[Série Redes Sociais] Facebook para loja virtual

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Tempo de Leitura: 5 minutos

Dando continuidade à série de posts sobre redes sociais, o conteúdo de hoje é sobre aquela que foi criada por Mark Zuckerberg e seus colegas. Descubra tudo sobre esta rede social e como usar o Facebook para loja virtual.

O que é o Facebook?

Em 2003, Zuckerberg cursava o segundo ano de Psicologia em Harvard e criou um site chamado Facemash. Tratava-se de um jogo em que os estudantes dessa universidade escolhiam os colegas mais atraentes. Inspirado nessa ideia, em 2004, foi criado o thefacebook.com para conectar os estudantes de Harvard.

Posteriormente, a rede atingiu proporções mundiais e, em 2012, atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. A história do Facebook é bastante interessante e tem até um trio de estudantes de Harvard que acusou Zuckerberg de ter usado a ideia deles para criar o Facebook. Parece coisa de filme. Tanto que, em 2010, foi lançado o longa A Rede Social, com Jesse Eisenberg no papel de Zuckerberg. Caso você queira conhecer mais sobre a história do Facebook, recomendo fortemente que você assista.

Por que o Facebook é importante?

Ele é uma das redes sociais mais acessadas. Dados de 2016 publicados pelo site Olhar Digital revelam mais de 102 milhões de usuários do Brasil. Ou seja, praticamente metade da população brasileira está no Facebook. Potencialmente, o seu cliente também.

Quais são os recursos do Facebook para loja virtual?

Você provavelmente tem um perfil no Facebook e conhece tudo o que a plataforma oferece aos seus usuários. Porém, o que vou lhe apresentar a seguir são os recursos oferecidos exclusivamente para negócios. Há uma grande diferença entre perfil pessoal e página para empresas (mais conhecida como fanpage). A segunda modalidade é muito mais focada em atender as necessidades que uma empresa tem, como você verá a seguir. Caso a sua empresa já tenha um perfil, você pode converter seu perfil em uma página facilmente. Agora, vamos aos recursos do Facebook para loja virtual?

Aparência

1. Fotos de perfil e outras informações

Além das fotos de perfil e de capa – que devem ser de qualidade e alinhadas à identidade visual da marca – você poderá inserir informações sobre o seu negócio, como horário de funcionamento, site e link para outras redes sociais.

2. URL Personalizada

Em vez de uma URL cheia de letras e números, você pode salvar uma URL com o nome da loja e que seja fácil de memorizar.

3. Postagens

Crie uma estratégia de conteúdo para o Facebook. Como? Testando. Além das métricas que a plataforma oferece, teste os diferentes formatos oferecidos. São eles:

  • Fotos, GIFs e vídeos;
  • Anúncios – explicarei sobre essa opção mais adiante;
  • Oferta – para divulgar uma promoção, inserindo data de duração, onde ela estará disponível, qual seu código promocional e seus termos e condições;
  • Vídeo ao vivo – para fazer uma transmissão live e contar uma novidade ou interagir com os seus clientes;
  • Evento – para divulgar um evento da sua loja e convidar aqueles que curtiram a sua página;
  • Publicação com o botão de mensagens – para que o cliente possa abrir uma conversa com você sobre o tema;
  • Publicação com botão de localização – caso você tenha uma loja física, esse botão exibirá um mapa para ajudar os clientes a chegarem até você;
  • Nota – para exibir o regulamento de uma promoção, política de troca ou outras informações;
  • Fixar uma publicação no topo da página – para destacar uma informação;
  • Programar publicações – para agendar as suas postagens e lhe ajudar a organizar o cronograma de postagem.

Interação

4. Mensagens

O recurso de mensagens possibilita atender o cliente e interagir com ele de forma mais próxima. Além disso, você pode ativar as respostas instantâneas ou de ausência, configurar uma saudação para o momento em que o cliente iniciar a conversa pela primeira vez e deixar respostas salvas para agilizar o atendimento. Saiba como realizar essas configurações aqui.

5. Grupos

É possível criar um grupo relacionado à sua página para interagir com os seus clientes.

6. Comentários

Sempre que um cliente comentar na sua página, aproveite para interagir com ele.

7. Facebook Ads

Um recurso interessante do Facebook para loja virtual que pode ajudar a aumentar o seu alcance é a ferramenta de anúncios da plataforma. Para isso, você precisará configurar:

7.1 O objetivo do anúncio

O que você espera ao criar o anúncio? Reconhecimento da marca, alcance, gerar tráfego, envolvimento, instalação de um app, visualização de um vídeo, geração de cadastros, conversões, compra ou visita ao estabelecimento local?

7.2 O público

Você poderá escolher entre o que o Facebook classifica como:

  • Públicos Básicos – são os públicos que você monta com base nas opções de segmentação da plataforma. Por exemplo, idade, interesses, localização etc;
  • Públicos Personalizados – são aqueles criados por você com base na navegação dos visitantes na sua loja. Por exemplo, pessoas que acessam a sua loja, pessoas que já compraram determinado tipo de produto ou pessoas que abandonaram o carrinho;
  • Públicos Semelhantes – o Facebook identifica as características de um grupo de clientes seus e localiza pessoas parecidas com eles.
7.3 O orçamento da campanha

Defina o valor e o período de tempo do seu investimento.

7.4 O formato de anúncio

Você poderá escolher fotos, vídeos, uma combinação de ambos (carrossel), um vídeo ou slide show com música (apresentação multimídia) ou ainda uma combinação de imagens e ofertas (coleção). Lembrando que há a opção do seu anúncio ser exibido tanto na versão desktop quanto no aplicativo.

Além disso, a ferramenta oferece um painel completo para você identificar o retorno daquela campanha e extrair insights sobre possíveis alterações.

Facebook para Loja Virtual

Mensuração

8. Relatórios

Os relatórios sobre as informações da página fornecidos pelo Facebook são muito completos. Além de alcance, engajamento e impressões da página e das publicações, a rede social entrega dados sobre o perfil do público e ações que foram realizadas por ele (por exemplo, check-in, envio de mensagens, visualização de vídeo, download de aplicativo e muito mais). Todas essas informações devem ser usadas para conhecer o perfil do seu público e analisar quais conteúdos geram maior retorno.

Gostou de descobrir tudo o que é possível realizar com o Facebook para loja virtual? Não deixe de acompanhar os outros posts da Série Rede Social. Já falei por aqui sobre Twitter e YouTube

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