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dicas para gestão de estoque na Black Friday

6 dicas para gestão de estoque na Black Friday

Veja como otimizar a gestão de estoque durante a Black Friday e garantir a satisfação dos seus clientes!

A Black Friday já se tornou a data mais esperada pelos lojistas virtuais brasileiros. E dá para ver claramente o porquê: apenas em 2020, o faturamento do ecommerce na data somou R$ 4,02 bilhões, um aumento de 25% em relação a 2019, segundo dados da Ebit/Nielsen publicados pela E-commerce Brasil.

E em 2021, podemos ver um novo recorde. Mais acostumado às compras online, os consumidores não vão economizar esforços para encontrar o que precisam (e um pouquinho mais) na web. E você, lojista virtual, precisa garantir que seu estoque tenha exatamente o que eles procuram.

A gestão de estoque é um dos pontos mais importantes para acertar na Black Friday — afinal, de que adianta gastar tempo e dinheiro no seu marketing se, no fim das contas, você não tiver o produto para fornecer ao seu cliente?

Ao mesmo tempo, também é essencial garantir que os itens cheguem sem atrasos ao consumidor, pra evitar reclamações e contribuir para a retenção de clientes. Mas como balancear tudo isso? 

Pra que você controle a saída de itens e garanta informações atualizadas sobre os produtos disponíveis, separamos as principais dicas de gestão de estoque para a Black Friday. Confira a seguir!

Gestão de estoque na Black Friday: por que é importante?

As pessoas adoram comprar online, especialmente quando isso significa que podem encontrar boas ofertas.

Comprar online significa não enfrentar longas filas, economizar com estacionamento ou com o transporte e, considerando que a situação da pandemia de covid-19 ainda não passou por completo, é uma opção de menos exposição ao vírus.

No entanto, ainda existe um aspecto em que o ecommerce perde para as lojas físicas: a entrega do produto.

Se na loja física o consumidor já sai com uma sacola na mão, no ecommerce, ele tem que esperar alguns dias para receber sua compra. A boa notícia é que os consumidores não vão se importar com isso se a sua loja virtual oferecer ótimas ofertas, além de boas opções de frete e prazo.

Mas o que isso tudo tem a ver com a gestão de estoque? 

De todas as ações de planejamento e preparação nesta data, talvez a gestão de estoque seja a mais importante. Isso porque ela garante que:

  • Você tenha a quantidade de produtos ideal para as vendas na data, de acordo com sua previsão de vendas;
  • Você acompanhe os produtos sendo vendidos para não correr o risco de disponibilizar produtos que já esgotaram, o que pode gerar frustração nos consumidores e comprometer a imagem da loja;
  • Você consiga enviar os produtos em tempo hábil para cumprir os prazos de envio informados ao consumidor durante a compra. 

Como otimizar a gestão de estoque para a Black Friday

Ok, você já sabe que a gestão de estoque para a Black Friday é importante. Agora chegou a hora de saber como fazer isso de forma estratégica.

Pela nossa experiência no mercado de ecommerce, nós da Loja Integrada observamos nossos lojistas virtuais enfrentarem 3 principais desafios nesta época do ano:

1 – Falta de estoque: durante a alta temporada, o risco de ficar sem estoque aumenta. Isso não só te faz perder vendas como perder a chance de conquistar clientes recorrentes;

2 – Compras de última hora: não adianta, você sempre terá um cliente despreparado, fazendo pedidos no último minuto — o grande problema é que, geralmente, eles são ainda mais exigentes sobre receber a compra no prazo;

3 – Atendimento pós-venda: bater seus recordes de pedidos recebidos é maravilhoso, mas também significa que seu atendimento precisa estar preparado para uma alta demanda de consultas pós-vendas.

A grande questão aqui é tomar medidas que minimizem esses problemas e seus impactos no ecommerce. E é aqui que chegamos às nossas tão esperadas dicas. Elas estão divididas em grupos para cada um dos desafios que listamos acima. 

