Se você quer criar uma loja online ou já vende pela internet, escolher o método de envio é uma etapa muito importante. Isso porque essa escolha interfere tanto na definição de custos, como em aspectos logísticos do negócio. E pra ter uma loja virtual com entrega para todo Brasil e com valores de fretes mais baratos, ter um contrato com os Correios pode ser uma ótima escolha.

Além dos Correios entregarem em todo o país e proporcionar valores de frete competitivo, também oferecem facilidades como a coleta programada, ingresso no SIGEP WEB e a logística reversa (vamos conversar sobre isso mais para frente).

Então, pra te ajudar a entender ainda mais sobre os métodos de envio da estatal e saber como fazer o contrato com os Correios para o seu ecommerce, preparamos um conteúdo super objetivo e prático. Bora?

Como funciona um contrato com os Correios?

O contrato com os Correios é um acordo assinado entre um negócio e a estatal. A partir desta prestação de serviços, a empresa passa a ter acesso a tarifas de frete mais baratas, ferramentas de gestão e vários outros benefícios.

Quando falamos sobre ecommerce, em sua maioria, o contrato com os Correios é firmado por lojas virtuais que já vendem e enviam produtos com regularidade. É necessário que sejam enviados pelo menos 30 pedidos por mês.

Assim, como a maioria dos métodos de envio, para utilizar os Correios, antes, você precisa fazer a cotação. Para isso, é preciso fornecer as algumas informações:

  • CEP dos endereços de origem e envio;
  • Peso do produto + embalagem;
  • Medidas da embalagem (altura, largura e comprimento).

Depois dessa etapa, a calculadora de fretes dos Correios irá definir um valor e um prazo para cada entrega. Então, chega o momento de fazer a postagem em uma agência (própria ou franqueada) ou por meio da coleta de pacotes no seu endereço. Essas diferenças de postagem variam de acordo com a modalidade e o serviço que você contratar.

Vantagens em utilizar os Correios no seu ecommerce

Como a gente viu logo no início, existem algumas vantagens em utilizar esse método de envio em sua loja virtual. Por meio do contrato com os Correios você pode contar com alguns benefícios, como:

  • Tarifas reduzidas em até 12%;
  • Pagamento mensal;
  • Acesso ao SIGEP WEB (sistema de gestão de frete próprio dos Correios);
  • Logística reversa (para trocas e/ou devoluções de produtos);
  • Postagens em agências próprias e franqueadas;
  • Coleta dos pacotes no seu endereço.

A coleta programada dos Correios é contratada à parte e você precisa seguir alguns pré-requisitos, como faturamento mínimo. Além disso, possui algumas áreas específicas de atuação. Na página de logística para e-commerce dos Correios você pode ver mais detalhes sobre esse benefício. 

Quanto custa o contrato com os Correios?

Antes de chegarmos ao passo a passo, é importante falarmos sobre valores. Afinal, poder proporcionar aos clientes baixos valores de fretes é uma estratégia super importante para o comércio eletrônico de um modo geral. 

Então, pra ter um contrato com os Correios no ecommerce é necessário analisar sua média de volume de vendas, pois existe um valor mínimo para a contratação de cada serviço.

Atualmente as tarifas são*:

  • PAC: R$ 127,40;
  • SEDEX: R$ 123,43;
  • e-SEDEX: R $1.142,11.

Ou seja, se o seu ecommerce atingir os valores mínimos com frete em vendas, você vai poder fazer a contratação do serviço. Vale ressaltar que quando o valor mínimo utilizado não é atingido no mês, a empresa é quem arca com a diferença.

*Os valores trabalhados pelos Correios podem sofrer alterações. Consulte a estatal antes de fechar o seu contrato.

Passo a passo para fazer um contrato com os Correios

Agora que já vimos como funciona, as vantagens em ter um contrato com os Correios e os valores, vamos direto ao ponto! Existem duas formas de realizar esse acordo, de forma online ou presencial. Confira os detalhes de cada uma delas: 

Contrato com os Correios online

1 – Cadastre-se no IdCorreios;

2 – Escolha os serviços e leia os termos de adesão;

3 – Assine o contrato com o seu certificado digital;

4 – Receba gratuitamente o seu cartão Correios Fácil e comece a utilizar os serviços do contrato.

Contrato com os Correios presencial

1 – Procure a agência dos Correios mais próxima;

2 – Dirija-se a ela munido dos documentos necessários — para consultá-los, acesse a checklist dos Correios.

