🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
frete dos Correios ecommerce

Como calcular o frete dos Correios?

Entenda passo a passo como calcular o frete dos correios da sua encomenda de forma simples e prática no site da estatal.

Certamente, a logística é um dos aspectos mais essenciais da loja virtual. Afinal, o processo de entrega dos produtos compõe a experiência do cliente com o seu negócio. Por isso, entender como calcular o frete dos Correios é indispensável.

Apesar de ser um método de entrega considerado tradicional no mercado, os Correios ainda é uma das opções mais utilizadas pelos comerciantes para entregar os itens vendidos para os consumidores.

É bem verdade que existem diversas empresas privadas que fazem excelentemente o serviço de entrega no Brasil. No entanto, essa estatal mostra-se mais vantajosa em alguns sentidos. Sobretudo, na relação custo-benefício e alcance em todo o território nacional.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Dessa forma, muitos lojistas perguntam-se como calcular o frete dos Correios de suas encomendas. Isso porque, precisam estar cientes da taxa de entrega para precificar melhor os produtos.

Só que, ao contrário do que muitos pensam, não é necessário ir até uma agência dos Correios só para calcular o frete dos produtos à venda para diferentes localizações.

Na verdade, com poucos cliques você pode saber, não só o valor do frete dos Correios para cada item da sua loja virtual, mas também o tempo de entrega com antecedência. Confira mais detalhes a seguir.

Como funciona o cálculo do frete dos Correios?

De uns tempos para cá, os Correios permitem que comerciantes façam o cálculo do frete de maneira remota, isto é, sem precisar ir até uma agência ou passar por algum processo burocrático para fazê-lo.

O serviço trabalha com preços de frete que variam conforme o peso cúbico dos produtos, CEP de origem e destino, e modalidades de entrega. Com isso, calcular o frete é mais do que necessário para que você fique ciente do quanto vai precisar investir em logística. Assim como, precificar os itens considerando essas taxas.

Cá entre nós, qualquer solução que traga facilidades referentes à logística dos envios de suas encomendas é muito bem-vinda, né? Pois bem, acredite: essa opção vai te descomplicar ― e muito ― os seus esforços neste aspecto do ecommerce.

Para calcular o frete dos Correios, você precisa acessar o site oficial do serviço. Na página inicial tem uma opção chamada ”Preços e prazos”. É por meio dela que você vai inserir os dados relacionados com o produto e encomenda e, em troca, receber informações sobre o valor e tempo para entrega.

Além disso, os Correios disponibilizam um aplicativo para iOS e Android que pode ser baixado tanto pela App Store quanto pela Google PlayStore. Como também, para dispositivos Windows.

O aplicativo possui os mesmos recursos que o site oficial do serviço, podendo ter diferença somente no nome dependendo do sistema operacional utilizado. Para Android, pode aparecer “Correios Celular”, para iOS, o app pode se chamar simplesmente “Correios”, enquanto para Windows, pode ser “Preço e Prazo”.

Passo a passo para calcular o frete dos Correios

Dito isso, vamos ao passo a passo para calcular o frete dos Correios. Não é nenhum bicho de 7 cabeças. Pelo contrário, com algumas informações e poucos minutos você consegue fazer esse processo tranquilamente. Dá uma olhadinha!

Site

1. Vá em “Preços e Prazos”

Primeiramente, acesse o site oficial dos Correios e vá em “Preços e Prazos”. Em seguida, selecione a opção “Simulador de Preços e Prazos Nacionais”. Desse modo, você vai começar o processo de cálculo do frete dos Correios.

Importante: é possível calcular o frete dos Correios pelo site ou aplicativo tanto para encomendas nacionais quanto internacionais, viu? No último caso, você vai precisar fazer o processo pela opção “Simulador de Preços e Prazos Internacionais”.

2. Preencha os campos com dados do produto e encomenda

Feito isso, você será redirecionado para página de cálculo de preços e prazos de entrega. Assim, o próximo passo será preencher os campos em branco com informações relacionadas com o produto e encomenda em questão. Sendo os dados solicitados pelos Correios:

  • Data da postagem;
  • CEP de origem;
  • CEP de destino;
  • Tipo de serviço (ex: PAC e Sedex);
  • Formato;
  • Embalagem;
  • Peso estimado;
  • Serviços adicionais.

Detalhe: caso você não saiba algum dos dois CEP, pode fazer uma pesquisa pela opção “Não sei o CEP”. Além disso, dependendo de qual for sua escolha na parte do “tipo de serviço”, não será necessário colocar dados de formato, embalagem, peso estimado e serviços adicionais.

3. Tenha atenção com dimensões e peso estimado

Ainda no preenchimento dos campos solicitados pelos Correios, vale dizer que você deve ter atenção para inserir dados de dimensões e peso estimado. Isso porque, devem respeitar os limites mínimos e máximos estabelecidos pelo serviço.

Assim como, ser inseridos corretamente para que não aconteça nenhuma divergência.

4. Escolha do serviço adicional

Outro ponto importante do preenchimento dos campos para o cálculo do frete que destacamos é os serviços adicionais. Trata-se de complementos que proporcionam mais segurança nas postagens dos produtos.

Apesar de não ser obrigatória a contratação, é interessante você analisar qual pode ser mais vantajoso para seu negócio.

5. Pronto!

Preenchendo todos os campos corretamente, basta você clicar em calcular frete para saber o preço e prazo de entrega da encomenda em questão. Embora os Correios afirmem que é uma simulação, pode ficar tranquilo.

O frete mostrado ali dificilmente muda no momento da postagem da encomenda.

Aplicativo

1. Faça o download do aplicativo em seu smartphone

Para calcular o frete dos Correios, primeiramente faça o download do aplicativo do serviço na loja do seu smartphone.

2. Vá em “Preços e Prazos”

Feito isso, vá em “Preços e Prazos”, da mesma forma do que o processo de cálculo do frete dos Correios feito pelo site do serviço.

3. Preencha os campos

Na próxima etapa, insira todos os dados relacionados com o produto e encomenda em questão, incluindo: CEP de origem, CEP de destino, formato, dentre outros.

4. Tenha atenção na parte “formato”

Ao selecionar a opção “formato” no preenchimento dos campos para o cálculo do frete dos Correios, você será redirecionado para uma nova aba em que será solicitado dados, como: altura, largura, comprimento e peso estimado.

Além de preocupar-se em inserir corretamente as informações, você deve considerar os limites mínimos e máximos das dimensões estabelecidas pelo serviço dos Correios.

5. Pronto!

Finalizando o preenchimento dos campos, você precisa clicar em “Simular” para finalizar o processo. Assim, diferentemente do site dos Correios, o aplicativo mostrará uma lista com preços e estimativas de entrega nas diversas modalidades do serviço, de modo que você possa escolher o que mais vale a pena para sua loja virtual.

Conclusão

Por fim, calcular o frete dos Correios nunca foi tão fácil quanto agora. A possibilidade de fazer tal processo pelo site ou aplicativo do serviço é uma verdadeira mão na roda para os comerciantes.

Como vimos, fornecendo algumas informações e dedicando apenas um pouco do seu valioso tempo, já é possível conseguir todos os dados relacionados não só com a taxa de entrega, mas também com o prazo que os Correios podem levar para fazê-la.

Isso é essencial para você trazer mais clareza para precificação dos produtos do seu ecommerce, além de ser importante para evitar qualquer outro problema em questões de logística.

Gostou deste conteúdo da LI? Então aproveite para ler também: como fazer contrato com correios para ecommerce!