🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
estratégias de vídeo para ecommerce

10 estratégias de vídeos que você precisa implementar no seu ecommerce hoje

Criar estratégias de vídeos para ecommerce, é mais que necessário numa época em que a imagem é fundamental para despertar os interesses dos consumidores.

Você sabia que o consumo de vídeo para praticamente tudo está crescendo bastante nos últimos tempos? Pois é.

Cerca de um bilhão de horas de conteúdo são consumidas no YouTube todos os dias, atualmente. Nas demais redes, ainda não se tem dados sobre, mas dá pra imaginar que não é pouco não. E mais. O Google fez uma pesquisa e constatou que 64% dos consumidores disseram ser provável fazer uma compra após assistir um vídeo sobre um produto ou serviço.

É por isso que não dá pra deixar essa onda passar sem aproveitar.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Se o seu ecommerce ainda não tem estratégias de vídeo para divulgação ou conteúdo, a gente separou 10 dicas para você implementar para ontem. E não se preocupe. Mesmo que você não queira colocar a cara pra jogo, consegue fazer vídeos sem a necessidade de aparecer na frente das câmeras. Cola na gente que é sucesso

Mostre detalhes do seu produto

Mostre os seus produtos por dentro. Abra a embalagem, grave todos os ângulos possíveis, descreva as cores, texturas, peso médio, tudo. 

Mostre todos os detalhes do que é o seu produto, tin-tin-por-tin-tin. Esse tipo de vídeo se aplica a diversos nichos, como alimentação, roupas, calçados, decoração, utensílios domésticos, autopeças, tudo. 

Desse jeito você consegue mostrar com mais clareza o que está oferecendo.

Faça cases de sucesso com seus clientes

Essa técnica de vendas é mais eficiente que andar pra frente: depoimentos de clientes satisfeitos com o seu produto para atrair mais pessoas que sintam o mesmo. 

Sabe aquela clientela fidelizada, já? 

Faça um convite para te enviarem vídeos (e troque por um desconto na próxima compra, que tal?). Além de atrair outros clientes, pois pessoas confiam em pessoas, você pode usar esse material para compor um video promo da sua loja, mostrando que quem adquiriu está feliz da vida. Só precisa tomar um pouco de cuidado com direito de imagem. 

É interessante fazer um contrato simples pra evitar dor de cabeça no futuro. Mas fora isso, é só benefício, Vitrine melhor, não há.

Mostre outras funções, além do manual

Aqui você consegue pirar nas ideias e exercitar a criatividade. Mostre pro público alvo diferentes formas de usar o seu produto no dia a dia. 

Um exemplo disso foi a Tramontina com a campanha “Não existe regras pra fazer bonito”, que mostra pessoas usando os objetos em várias ocasiões, como uma piscina infantil virando uma banheira escalda pés ou um playground, ou um guarda-treco, sabe? 

Se o seu ecommerce for de artigos de natal, por exemplo, faça um vídeo sobre como reaproveitar as luzinhas, usando como luminárias ou varal de fotos para o quarto, ou iluminação indireta atrás da TV da sala deixando aquele ar aconchegante, hein? 

Mostre mais utilidades do seu produto, bora lá.

https://www.youtube.com/watch?v=Rtt449guuqw

Principalmente se você faz trabalhos manuais, como artesanato, confecção de acessórios ou costura, é bacanérrimo mostrar o processo criativo e de produção das suas peças, até chegar no resultado final. 

Você pode fazer vídeo com foto ou com supervelocidade pra não ficar imenso. 

Caso não seja um ecommerce com produtos manuais, vale apostar em pequenos vídeos com os bastidores, selando a embalagem ou percorrendo o caminho até a casa do cliente, por exemplo.

Conte a história da sua marca

As pessoas que compram de você conhecem a história da sua marca? 

Poxa, se não, tá na hora de encarnar o próprio Manuel Carlos e escrever um roteiro sobre como tudo começou e como seu ecommerce chegou até aqui. 

Não precisa aparecer, se não quiser. Você pode narrar enquanto as fotos do seu arquivo atuam no papel principal. 

Contar a história deixa a sua marca mais humana e aproxima as pessoas de você. Fale com emoção sobre os altos e baixos, alegrias e dificuldades, mas não minta. 

A mentira tem perna curta e, além disso, não garante que comprem o seu produto.

Apresente seu time

Abra alas para a sua equipe brilhar! Mostre quem são as pessoas reais por trás da telinha. Convide seu time para gravar um dia a dia real no estoque, no escritório, na copa, na loja física, enfim… Se todo mundo topar, faça um vídeo onde as pessoas demonstrem um pouco do dia a dia do ambiente.

Essa pegada de material também tende a humanizar a sua marca. Mas atenção, hein? Avise todo mundo com antecedência pra não pegar ninguém com calças curtas e dar tempo de quem quiser, dar um tapa no visual. 

Prévias

Grave o lançamento do mês e jogue pra sua audiência, como quem não quer nada. Também é legal lançar alguns spoilers antes de revelar a novidade.

Num ecommerce de roupas, por exemplo, vai colocando pequenos vídeos com alguns detalhes em preto e branco nos stories com uma enquete do tipo “qual cor você acha que esse vestido é?” ou “amanhã a gente vai mostrar essa peça que pode ser a mais bonita que já passou por aqui até hoje”.

Desse jeito você gera desejo e mantém o público na expectativa.

Tira dúvidas

Sabe aquelas dúvidas frequentes que seu time de suporte recebe no chat? Você pode reunir todas e responder em vídeo.

Além de evitar novas perguntas no mesmo sentido, dá pra quebrar as objeções da sua clientela em potencial, né? Fique de olho nas questões que mais aparecem por aí e publique o be-a-bá nas redes sociais e na página da sua loja.

Tutorial

Apesar de outras formas de usar o produto ter o seu valor, mostrar como usar da maneira padrão também é interessante.

Faça um mini curso sobre o jeito certo de usar o que você vende. Uma peça de carro, por exemplo, dificilmente vai ter outra função além da qual foi feita pra fazer, certo? Mesmo assim, você pode pedir para um mecânico de sua confiança gravar como é feita a instalação, dicas de manutenção preventiva, dicas de limpeza, etc.

Quem sabe faz ao vivo

Todas as redes sociais hoje têm como recurso as lives. É uma opção show de bola pra atrair atenção do público por vários motivos.

No Instagram, a notificação fica lá, mesmo quando o assunto já acabou. Isso deixa um lembrete no celular do seu cliente por horas seguidas. A live também é ótima para conversar com o público que interage com perguntas e comentários.

Você pode fazer um roteiro sobre alguma novidade ou mostrar os bastidores, ou até usar uma das dicas dessa lista aqui, só que sem edição: no ao vivo mesmo.

Mesmo que você não tenha experiência com edição, existem plataformas que oferecem ferramentas simples, suficientes para colocar a mão na massa e criar vídeos profissionais, como a InVideo

Esse editor oferece inclusive layouts prontos, que podem inspirar suas criações e trazer um conteúdo de qualidade para sua loja. Então, sem delongas. Luz, câmera e ação, viu?

Se quiser continuar lendo mais dicas para o seu ecommerce, separamos uns conteúdos perfeitos pra você:

💡 A importância dos anúncios em vídeo para seu ecommerce

💡 5 estratégias criativas de marketing para impactar

💡 Como editar fotos para ecommerce e encantar seus clientes