Se você tiver mais dúvidas, acesse a página de soluções dos Correios ou ligue para 3003 0800 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 200 0800 (demais localidades).

Quem possui um ecommerce na Loja Integrada tem disponível vários recursos que facilitam o dia a dia do negócio. Entre eles, está a possibilidade de usar todas as condições comerciais do contrato com os Correios apenas informando código adm e senha. Bom, né?! 


administrator

Comunicóloga, especialista em marketing digital, que descobriu no ecommerce um mundo a ser explorado!

68 Comments

  • Termoprática - Produtos Práticos, 23 de agosto de 2013 @ 8:20 pm Reply

    Como posso fazer este contrato para minha loja: http://www.termopratica.com.br
    obrigado!

    • lojaintegrada, 26 de agosto de 2013 @ 4:09 pm Reply

      Olá!

      Você deve procurar uma agência física dos Correios, pode ser a mais próxima ou a de sua preferência. Será feito um contrato seu com esta agência. Lá, eles vão te informar todos os documentos necessários e o valor da cota mínima que deverá ser paga para a firmação deste contrato.

      Esperamos ter ajudado! Agradecemos o contato!

    • fernandafreeman@hotmail.com, 20 de agosto de 2016 @ 11:53 pm Reply

      Olá voce ja conseguiu resolver seu problema ???

  • siomara, 28 de agosto de 2013 @ 5:39 pm Reply

    gostaria de saber como posso contactar as transportadoras, pois boa parte de meus produtos são móveis.
    Att.

  • LOURDES, 27 de novembro de 2013 @ 7:16 pm Reply

    Já entreguei toda a documentação exigida pelos correios duas vezes, em uma agência aqui no centro de Guarulhos. A primeira entrega foi em outubro de 2012 e solicitaram que eu aguardasse contato. Este ano, por volta do mês de junho entrei em contato novamente e solicitaram toda a documentação mais uma vez. Na semana de 15 de novembro fui até a agência para saber sobre o contrato pois há alguns meses, o que consegui dos correios foi faturar minhas postagens e claro, estou pagando além da taxa normal. Me ofereceram então outra forma de contrato e após esperar mais 10 dias, hoje, 27 de novembro, informaram que minhas postagens não atinge o valor mínimo exigido para esta modalidade de contrato. Resumindo, o correio nada faz pelo pequeno empresário que possui empresa aberta, documentação ok e tem interesse nesta parceria. Para mim, está parecendo uma grande mentira!!!!

  • Eduardo Teixeira, 2 de dezembro de 2013 @ 1:14 pm Reply

    Gostaria de saber se poderiam me encaminhar uma relação de empresas que já estabeleceram contrato para prestação deste serviço com os correios . Apenas os nomes , poderia ser?

    Obrigado

    Abs,

  • José Clemente, 23 de janeiro de 2014 @ 3:45 pm Reply

    Para contrato com os correios, eu sou obrigado a enviar as mercadorias com nota fiscal? pois sou ME e para pessoas física não sou obrigado a emitir nota fiscal.

  • JOSE FRANCISCO, 23 de abril de 2014 @ 8:06 pm Reply

    como eu faço para contratar os serviço dos correios?

  • raniery, 20 de maio de 2014 @ 12:01 am Reply

    gostaria de saber se uma pessoa física pode abrir uma loja virtual?

  • Vandilson Lima, 21 de setembro de 2014 @ 5:43 pm Reply

    Seria uma ótima opção ter uma ferramenta para gerar as etiquetas de postagem também.

    http://www.blitzart.com.br

  • Tania, 22 de setembro de 2014 @ 6:52 pm Reply

    Boa tarde!
    Nós já temos uma loja virtual com produtos da floresta amazônica (www.frutosdaamazonia.com.br). Gostaríamos de saber se podemos utilizar um outro domínio na Loja Integrada.
    Abraços!

  • Thais, 22 de setembro de 2014 @ 9:36 pm Reply

    Ola!
    Tenho uma duvida e preciso muito da Ajuda de vcs, estou abrindo uma lojinha virtual no Faceleme (Facebook) e gostaria de deixar como frete gratis, porem preciso saber quanto vou pagar pelos envios pois cada um sera em uma cidade diferente então preciso ter uma noção de quanto vou gastar, vendo roupas;

    No Aguardo…

    • lojaintegrada, 7 de novembro de 2014 @ 8:27 pm Reply

      Olá, Thais. Você pode tirar essa dúvida entrando em contato diretamente com os Correios. 😉

  • patricia, 16 de fevereiro de 2015 @ 2:28 am Reply

    boa noite! gostaria de ter um trato com a sedex.

