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logística

O que é importante para um ecommerce de sucesso?

O universo online é um local de empreendedorismo para muitas pessoas. Também é sinônimo de desafios e aprendizados, já que é um vasto campo com muitos concorrentes. Para se destacar, é preciso apostar em estratégias de organização do negócio, táticas de venda, controlar o estoque e principalmente o fluxo logístico, sempre pensando na experiência do cliente.

Lembre-se que o relacionamento com o cliente é um dos pilares mais fortes do seu negócio. Confira algumas das principais estratégias para o seu ecommerce ser um sucesso em vendas e fidelização de clientes:

Organização da operação

O principal pilar é sempre a organização interna que reflete no negócio de forma externa. A estrutura e os processos diários do negócio ditam o fluxo de trabalho e tornam seu trabalho mais ou menos produtivo.  Para o ecommerce essa é uma regra fundamental, já que toda a operação está interligada.

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A dica número um é dispor de um sistema de gestão ERP, que mantém seus cadastros atualizados, e acompanha as vendas, as entradas e saídas do caixa e o controle de estoque de forma automatizada. O trabalho torna-se mais fluido e a tomada de decisão passa a ser mais assertiva.

Integrar para vender mais

Quando se pensa em vendas online, é importante associar sua loja virtual a canais de venda como  marketplaces, por ser uma estratégia recomendada para os negócios que visam ter maior acesso e audiência, e consequentemente, conversão em vendas.

Quanto maior for o acesso ao mercado, maior será o relacionamento com os clientes e as chances de apresentar valores, vantagens e atributos relevantes do seu produto ou serviço. Quando os canais de venda estão integrados via ERP, a gestão das operações passa a ser mais efetiva e com menor chances de erros. É uma forma interessante de escalonar as vendas sem precisar ampliar a equipe de trabalho. 

Comunicação

Criar uma relação multicanal entre a loja física, os marketplaces e as redes sociais é importante para integrar o mundo digital e conectar seu cliente a sua loja.

Principalmente quando falamos no consumidor atual, que compartilhar da mesma informação em todos os canais de venda, é importante eliminar barreiras e cria-se uma linguagem omnichannel. É importante unificar a comunicação dos canais de venda e interligar a experiência do usuário para tornar a loja uma referência de compra para o cliente.

O consumidor de ecommerce tem por característica pesquisar muito antes de efetuar a compra e por esta  autonomia na busca precisa de boa comunicação para que este cliente se sinta seguro com a decisão de compra. 

Reputação é muito importante

Na internet, os hábitos de consumo são ditados pelos próprios consumidores, que através de compras e avaliações também fazem a reputação da loja virtual ser mais ou menos relevante.

Os canais de venda (marketplaces) também estão sempre disputando vendas e a reputação dos lojistas é muito importante para o cliente que busca, cada vez mais, comodidade, qualidade e agilidade no processo de compra. O preço não é mais o único fator determinante, mas também, as condições de pagamento e o frete, por exemplo.

O relacionamento com o cliente virtual permite que a loja se diferencie dos concorrentes, por isso uma ótima dica é dispor de ferramentas que permitam ao cliente fornecer feedback à sua marca.

Logística integrada

Como última estratégia imprescindível para um ecommerce, a logística integrada aparece na lista pois é parte fundamental da experiência de compra.

A logística inicia desde a e cotação de serviços da transportadora, organização dos pedidos na empresa até o acompanhamento de entrega do produto ao cliente. Tudo deve ser pensado para automatizar os procedimentos e fornecer mais praticidade para a parte da logística. Isso é importante pois melhora a administração do fluxo logístico dentro da empresa, visando a eficiência e atendendo a todos os clientes.

O consumidor não compra mais o produto apenas pelo preço, mas também o prazo de entrega passou a ser fator fundamental na decisão de compra. Portanto, a integração logística é um passo importante para que a operação seja realizada com eficiência e agilidade.  

ERP para ecommerce

Empreender pela internet, através do ecommerce, é desafiador mas também um caminho cheio de possibilidades. Com uma ferramenta que facilita a jornada como um sistema de gestão ERP, o empreendedor está munido de integração importantes e facilidades nos processos diárias bastante consideráveis.

A loja virtual passa a ser uma experiência interessante para quem compra e as vendas ocorrem de maneira natural e sem obstáculos organizacionais. Já conhece o Bling? Ele é responsável por integrar os setores, automatizar os processos e desburocratizar os trabalhos.

Entre as vantagens estão também a visão mais abrangente do negócio e a economia em contratação de mão de obra, pois a automatização de alguns processos torna o trabalho mais rápido e exige menos pessoas.

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