O marketplace é uma excelente opção de canal de venda, inclusive para a Black Friday. No entanto, esse cenário pode ser novo para alguns lojistas, o que pode deixá-los com muitas dúvidas. Por isso, o texto de hoje da Série Black Friday 2019 dedica-se a responder às principais questões e dúvidas dos lojistas sobre vender em marketplace na Black Friday. Confira!
FAQ: principais dúvidas sobre marketplace na Black Friday
1. Quais são as vantagens de vender em marketplaces?
As maiores vantagens são:
- acesso a uma estrutura de vendas já pronta (vitrine, categorização de produtos, divulgação, formas de pagamento, segurança e confiabilidade);
- acesso a uma plataforma com um volume de acessos maior;
- acesso a um público que já demonstra alto nível de intenção de compra nos produtos em questão;
- “pegar carona” no nome de peso dos principais marketplaces do mercado;
- falando especificamente de Black Friday, o marketplace é uma excelente forma de se destacar e competir lado a lado com os gigantes do mercado durante a data;
- devido a todas as vantagens listadas acima, a expectativa é um aumento nas vendas.
2. Qual é a forma de cobrança dos marketplaces para lojistas? Custa caro?
Normalmente, eles cobram um percentual de comissão das vendas. O percentual varia de marketplace para marketplace, e o valor final depende do volume de vendas.
3. Do que preciso para começar a vender em marketplace?
Você vai precisar:
- Ter uma loja formalizada. Ou seja, CNPJ e emissão de Nota Fiscal.
- Ter um bom volume de produtos em estoque.
- Ter alguma experiência de vendas online pode ajudar a tratar de assuntos como o pós-venda, prazo de entrega e política de trocas e devoluções.
Mesmo que você não tenha uma loja online, pode vender em marketplace. Basta observar os pontos acima e não vender armas ou perecíveis.
4. Como escolher em qual marketplace vender?
Escolha aqueles que fazem mais sentido para os produtos que você vende e recebem o público que você quer atingir.
5. Quais produtos colocar no marketplace?
O ideal é não colocar todos, especialmente se você também tem outros canais de venda. A concorrência dentro do marketplace pela atenção do cliente é grande. Então, coloque os produtos com mais chances de se destacar, os mais vendidos e aqueles que você já garantiu um bom estoque para vender durante a Black Friday. Afinal, a previsão é que as vendas aumentem bastante.
6. Como precificar em marketplace?
No marketplace, há a questão da comissão. Então, na hora de precificar, avalie os custos do produto, do envio e também da taxa do marketplace. Por fim, verifique se a sua margem de lucro ainda é considerável e se a precificação é competitiva. Afinal, dentro do marketplace, a briga pelo menor preço é grande e, em época de Black Friday, pode ser ainda mais acirrada.
Conheça a Plugg.to
Pode ser trabalhoso conectar-se aos principais marketplaces do mercado. Por isso, nossa sugestão é que você conheça a Plugg.to. A ferramenta “pluga” a sua loja nos principais marketplaces do mercado. Dessa forma, você não precisa conectar marketplace por marketplace. Além disso, oferece:
- dicas de como enriquecer os produtos e torná-los ainda mais atrativos em cada um dos marketplaces;
- frete integrado;
- um painel de controle para monitorar o desempenho das vendas e analisar o resultado de cada marketplace;
- especialidade no marketplace do Mercado Livre.
Por fim, a plataforma já está conectada com os principais ERPs e plataformas de e-commerce — inclusive com a Loja Integrada — para que haja sincronia entre os pedidos feitos e o estoque da loja. Perfeito para você ter facilidade na instalação, integrar logística com vendas e não correr risco de vender produto fora de estoque. Conheça já a Plugg.to!
Deixe seu comentário