    • lojaintegrada, 5 de março de 2015 @ 6:51 pm Reply

      Olá, Patrícia. Para isso você deve entrar em contato com os correios e ver o contrato que mais se adéqua ao seu e-commerce.

  • Luiz Fraga, 5 de março de 2015 @ 6:17 pm Reply

    Por que existe uma área de comentários nesse blog, se toda e qualquer dúvida dos leitores, é pedido que entre em contato com o suporte através do email suporte@lojaintegrada.com.br. Conclusão, perde-se tempo colocando uma mensagem padrão, ao invés de responder a dúvida e deprecia a área de comentários, além do que perde a oportunidade de responder numa única mensagem a dúvida de muitos e ainda, na minha opinião, perde também credibilidade, por não oferecer transparência na resolução das dúvidas. Seria menos pior simplesmente não responder e deixar em aberto as dúvidas entre leitores que ficar poluindo a área com mensagens “copie e cole” que não agregam valor algum ao blog.

    • lojaintegrada, 12 de março de 2015 @ 9:32 am Reply

      Olá, Luiz. Reconhecemos que a comunicação através do nosso blog ainda não está 100%. Levaremos a sua opinião em consideração e prometemos melhorar nosso contato dentro desta plataforma. Sua opinião e satisfação é muito importante para nós. 😉

  • Luiz Arisi, 3 de abril de 2015 @ 3:19 pm Reply

    Também acho que as perguntas deveriam ser respondidas AQUI, pois isto ajudaria a todos, e não somente a quem perguntou. Afinal para que serve este blog? conseguir clientes para sua área de suporte? Esta forma de agir, copiando e colando texto não combina com um blog e criação de conteúdo, e realmente abala a credibilidade da loja integrada.

    • lojaintegrada, 6 de abril de 2015 @ 3:06 pm Reply

      Olá, Luiz. Já aderimos a sugestão e estamos fazendo de tudo para melhorar nossa comunicação com vocês através do nosso blog. Infelizmente, há casos que só podem ser resolvidos diretamente com a abertura de chamado através do suporte. Mas estamos prontos para ajudar e tirar todas as dúvidas que forem possíveis. 🙂

    • Luciano Alves, 21 de agosto de 2016 @ 1:34 am Reply

      Olá ja conseguiu resolver suas duvidas

  • Joama Queiroga, 4 de abril de 2015 @ 2:15 pm Reply

    Olá boa tarde.
    Eu sou um micro empreendedor individual.
    Minha dúvida é! Se esse contrato ja possui o seguro do pacote enviado ou e pago separado?
    Eu vendo produtos em atacado na Internet, mas não tenho loja virtual. Eu posso mim cadastra assim mesmo?
    E onde posso fazer o contrato?

    • lojaintegrada, 6 de abril de 2015 @ 3:31 pm Reply

      Olá, Joama! O seguro dos correios é contratado a parte.
      Qualquer empresa pode ter um contrato com os Correios. Você pode ir em qualquer agência dos Correios e pedir maiores informações com o gerente da unidade. Boa sorte! 😉

    • fernandafreeman@hotmail.com, 20 de agosto de 2016 @ 11:47 pm Reply

      Tenho como te ajudar voce pode me mandar um email que te explico tudo.
      Luciano Alves

  • Eddie, 21 de julho de 2015 @ 12:40 pm Reply

    Muito bom, não foi facio encontras tantas informacoes sobre esse assunto! Parabéns.

    Att;

    Eddie

  • Certinfo, 10 de agosto de 2015 @ 11:47 pm Reply

    Contrato são muito bons, mas loja integrada poderia conseguir isenção de cota minima para conseguir contratos melhores.
    Sugestão http://www.certificainfo.com.br

  • janice, 14 de setembro de 2015 @ 8:23 pm Reply

    este post ajuda um pouco a nós pequenos lojistas e iniciantes, porque esclarece sobre envio de mercadorias,pra mim ajudou bastante, estou começando agora, e toda a minha familia está insistindo pra que eu desista, dizem que é muito dificil, e que eu nao tenho perfil. mas, a minha decisao é persistir e consegui realizar o meu sonho.

