Blog da Loja Integrada
contrato com os correios

Veja como fazer contrato com os Correios para ecommerce

Se você quer criar uma loja online ou já vende pela internet, escolher o método de envio é uma etapa muito importante. Isso porque essa escolha interfere tanto na definição de custos, como em aspectos logísticos do negócio. E pra ter uma loja virtual com entrega para todo Brasil e com valores de fretes mais baratos, ter um contrato com os Correios pode ser uma ótima escolha.

Além dos Correios entregarem em todo o país e proporcionar valores de frete competitivo, também oferecem facilidades como a coleta programada, ingresso no SIGEP WEB e a logística reversa (vamos conversar sobre isso mais para frente).

Então, pra te ajudar a entender ainda mais sobre os métodos de envio da estatal e saber como fazer o contrato com os Correios para o seu ecommerce, preparamos um conteúdo super objetivo e prático. Bora?

Como funciona um contrato com os Correios?

O contrato com os Correios é um acordo assinado entre um negócio e a estatal. A partir desta prestação de serviços, a empresa passa a ter acesso a tarifas de frete mais baratas, ferramentas de gestão e vários outros benefícios.

Quando falamos sobre ecommerce, em sua maioria, o contrato com os Correios é firmado por lojas virtuais que já vendem e enviam produtos com regularidade. É necessário que sejam enviados pelo menos 30 pedidos por mês.

Assim, como a maioria dos métodos de envio, para utilizar os Correios, antes, você precisa fazer a cotação. Para isso, é preciso fornecer as algumas informações:

  • CEP dos endereços de origem e envio;
  • Peso do produto + embalagem;
  • Medidas da embalagem (altura, largura e comprimento).

Depois dessa etapa, a calculadora de fretes dos Correios irá definir um valor e um prazo para cada entrega. Então, chega o momento de fazer a postagem em uma agência (própria ou franqueada) ou por meio da coleta de pacotes no seu endereço. Essas diferenças de postagem variam de acordo com a modalidade e o serviço que você contratar.

Vantagens em utilizar os Correios no seu ecommerce

Como a gente viu logo no início, existem algumas vantagens em utilizar esse método de envio em sua loja virtual. Por meio do contrato com os Correios você pode contar com alguns benefícios, como:

  • Tarifas reduzidas em até 12%;
  • Pagamento mensal;
  • Acesso ao SIGEP WEB (sistema de gestão de frete próprio dos Correios);
  • Logística reversa (para trocas e/ou devoluções de produtos);
  • Postagens em agências próprias e franqueadas;
  • Coleta dos pacotes no seu endereço.

A coleta programada dos Correios é contratada à parte e você precisa seguir alguns pré-requisitos, como faturamento mínimo. Além disso, possui algumas áreas específicas de atuação. Na página de logística para e-commerce dos Correios você pode ver mais detalhes sobre esse benefício. 

Quanto custa o contrato com os Correios?

Antes de chegarmos ao passo a passo, é importante falarmos sobre valores. Afinal, poder proporcionar aos clientes baixos valores de fretes é uma estratégia super importante para o comércio eletrônico de um modo geral. 

Então, pra ter um contrato com os Correios no ecommerce é necessário analisar sua média de volume de vendas, pois existe um valor mínimo para a contratação de cada serviço.

Atualmente as tarifas são*:

  • PAC: R$ 127,40;
  • SEDEX: R$ 123,43;
  • e-SEDEX: R $1.142,11.

Ou seja, se o seu ecommerce atingir os valores mínimos com frete em vendas, você vai poder fazer a contratação do serviço. Vale ressaltar que quando o valor mínimo utilizado não é atingido no mês, a empresa é quem arca com a diferença.

*Os valores trabalhados pelos Correios podem sofrer alterações. Consulte a estatal antes de fechar o seu contrato.

Passo a passo para fazer um contrato com os Correios

Agora que já vimos como funciona, as vantagens em ter um contrato com os Correios e os valores, vamos direto ao ponto! Existem duas formas de realizar esse acordo, de forma online ou presencial. Confira os detalhes de cada uma delas: 

Contrato com os Correios online

1 – Cadastre-se no IdCorreios;

2 – Escolha os serviços e leia os termos de adesão;

3 – Assine o contrato com o seu certificado digital;

4 – Receba gratuitamente o seu cartão Correios Fácil e comece a utilizar os serviços do contrato.

Contrato com os Correios presencial

1 – Procure a agência dos Correios mais próxima;

2 – Dirija-se a ela munido dos documentos necessários — para consultá-los, acesse a checklist dos Correios.

Se você tiver mais dúvidas, acesse a página de soluções dos Correios ou ligue para 3003 0800 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 200 0800 (demais localidades).

Quem possui um ecommerce na Loja Integrada tem disponível vários recursos que facilitam o dia a dia do negócio. Entre eles, está a possibilidade de usar todas as condições comerciais do contrato com os Correios apenas informando código adm e senha. Bom, né?! 

Parabéns, agora você pode por em prática tudo que aprendeu!

Leia mais

Próximo artigo

6 mitos sobre frete para lojas virtuais

Deixe seu comentário