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Grana curta? 5 ideias para reduzir custos da loja virtual

Seja para quem está começando, quem está com o orçamento apertado, quem quer aumentar a margem de lucro ou quer alcançar preços mais competitivos, reduzir custos da loja virtual é uma boa pedida. O texto de hoje vai lhe apresentar ideias de como fazer isso sem perder a qualidade do seu produto e a eficiência do seu negócio.

Saiba como reduzir custos da loja virtual

1. Priorize quem já compra de você

Reduzindo custos da Loja Virtual

Você já deve ter ouvido falar que conquistar um cliente novo custa de 5 a 7 vezes mais que manter um antigo. Isso é papo sério. Quem disse isso foi o renomado estudioso e consultor de marketing Philip Kotler. Portanto, para reduzir custos da loja virtual, priorize seus clientes conquistados de forma a fazê-los voltar e comprar mais. Para cumprir esses objetivos, as dicas são:

  • Oferecer uma experiência de compra excepcional;
  • Descobrir quais são as demandas do consumidor a fim de atendê-las. Por exemplo, um frete mais rápido, uma determinada forma de pagamento ou uma política de troca diferenciada;
  • Pedir a opinião e a avaliação do cliente para demonstrar que você se importa;
  • Oferecer descontos ou condições especiais para compras recorrentes;
  • Ter um sistema para registrar as compras e relembrar o cliente quando o produto estiver acabando. Por exemplo, se o cliente comprou um shampoo na sua loja que em cerca de três meses acabará, depois desse período, você pode entrar em contato novamente oferecendo o produto com um desconto especial;
  • Tenha um atendimento excelente e personalizado;
  • Saiba atender e lidar com reclamações.
  • Descubra o que você pode fazer para recuperar clientes perdidos.

2. Revise seus custos

Observe em detalhe os custos que você tem na loja a fim de encontrar itens que podem ficar mais baratos ou que podem ser cortados. Seguramente, uma revisão de gastos é importantíssima, mas nunca deixe a qualidade em segundo plano. Se houver uma opção mais barata, mas não tão boa, não vale a pena. Confira alguns exemplos abaixo.

  • Tudo que você usa na embalagem é realmente necessário? Há opções tão boas quanto as que você utiliza e que são mais em conta?
  • O provedor de Internet que você usa no escritório está cobrando mais alto que o concorrente? Será que vale a pena trocar?
  • Avalie a opção de gestão de estoque que você utiliza. Será que existe uma mais barata para o seu caso?
  • E quanto ao frete? Você está utilizando a opção mais barata? Existem fornecedores que poderiam fazer um preço melhor para você?

3. Negocie com seus fornecedores

Seja os fornecedores de matéria-prima, de suprimentos para embalagem, de softwares ou outros, é importante negociar. Pesquise os valores da concorrência para conseguir acordos melhores. Use prazos e formas de pagamento diferenciados a seu favor para conseguir descontos.

4. Automatize o que for possível

Em vez de contratar pessoas para realizar certas tarefas ou dedicar o seu tempo para executá-las, verifique se softwares que automatizam as tarefas podem servir para o seu caso. Por exemplo, softwares de gestão. Eles podem ser integrados à loja a fim de economizar tempo e dinheiro, realizando tarefas como aprovar ou não pagamentos, emitir pedidos, gerenciar estoque e muito mais.

5. Planeje para reduzir custos da loja virtual

Um dos maiores ralos de despesas dos lojistas são ações e compras não planejadas. Por isso, é tão importante planejar tudo que for possível e ter um caixa para emergências. Imprevistos sempre virão. No entanto, se tudo estiver bem planejado, você elimina as chances de eles aparecerem e, mesmo que apareçam, você estará financeiramente preparado e protegido. Alguns documentos que podem ajudar são:

Parece desafiador, mas ao mesmo tempo é empolgante não é mesmo? Com muita atenção aos detalhes e a estas dicas, você será capaz de reduzir custos da loja virtual. A melhor parte é que todo mundo sai ganhando com isso. Seus fornecedores terão melhores acordos, você terá mais margem de lucro, economizará mais e será mais competitivo no mercado. Além disso, os seus clientes terão acesso a melhores preços e condições.

Com essas mudanças, pode ser necessário rever o preço de venda do seu produto. Confira nosso texto sobre o tema e boas vendas!

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