  • Monique, 30 de setembro de 2015 @ 6:18 pm Reply

    Olá, acabei de criar a loja online no site de vocês e estou ativando as formas de envio. Já tenho contrato com os correios mas na hora de configurar vocês pdem uma senha de acesso que não sei qual é! Não deu certo meu cnpj, como está sugerido!
    Com quem posso falar>

    Obrigada!

    • Loja Integrada, 1 de outubro de 2015 @ 11:21 pm Reply

      Olá, Monique! Consulte seu gerente nos Correios, ele vai poder informar qual a senha correta do seu contrato. #BoraVender

  • Luciane, 8 de novembro de 2015 @ 5:44 pm Reply

    Vocês já tem integração com o Mercado Pago… Ouvi dizer que também tem com o Mercado Envios, mas não estou achando essa opção na configuração de Envios… Tem algum problema ou estará no ar logo essa parceria? O frete sai muito mai em conta, e vai ajudar muito mais em nossas vendas! Obrigada.

    • Loja Integrada, 8 de novembro de 2015 @ 10:29 pm Reply

      Olá, Luciane! Isso mesmo, já temos o Mercado Pago Transparente e o tradicional. Sobre o Mercado Envios, ainda não está integrado na plataforma. Gostamos muito da ideia de baratear o frete, portanto, consideramos sim essa integração.

  • Ramon, 10 de dezembro de 2015 @ 4:15 am Reply

    Dizer que os correios são uma “boa opção” é meio cínico até. Os Correios são a ÚNICA opção para 90% dos lojistas. É um monopólio que causa efeitos dramáticos até…. Ficamos presos nesse serviço cheio de falhas, sempre feito com chances de muitas falhas…

  • ricardo, 14 de dezembro de 2015 @ 7:48 pm Reply

    olá,
    os planos profissionais tem essa opção de correios pronta, sem essa burocracia toda ou é a mesma coisa do grátis ?

    • Loja Integrada, 16 de dezembro de 2015 @ 8:19 am Reply

      Olá! Todos os planos da Loja Integrada já tem os Correios integrados. A diferença vai ser você ter ou não contrato nos correios. Se tiver, vai adicionar os dados do contrato, se não tiver não tem problema, é só não preencher nada.

  • Marcos Antonio de Andrade, 14 de janeiro de 2016 @ 2:17 pm Reply

    Boa tarde

    Caso utilize o checkout transparente do Mercado livre na Loja Integrada eu consigo enviar minhas mercadorias pelo mercado envios?

    • Loja Integrada, 21 de janeiro de 2016 @ 8:07 pm Reply

      Olá, Marcos! Ainda não estamos integrados com o Mercado Envios! Na Loja Integrada você tem todas as opções dos Correios (Sedex, e-Sedex, PAC), e ainda motoboy, transportadores, retirar pessoalmente, etc.

      • Carlos Alonso Abad Galecio, 2 de março de 2017 @ 4:56 pm Reply

        boa tarde eu acabei de adquirir um plano com a loja integrada, para usar os correios tenho que ter um contrato com eles? como faço para obter um contrato com os correios?

        • Loja Integrada, 13 de março de 2017 @ 3:29 pm Reply

          Oi Carlos! Exatamente. Dá uma olhada no link que há no final do texto do blog, tem uma tabela de preços.

  • Jonas Carvalho de Araujo, 19 de abril de 2016 @ 10:48 pm Reply

    Olá, boa noite!

    Vendo produtos mais pesados (caixotes de madeira de feira, por exemplo) que pesam 2,8Kg e tem 60x30x30 de tamanho, aproximadamente.

    Muitas vezes as pessoas compram 10 unidades, o que ultrapassa demais o que sei que o Correios aceita.

    Qual sugestão que vocês me dão? Sou muito novo no e-commerce, estou perdido haha

    Um grande abraço.
    Sucesso.

    • Loja Integrada, 4 de maio de 2016 @ 7:28 pm Reply

      Olá, Jonas!
      Você pode utilizar o serviço das transportadoras para as encomendas que os Correios não transportam 😉

  • Adria Cristina de Souza santos, 13 de julho de 2016 @ 8:57 pm Reply

    Eu

  • aparecido jose morelato, 20 de julho de 2016 @ 10:00 am Reply

    Sempre usei os Correios desde muitos anos atrais e uma melhor maneira de enviar correspondencias encomendas para todo brasil.

    • sanduul, 20 de julho de 2017 @ 8:40 am Reply

      é a unica que existe ne…..