Soluções para evitar a falta de estoque

1. Planeje bem suas vendas

Combinando a experiência do lojista e da equipe de vendas com os dados de outras edições de Black Friday, é possível fazer uma previsão de vendas. Isso te dará uma ideia de quantos e quais produtos serão os mais comprados.

Se é a primeira Black Friday da sua loja, analise dados de mercados similares aos seus e faça uma pesquisa na concorrência. Você também pode usar pesquisas e estudos do seu setor como base de conhecimento para esse planejamento.

Observe também que a quantidade de produtos necessária está diretamente ligada à promoção que você pretende fazer para cada um dos itens. Por exemplo:

  • Produtos que já têm uma boa saída podem vender ainda mais se você planeja dar desconto para eles.
  • Já produtos que costumam apresentar uma taxa baixa de vendas devido ao seu preço elevado, podem provocar maior interesse caso haja uma redução de preço considerável na oferta.
  • Kits podem ser montados para incentivar a venda de produtos que têm baixa saída e ficam parados no estoque por outras questões, como cor, tamanho etc.

2. Prepare o estoque

Com base na sua previsão de vendas, você precisa saber se sua empresa pode lidar com o aumento da demanda por seus produtos.

Converse com seus fornecedores e certifique-se de que eles estão prontos para atender à sua demanda.

Mas se você ficar sem estoque de um item de forma inesperada, não é uma má ideia ter um plano B para que você possa mudar rapidamente o foco para outro item sem perder nenhum cliente.

Caso você tenha produtos com poucas unidades disponíveis, é importante deixar isso claro para o cliente. E ao acabar o estoque de qualquer produto durante a Black Friday, é imprescindível que ele conste no site como esgotado para não frustrar o cliente.

Soluções para atender compras de última hora

3. Considere o armazenamento

Com uma quantidade maior de produtos em estoque, pode ser necessário um espaço maior de armazenamento e/ou condições especiais para guardar os produtos. É importante planejar isso com antecedência.

Também é essencial deixar o máximo de embalagens prontas, de acordo com sua previsão de demanda. Isso economizará tempo de empacotar as coisas — o que pode fazer toda a diferença para os pedidos realizados de última hora.

5. Abrace a tecnologia

Para uma gestão de estoque de excelência, aproveite a tecnologia e automatize cada etapa possível para agilizar seus procedimentos.

Softwares de gestão de estoque integrados à sua plataforma de ecommerce podem emitir nota fiscal automaticamente, “bloquear” produtos e te informar quando um produto está com estoque baixo e precisa de reposição.

Aqui mesmo na Loja Integrada, você conta com diversas opções de parceiros que podem te ajudar com isso. Conheça nossas empresas parceiras!

Soluções para otimizar o atendimento pós-venda

6. Prepare sua equipe de atendimento

Não importa se você tem uma equipe ou se você mesmo faz seu atendimento ao cliente: é essencial que as pessoas que vão responder aos consumidores estejam preparadas para isso. Portanto, você deve:

  • Garantir que a equipe esteja ciente das ofertas e mercadorias que mais saem;
  • Treinar a equipe para oferecer um bom atendimento ao cliente, lidar com emergências potenciais e atender clientes insatisfeitos;
  • Assegurar que todos os seus pontos de contato (redes sociais, chat, e-mail etc.) têm alguém preparado para responder com rapidez e eficiência.

Pode parecer muita coisas para considerar, mas com dedicação e planejamento você consegue realizar uma boa gestão de estoque para que suas campanhas de Black Friday deem certo e gerem frutos.

E para te ajudar ainda mais com isso, a Loja Integrada está publicando uma série de posts especiais sobre a Black Friday. Continue acompanhando o blog da LI e confira tudo!

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Parabéns, agora você pode por em prática tudo que aprendeu!

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