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Ferramentas de automação de marketing para seu e-commerce

São inúmeros e-mails, comunicados, blog posts, publicações em redes sociais, e-books, landing pages, pop-ups e outros materiais para divulgar o seu negócio. Além do trabalho de elaborar este grande volume de conteúdo, o profissional de marketing precisa atender às demandas dos clientes, oferecendo o material certo, na hora certa e para a pessoa certa. Ufa! Cansa só de pensar, não é mesmo? A automação de marketing vem para agilizar o trabalho dos profissionais e empreendedores com diversas ferramentas excelentes disponíveis no mercado. Confira!

Entendendo um pouco sobre a geração de leads

Antes de falar sobre as ferramentas e a automação de marketing em si, é importante analisar o cenário em que elas estão inseridas: o de geração de leads. Isso significa, em resumo, transformar visitantes em potenciais clientes. Para entender mais sobre esses conceitos, sugerimos a leitura dos ebooks Guia de inbound marketing e O bê-a-bá de termos e conceitos do e-commerce.

Quando um visitante entra no seu site, a sua intenção é incentivá-lo a navegar, converter e retornar. Para que isso aconteça, o Inbound Marketing pode ser aplicado a fim de produzir e entregar conteúdos direcionados para o seu público, ou seja que levam em conta o perfil do consumidor e também a etapa da jornada de compra em que ele se encontra.

O que é a automação de marketing?

A automação atua neste cenário que comentamos no tópico anterior, agilizando todos os processos. Ou seja, em vez do profissional identificar manualmente qual é o perfil e a etapa da jornada de compra de cada consumidor para, assim, entregar o conteúdo adequado, a ferramenta é configurada para fazer diversos reconhecimentos e disparos.

Além disso, a coleta de dados bem como análises e cálculos de métricas também podem ser feitos com o auxílio da tecnologia! Esse estudo vai ajudar a tomar decisões assertivas sobre as ações e campanhas criadas.

Automação de marketing é o mesmo que e-mail marketing?

Não. Essa confusão é comum, porque a automação de marketing usa muito o e-mail marketing para disparar conteúdos para os clientes. No entanto, o e-mail marketing é apenas um dos recursos que podem usufruir da automação.

A automação de marketing atende a todo o processo: ajuda a segmentar os leads, divulgar os materiais, analisar os leads, personalizar a divulgação e decidir qual é o próximo passo com cada tipo de público. Além disso, como ferramenta de divulgação, a automação pode usar o e-mail marketing ou também a landing page, o pop-up, o SMS, as redes sociais e muito mais.

Quais são os benefícios de usar a automação de marketing?

Os benefícios de usar a automação de marketing são:

1. Economia de tempo e priorização de tarefas

Com uma plataforma fazendo o trabalho mecânico, o profissional responsável pelo marketing reduz o tempo que dedicaria a estas tarefas, permitindo que ele se concentre em atividades que não podem ser substituídas por uma máquina: ações criativas, elaboração de estratégia e avaliação do que deve ser descontinuado ou modificado para ter resultados cada vez melhores.

2. Mais leads qualificados

Com a plataforma rodando, além de ter uma quantidade maior de leads, só são repassados para a equipe ou o setor de vendas aqueles leads que têm reais chances de converter.

Assim, o trabalho comercial também é facilitado. Quando o lead é repassado para a etapa das vendas, já vem com muitas informações. Ou seja, não será uma venda fria. Muito pelo contrário. O comercial já terá dados valiosos que empoderarão o seu discurso de vendas.

Além disso, o cliente receberá um atendimento ou conteúdos relevantes e coerentes com o que ele está procurando, como veremos abaixo.

3. Personalização de conteúdo

Com a automação de marketing, ficará muito mais fácil personalizar a mensagem e, logo, ser mais assertivo. Adicionando inteligência à plataforma, você comunicará a coisa certa, para a pessoa certa no momento de compra certo.

4. Mais conversões

Como sabemos, quando colocamos personalização e assertividade nas ações de marketing, temos mais chances de converter. Isso significa mais pessoas interessadas na sua marca, com intenção de comprar, engajar-se e divulgar o seu negócio.

Quando usar a automação de marketing?

Para a ferramenta funcionar perfeitamente, é preciso entender a jornada de compra do seu consumidor, saber quais são as personas da sua marca, preparar materiais para serem divulgados e coletar dados dos clientes.

Então, quando você já tiver os itens abaixo, já está na hora de pensar numa ferramenta de automação de marketing:

• um estudo de personas e jornada de compra;
• um site/landing page com formulários para coletar o contato dos leads;
• materiais prontos para serem enviados de acordo com cada persona e cada etapa da jornada de compra.

Algumas ferramentas podem até auxiliar em algumas dessas ações. E é claro que ajustes serão realizados e mais materiais serão produzidos com a ferramenta no ar, mas é importante ter uma base de tudo isso para que a ferramenta tenha um ponto de partida.

5 Ferramentas de automação de marketing

Existem diversas opções no mercado. Algumas delas são:

1. RD Station
A ferramenta da Resultados Digitais é muito completa. Ela atua na criação de landing page, na pontuação automática de leads, na nutrição, no registro de toda interação do cliente com a marca, na medição de cada ação e no gerenciamento das ações de marketing.
Preço: a partir de R$ 349,00/mês

2. Hub Spot
A Hub Spot também oferece uma plataforma super completa e é conhecida mundialmente. A ferramenta ajuda empresas a gerar e nutrir leads, automatizar campanhas de Inbound Marketing, aumentar a quantidade de conversões e gerenciar os leads.
Preço: há um plano gratuito e os pagos a partir de US$50/ mês

3. Active Campaign
Essa ferramenta é ideal para quem está dando os primeiros passos na automação de marketing. De forma fácil e visual, o usuário pode configurar o caminho que o seu cliente deve seguir e como a ferramenta deve agir de acordo com as ações que o cliente executa.
Preço: a partir de R$ 54/mês

4. Autopilot
O diferencial da plataforma é ser integrada com e-mail, WhatsApp e SMS além de capturar dados do usuário não só nos formulários preenchidos no seu site como também no Facebook.
Preço: há um plano gratuito e os pagos a partir de US$99/ mês

5. Pardot
A Pardot é uma ferramenta robusta da Salesforce, apresentando relatórios e testes A/B de landing pages e e-mails além de oferecer integrações com diversos tipos de ferramentas, incluindo o Google Ads.
Preço: a partir de US$ 1.250,00/mês

Agora que você já sabe do que precisa para implantar a automação de marketing, descubra em que outras áreas do marketing digital a automação pode ser uma grande aliada. Por exemplo:

1. Os robôs do Google e os mecanismos de SEO
2. As mensagens automáticas do Facebook Messenger
3. Os chatbots para e-commerce

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