  • Franciele dos Santos haluch, 28 de julho de 2016 @ 3:04 pm Reply

    Boa tarde
    Eu não tenho loja virtual mas posso fazer esta parceria ?

    • Loja Integrada, 28 de julho de 2016 @ 3:40 pm Reply

      Olá! Pode sim! Procure uma agência dos Correios mais próxima.

    • fernandafreeman@hotmail.com, 20 de agosto de 2016 @ 11:49 pm Reply

      Olá voce ja conseguiu resolver sua duvida

    • fernandafreeman@hotmail.com, 20 de agosto de 2016 @ 11:54 pm Reply

      Olá ja conseguiu resolver sua duvida ?

  • Vivian Regina, 16 de dezembro de 2016 @ 9:23 am Reply

    Bom dia quero saber se o contrato com correios é só para pessoa jurídica?
    No meu caso quero começar uma loja virtual como pessoa física existe limites para o contrato??
    Aguardo resposta.

    • Loja Integrada, 20 de dezembro de 2016 @ 5:04 pm Reply

      Oi Vivian! Você pode criar a sua loja com o seu CPF.

  • LojaAbc Comercial, 13 de abril de 2017 @ 11:15 am Reply

    bom dia

    tento cadastrar meu contrato ele me informa que o serviço esta indisponivel para o codigo administrativo o que esta acontecendo

  • Miro Vasconcelos, 24 de abril de 2017 @ 9:46 am Reply

    bom dia.
    pessoa física pode fazer contrato com os correios?

    • Loja Integrada, 2 de maio de 2017 @ 4:56 pm Reply

      Oi Miro! Não é possível pessoa física ter contrato com os Correios.

  • Miro Vasconcelos, 24 de abril de 2017 @ 9:47 am Reply

    se tenho uma loja como pessoa física, como fazer os envios das mercadorias via sedex?

  • Mandinha E Junim Falleiros, 13 de junho de 2017 @ 1:15 pm Reply

    Oi Loja Integrada, porque na minha loja, quando o cliente coloca o frete aparece que ‘não tem formas de envio para esse endereço’ ou só aparece para ‘pegar com o direto com vendedor’…? Já configurei os correios e etc, mas não consegui… Me ajuda? Abraço!! gersio@outlook.com

  • Tatiana Barreto, 25 de julho de 2017 @ 2:33 pm Reply

    Estou começando a usar a Loja Integrada e estou analisando sobre essa parte do envio pelos Correios. A LI tem algum convenio com os Correios através de algum dos pacotes?

    • Loja Integrada, 28 de julho de 2017 @ 4:28 pm Reply

      Não, Tatiana.
      A Loja Integrada apenas calcula o frete através da API dos Correios. O envio fica com o lojista.

  • Andresito Gng, 20 de setembro de 2017 @ 9:09 pm Reply

    Boa Noite, a única forma dos correios com o SEDEX e PAC funcionarem como opção de transporte para a Lojaintegrada é tendo contrato com os correios?

    Nao dá apenas para estipular um valor e eu pagar cada vez que faço um envio diretamente nos correios e conseguir finalizar a venda? Já que ativei o SEDEX E PAC mas nao coloquei contrato algum e a Loja continua dando erro como nenhuma opçao de transporte.

    Muito obrigado

    • Loja Integrada, 22 de setembro de 2017 @ 3:18 pm Reply

      Oi Andresito! Tudo bem? Acredito você seguiu os passos deste link https://goo.gl/WUu2zj? Caso você seja lojista PRO, abre um chamado. Caso não seja, dá uma olhada na comunidade, você poderá contar com o auxílio de outros lojistas.

  • Carina Tomida, 18 de dezembro de 2017 @ 1:56 am Reply

    oi tudo bem? já entendi as diferencas entre as duas categorias e gostaria de aderir ao “Pacote de Encomendas Convencional”, como faço para celebrar o contrato? não há link específico para isto no site dos Correios.

    Obrigada.

  • Carina Tomida, 18 de dezembro de 2017 @ 1:59 am Reply

    Oi tudo bem?

    Acabei de configurar a modalidade PAC e SEDEX mas ao realizar o teste com o peso e dimensões da minha caixa, inserir um frete fictício de SP aparece a mensagem de que não há opções disponíveis para o endereço informado. O que pode estar ocorrendo?

    Outra dúvida é se tem como manter um frete fixo para região sudeste e outro frete fixo para regiões norte e nordeste.

    Att

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *