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Possui loja virtual? Faça um contrato com os Correios

*Artigo atualizado em 24 de maio de 2017

Quem possui loja virtual com entrega para todo Brasil, deve escolher os parceiros certos para realizarem o envio dos seus produtos. Se as mercadorias são relativamente leves e não frágeis, uma boa dica é optar pelo contrato com os Correios. Empreendedores do e-commerce podem fazer contrato para ter benefícios.

Em março, os Correios divulgaram a Nova Política Comercial anunciando um conjunto de benefícios a serem concedidos aos lojistas. A premissa é de que quanto maior o nível de relacionamento com os Correios, maior o conjunto de vantagens a ser ofertado pelo contrato. Esta nova política estabelece um modelo padronizado de relacionamento comercial com os clientes, considerando volume de negócios, contrapartidas e benefícios. 

As tabelas de preços dos serviços de encomendas foram revistas, passando a apresentar valores mais atrativos nos municípios e mercados com maior potencial e circulação de mercadorias, inclusive para pagamento mensal pós-pago. Nesse sentido, o lojista que deseja iniciar o relacionamento comercial com os Correios tem à sua disposição pacotes de encomendas Convencional ou de e-Commerce. Outra novidade é que há mais uma nova faixa de pesagem (0 a 500g)

encomendas

Pacote de Encomendas Convencional

O Pacote de Encomendas Convencional inicia sem cota mínima de faturamento ou quantidade mínima de postagem e abrange serviços da família SEDEX, PAC e Logística Reversa. O lojista usufrui de benefícios como prazo para pagamento e help desk de TI para integração com os sistemas dos Correios. Em localidades onde há mais demanda por envio e recebimento de mercadorias, o desconto da tarifa com relação ao preço à vista é de 23%. Porém, há praças em que o valor é maior ou menor, dependendo da origem x destino e do peso da encomenda.

Pacote e-commerce

Para lojistas que possuem loja virtual, o Pacote e-Commerce inicia com uma cota mínima mensal de R$1.700 e quantidade de 66 objetos/mês. Neste pacote, estão disponíveis os serviços da família SEDEX, PAC e Logística Reversa. Os preços para clientes de loja virtual são mais atrativos: o SEDEX possui valor reduzido em comparação ao preço da do Pacote de Encomendas Convencional sem cota mínima.

Prós e Contras

A logística de entrega dos produtos ainda é o carma do e-commerce. Os Correios são uma ótima opção para micro e pequenos empreendedores virtuais, porém, é válido destacar que a empresa também tem seus limites e, às vezes, acabam ocasionando problemas para o lojista, tais como atrasos na entrega, ou uma preocupação maior: greve!

Essas são ameaças externas de um e-commerce pelas quais você pode passar, caso opte pelos Correios. Há outras opções, como contratar uma transportadora, porém a cotação destas não é muito compensatória, principalmente para micro e pequenos empresários, pois o valor cobrado pelo frete é superior ao cobrado pelos Correios, e para contratar somente nos períodos de greve fica inviável. 

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