Blog da Loja Integrada

Expectativas para a Black Friday 2018: prepare-se!

Faltam 35 dias para a Black Friday 2018! Uma das datas mais importantes para os lojistas se aproxima e traz ótimas oportunidades para os consumidores. Além disso, todos os comerciantes esperam que a data traga um volume maior de vendas e também mais visitas para a sua loja online. Para se planejar para a Black Friday, a dica é preparar a loja e ficar de olho nas projeções do mercado para a data. Por isso, no post de hoje, trouxemos alguns dados do IAB Brasil. Confira!

Confira as expectativas para a Black Friday 2018

Os dados e informações usados como base para este post têm como fonte o material Dados Comentados: Black Friday 2018 do IAB Brasil.

O que é o IAB Brasil?

Fundado no Brasil em 1998, o Interactive Advertising Bureau (IAB) é uma associação que integra uma rede internacional e que tem como objetivo orientar o mercado de publicidade, estabelecer normas e boas práticas para o exercício da mídia interativa, desenvolver encontros com profissionais da área além de divulgar pesquisas e estudos sobre temas relevantes ao mercado.

O que é a Série Dados Comentados?

A Série Dados Comentados é um conjunto de estudos lançados pelo IAB Brasil para reunir e analisar informações sobre o mercado digital em diferentes períodos sazonais.

Os consumidores pretendem comprar na Black Friday 2018?

Pelo que indica a Pesquisa OLX Netquest de agosto de 2018, os consumidores pretendem, sim, comprar durante a data. Destes, 52% já estão planejando os itens que pretendem comprar e 48% desejam aguardar a chegada da data para analisar os preços e realizar compras de oportunidade. De uma forma ou de outra, esses dados mostram uma tendência forte de que a Black Friday seja um sucesso este ano também, trazendo ainda mais faturamento para o e-commerce do que no ano passado: R$ 2,1 bilhões, segundo dados do eBit.

Por que os consumidores pretendem comprar na Black Friday 2018?

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, OLX Netquest, os três maiores motivadores de compra na Black Friday 2018 são: preço bem abaixo do normal, frete barato e confiança no site ou aplicativo que oferece a oferta. Por isso, não deixe de conferir se a sua estratégia de Black Friday 2018 contempla estes três itens.

Os consumidores buscarão a Internet para comprar na Black Friday 2018?

É bastante provável. Esta tendência está bem explícita numa pesquisa do eMarketer que compõe o estudo Dados Comentados do IAB. Em 2017, 80% dos respondentes afirmaram que pretendiam pesquisar e fazer suas compras da Black Friday no ambiente digital — revelando um aumento da taxa quando comparada com 2016, que era de 73%.

Essa porcentagem contrasta muito com o público que pretendia pesquisar e fazer as compras da Black Friday no ambiente offline: 4% em 2017 e 5% em 2016!

Ou seja, há uma boa expectativa de que seu e-commerce tenha sucesso na Black Friday 2018.

Como divulgar a sua Black Friday 2018 para os consumidores?

De acordo com a mesma pesquisa citada acima, Google AdWords e Google Search trouxeram a maior quantidade de tráfego para os lojistas na Black Friday de 2017. 29,8% e 17%, respectivamente, trazendo uma indicação interessante de meios de divulgação que podem ser usados para a sua campanha.

Em síntese, a expectativa é boa, no entanto, certamente a sua loja não é a única a lutar pela atenção dos consumidores e, por isso, é interessante se planejar bem para se destacar. Nossa dica é ficar de olho na Série Esquenta Black Friday da Loja Integrada, que você vê no storie do Instagram, nos nossos posts toda sexta feira até a Blackfriday e em e-books sobre o tema que preparamos especialmente para você. Confira:

[Série Black Friday] – 5 dicas para alcançar mais vendas nas redes sociais

[Série Black Friday] – 8 erros para Evitar

[e-book] Como aumentar seus lucros na Black Friday

[e-book] Como preparar sua loja virtual para a Black Friday

Boa Black Friday! E não deixe de compartilhar sua opinião conosco nos comentários!

Leia mais

Artigo anterior

8 erros da Black Friday para evitar!

Leia mais

Próximo artigo

Pacotão de Vantagens Black Friday 2018

Deixe seu comentário