sua loja virtual e coloque em prática agora

As estratégias de cuponagem podem ser uma ótima maneira de aumentar as vendas da sua loja virtual. Afinal, todo mundo gosta de uma “pechincha”, e é muito bom inserir um código de cupom ao finalizar a compra e ver que o valor total a ser pago foi reduzido.

É por isso que a busca e o uso de cupons só aumenta. E sua loja pode também aproveitar essa onda. Mas, como tudo que envolve seu negócio, é preciso um pouco de estudo e preparação para montar as estratégias de cuponagem certas.

Para te ajudar, a Loja Integrada preparou um guia rápido com tudo que você precisa saber para montar uma estratégia de cuponagem e dar um gás nas vendas. Basta continuar lendo o nosso post.

O que são estratégias de cuponagem? 

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Assim como o nome indica, as estratégias de cuponagem utilizam cupons eletrônicos que dão descontos para compras no ecommerce. 

Algumas marcas os chamam de códigos de cupom pois, no caso do mundo virtual, cada cupom possui um código que o consumidor deverá informar durante sua compra.

Cada código oferece condições de desconto diferentes. O comprador deve inserir as informações no espaço adequado para que o valor total da compra seja atualizado antes da realização do pagamento.

Os códigos de cupom podem ser usados ​​como parte de uma estratégia de marketing integrada. Eles permitem direcionar os consumidores ao seu site com o objetivo de resgatar uma boa oferta.

Por exemplo, um cupom impresso enviado junto com o produto comprado pode fornecer aos clientes um código exclusivo para a próxima compra. Eles, então, podem acessar seu site para resgatar a oferta real.

Este é apenas um exemplo. Existem várias formas de aplicar isso à sua loja — e vamos mostrar já já.

Independentemente do método escolhido, as estratégias de cuponagem dão a chance de avaliar com eficácia suas campanhas de marketing e o tráfego gerado para sua loja virtual. Mas este não é o único benefício que as estratégias de cuponagem trazem para o seu ecommerce…


6 principais benefícios em usar cupons em sua loja virtual

Aqui estão alguns motivos pelos quais você deve usar estratégias de cuponagem para sua loja online:

1. Melhora o tráfego da loja

Se as pessoas não vierem até sua loja, você terá prejuízos, pois não haverá compras. Portanto, um dos principais motivos para usar cupons digitais é gerar tráfego para o seu ecommerce.

Com um cupom em mãos, os consumidores estarão mais propensos a entrar em seu site para ver o que você tem a oferecer, mesmo que não precisem de nada no momento.

2. Aumenta o ticket médio

Os cupons digitais podem ser considerados um meio não apenas para inspirar conversões regulares, mas também para fazer vendas cruzadas e aumentar o ticket médio do seu carrinho.

Com os cupons, você pode definir um gasto mínimo necessário para que o código seja válido — o que com certeza fará você vender mais do que o esperado.

4. Incentiva a retenção de clientes

Quando falamos em manter relacionamentos com clientes, a retenção é crucial para aumentar o ciclo de vida de cada consumidor com sua marca.

Você pode incentivar a retenção de clientes usando cupons para trazer de volta aquelas pessoas que não visitam sua loja online há algum tempo.

5. Reduz a taxa de abandono do carrinho

A taxa média global de abandono de carrinho foi de 88,05% em 2020, de acordo com dados do Statista. 

As estratégias de cuponagem incentivam as pessoas a finalizar a compra dos produtos que estão em seus carrinhos. Você pode recuperar a atenção do cliente para o carrinho, notificando-o de que ele tem um cupom de desconto para reduzir o valor final.

6. Aumenta a fidelidade do cliente

A fidelização do cliente é um dos impulsionadores de sucesso no setor de comércio eletrônico de hoje. Além de garantir compras com certa frequência dos clientes fiéis, existe o consenso, no mundo do marketing, de que reter um cliente é mais barato do que conquistar um novo.

Os clientes fiéis escolhem você em vez de outras marcas, e os cupons de desconto são uma forma de recompensá-los por isso, inspirando-os a comprar outros produtos. Diga a eles que você reconhece seu valor usando cupons digitais.

Boas práticas com cupom de desconto: como aplicar a estratégias de cuponagem

Sim! Os cupons podem ser ótimos para as vendas da sua loja virtual. No entanto, para isso, é preciso que você siga algumas boas práticas na hora de criar sua estratégia de cuponagem. As principais são:

Conheça bem o seu negócio. Não basta apenas divulgar cupons sem planejamento — você precisa conhecer em detalhes quem são seus clientes e definir os públicos-alvo que deseja atingir;

Defina o modelo de cupom. Não meça esforços para pesquisar e entender qual tipo de cupom é mais relevante para o seu cliente. Defina se sua estratégia será pautada por um cupom sob um valor fixo, frete grátis ou valor percentual (falaremos mais sobre isso abaixo);

Defina os produtos de sua ação. Se a sua estratégia de cuponagem envolver produtos específicos do seu mix, reserve um tempo para avaliar os produtos que participarão da oferta — uma opção é disponibilizar cupons para produtos de baixa saída;

Determine as limitações. Todo cupom possui algum fator limitador, seja limite de uso por CPF, por região geográfica ou outro. O último passo, portanto, é entender qual será o fator limitante e garantir que as informações estejam bem claras na divulgação dos cupons; 

Divulgue seus cupons com eficiência. Seus cupons devem sempre ser divulgados em sua loja virtual e fora dela. Faça uma análise criteriosa dos canais e utilize os meios mais assertivos de acordo com o público-alvo que você definiu no primeiro passo. Alguns exemplos incluem banners em seu site, portais de cupom, redes sociais, influenciadores, cupom junto com o envio de produtos etc.

Quando utilizar estratégias de cuponagem?

Depois de aprender sobre como funcionam os cupons de desconto, você precisa entender quando pode usá-los para garantir os benefícios que falei antes.

Isso porque toda estratégia de cuponagem deve possui um objetivo principal como base. É esse objetivo que vai direcionar sua campanha e que permitirá medir o sucesso da estratégia no final — uma etapa essencial para você planejar as próximas, né?

Veja a seguir quando faz sentido utilizar estratégias de cuponagem:

1. Para celebrar datas especiais

A celebração de datas especiais é um ótimo momento. Dia dos namorados, dia das mães, dos pais, Natal ou qualquer outra celebração (inclusive, alguma específica da sua loja, como o aniversário da marca).

As estratégias de cuponagem são uma forma de incentivar os consumidores a escolher o seu ecommerce, especialmente quando querem encontrar o melhor presente para seus entes queridos ou para se destacar em meio a inúmeras ofertas da concorrência.

2. Para conquistar novos clientes

As estratégias de cuponagem são excelentes maneiras de dar as boas-vindas a novos clientes em sua marca.

Quando as pessoas visitam a sua loja virtual, fornecer um cupom digital de primeira compra para um desconto exclusivo ou frete grátis pode ser aquele empurrãozinho de que precisavam para ajudar na decisão. Cupons online para novos usuários costumam gerar conversões instantâneas.

3. Para apresentar um novo produto 

O anúncio de novas linhas de produtos precisa de um grande lançamento. Promovê-los com cupons de desconto aumenta o conhecimento do produto e ajuda a impulsionar as vendas.

Aqui, você também consegue colher o benefício extra do marketing boca a boca. Algumas lojas oferecem cupons limitados de 100% de desconto para produtos novos para que os consumidores possam experimentar o produto e divulgar suas opiniões sobre ele nas redes.

4. Para gerar fidelização e lealdade à marca

As estratégias de cuponagem possuem um alto apelo emocional. Os cupons geram simpatia nas pessoas pela sua marca — mesmo que elas nem utilizem o cupom no fim das contas.

Essa é uma ótima forma de gerar fidelização e lealdade. Além disso, clientes fiéis são mais propensos a retribuir o amor que sentem por uma marca, seja respondendo a pesquisas de satisfação ou divulgando sua loja para seu círculo de amigos.

5. Para se livrar de estoque estagnado

Embora as marcas não costumem divulgar explicitamente cupons para estoque estagnado, esse também é um motivo válido pra utilizar estratégias de cuponagem.

Você pode definir os descontos para determinados produtos que sairão do seu catálogo ou para aqueles cujas vendas estão baixas. Isso vai movimentar seu estoque e seus clientes podem comprar um item desejado por um ótimo preço. Vantagem para todos, hein?

6. Para incentivar compras em momentos de crise

Por último, é inegável o valor que os cupons possuem no coração das pessoas — especialmente em momentos de crise.

Não é à toa que, em 2008, durante a crise causada pela bolha imobiliária nos EUA, os cupons realmente cresceram naquele país.

Em 2016, durante o ápice da crise no Brasil, a busca por cupons cresceu dez vezes naquele ano, de acordo com dados do Cuponation publicados pelo E-commerce Brasil. Isso mostra que, em momentos de “vacas magras”, o consumidor quer comprar daqueles lugares que oferecerão as maiores economias.

Usar estratégias de cuponagem neste momento, portanto, é uma forma de atrai-los em direção à sua loja, e para longe da concorrência.

Então, se você já utiliza a plataforma da Loja Integrada, e quer colocar em prática estratégias de cuponagem, preparamos um passo a passo bem instrutivo pra você ver prática a o recurso de cupom da LI.

Mas, se você ainda não criou a sua loja virtual ou não é um lojista PRO, visite nossa página de planos e comece a tirar a sua ideia do papel. 

Vale destacar que o recurso de cupom de desconto está disponível a partir do plano PRO 2. Conquiste este e outros recursos sendo um lojista PRO hoje mesmo.