🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
Gestão financeira para ecommerce

Gestão financeira para ecommerce: saiba como fazer de maneira eficiente

A administração do seu ecommerce passa diretamente por uma gestão financeira bem feita. Pode-se dizer que é o coração da empresa, onde as pulsões vitais passam, necessariamente por esta etapa.

E para que o processo seja feito de maneira organizada, dispor de um sistema de gestão ERP faz toda a diferença, já que as integrações entre as áreas são facilitadas, e alguns processos financeiros como controle de caixa e emissão de notas fiscais e boletos são feitas de forma automáticas.

Principalmente no ecommerce, onde as lojas muitas vezes vendem em múltiplos canais, integrar a gestão é um fator que torna o trabalho mais simples e descomplicado. 

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

Quais os benefícios de ter uma gestão financeira eficiente no ecommerce? 

Aqui é importante ressaltar, que a organização financeira não deve ser pensada apenas em momentos de crise ou dificuldades, mas de maneira geral, principalmente quando os negócios vão bem. Pois é um processo que pode direcionar os recursos para setores mais deficitários, e gerir o negócio com mais inteligência. 

Para que o mês feche com resultados positivos, é importante que o controle financeiro seja rígido, para que os limites não sejam ultrapassados. Quando o negócio tem um controle financeiro, sua gestão se torna mais efetiva e o gestor passa a direcionar recursos para as metas certas.

Em momentos de instabilidade financeira, retração e incertezas, como estamos vivendo no Brasil atualmente, é preciso entender melhor como realizar o controle das finanças do seu negócio. 

Saúde financeira = saúde do negócio 

É essencial entender mais sobre a gestão financeira e como você pode fazê-la para escalar o negócio e desenvolver planos bem-estruturados e eficazes dentro do ecommerce. 

Toda a empresa é um organismo em movimento, por isso, é importante fazer adaptações constantes para separar as suas despesas pelo tipo: salários, aluguel, água e luz, internet, etc. Essas são despesas que mantém o negócio ativo. Já faça uma previsão destes custos para os próximos dois ou três meses a fim de se programar financeiramente.

Na sequência, vale definir prioridades para os investimentos: quando se sabe o valor que tem a receber nos próximos meses, se torna possível é possível ter dimensão de quanto será preciso para continuar com o seu negócio e aplicar ações como novos projetos, diminuição de investimentos, etc. 

Como fazer a gestão financeira no ecommerce?

Quem decide trabalhar com comércio, seja físico ou virtual, sabe que vai ter que lidar com números e contas para manter um controle financeiro do negócio. O controle é uma forma mínima de ter previsão de despesas fixas e variáveis, mas esse setor pode ir muito além. É preciso ter precaução e planejamento.

Neste ponto, as empresas que já contam com um sistema de gestão ERP online ganham vantagem na organização financeira do negócio e passam a definir estratégias para que a operação se manter viva e próspera. 

Além disso, também é importante adotar medidas que permitam o aumento de faturamento, como promoções de produtos que já tem no estoque, oferecer serviços de entrega e ampliar as formas de pagamento. Mas ter tudo isso a disposição, um sistema ERP é responsável por unificar a gestão da empresa na parte financeira através de processos como:

  1. Fluxo de caixa: acompanha as movimentações financeiras do caixa e também dos bancos relacionados ao negócio. Entradas e saídas são registradas e é possível fazer balancetes e garantir que os recursos estão sendo aplicados de maneira correta;
  2. Emissão de notas fiscais e boletos bancários: Esse processo é feito através do ERP, gerando boletos automáticos para enviar aos clientes e acompanhar as cobranças bancárias. As notas fiscais também são emitidas integradas aos pedidos de venda. 
  3. Controle de estoque: Gerencie seu catálogo de produtos, sincronize seu estoque em múltiplos canais de venda, e automatiza os lançamentos de estoque através de notas fiscais de compra e venda. 

Ter um controle integrado significa manter o controle de vendas, calcular os comissionamentos, contabilizar as compras e prestação de serviços para que fiquem sempre atualizados. 

🎥 Confira mais detalhes sobre ERP no #AprendiNaLI

Dicas para vender mais e melhor: 

Estratégias e ações devem estar sempre sendo estudadas e testadas: 

  • Faça entregas para públicos locais sem custo de frete,
  • Queime aquele estoque que está há muito tempo parado, 
  • Diversifique as opções de pagamento, 
  • Seja flexível com seu cliente e mantenha contato ativo. 

São pequenos diferenciais que fazem os pequenos se tornarem grandes e no meio online, onde a concorrência é acirrada, isso fideliza clientes e os faz ter uma excelente experiência de compra. Para gerir o seu negócio com tranquilidade, um sistema de gestão online traz benefícios e segurança pois centraliza informações importantes da parte financeira, integrando outros setores como estoque, compras e vendas em um único sistema. 

💡 Ainda não é cliente Bling? Utilize o cupom #lojaintegrada e teste grátis por 4 meses.