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Guia sobre Google Shooping

O Guia Definitivo do Google Shopping 2022

Você sabe como usar todo o potencial de vendas do Google Shopping? Chega junto que vou te explicar

O Google Shopping tem uma grande importância pra qualquer empresa que vende na internet. Ele é capaz de trazer muitos visitantes com interesse no seu produto ao seu site e turbinar as suas vendas.  Mas será que você sabe como extrair os melhores resultados desta ferramenta? Com o Guia Definitivo do Google Shopping 2021, você vai aprender de maneira prática tudo que precisa para fazer o Google Shopping ser um grande aliado para as suas vendas e o seu sucesso. Vem comigo!

Aqui, na Loja integrada, temos uma ferramenta exclusiva que facilita demais a vida de quem tem loja virtual e quer anunciar no Google Shopping. Ela permite que você carregue todo o seu catálogo de produtos para o Google Shopping com apenas um clique, sem a necessidade de criar planilhas enormes e complicadas. Além disso, a ferramenta te fornece uma central com os dados de desempenho de suas campanhas dentro do painel da sua Loja integrada.

Ainda não tem todas essas facilidades pra anunciar no Google Shopping? Crie agora a sua Loja Integrada e tenha essa e muitas outras vantagens para vender online

 

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O que você vai aprender neste guia:

  • O que é o Google Shopping
  • Requisitos pra sua loja poder usar o Google Shopping
  • Como configurar o Google Shopping na sua loja
  • Como criar uma campanha no Google Shopping
  • Como configurar a forma de pagamento
  • Estratégias para melhorar o seu desempenho no Google no Shopping

O que é o Google Shopping?

O Google Shopping funciona como uma espécie de vitrine virtual, que exibe produtos no Google no momento em que os usuários estão procurando por eles. Você já deve ter notado que ao fazer uma pesquisa sobre algum produto no buscador (sapatos de couro, por exemplo), na primeira linha de resultados, aparecerá uma série de imagens de produtos referentes à busca feita.

Estas imagens são anúncios promovidos por lojas online que vendem o produto pesquisado pelo usuário. Ao clicar na imagem, ele será redirecionado automaticamente para a página do produto no site da loja, onde poderá fazer a compra. Incrível, né?!

 Já imaginou o tanto de tráfego que esta ferramenta pode trazer pra sua loja virtual?! E o melhor, é tráfego qualificado, muitas pessoas que estão realmente interessadas em comprar o produto. A pesquisa State of Search Brasil, feita com o apoio do SEMRush, revelou que 55% dos usuários clicam nos anúncios do Google Shopping e somente 34% clicam nos anúncios de texto. A pesquisa também mostrou que a média de conversão do Google Shopping é de 2,5%, ou seja, 36% maior que a taxa média das lojas online no Brasil.

Requisitos pra sua loja poder usar o Google Shopping

Antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que sua loja deve possuir alguns requisitos para você poder utilizar o Google Shopping, são eles:

1. Políticas de reembolso e devolução

Seu site deve ter uma página com as informações sobre as suas políticas de  troca, devolução e reembolso. Essas informações devem ser precisas e de fácil acesso no seu site. Se a equipe de análise do Google não conseguir encontrá-las, sua conta poderá ser suspensa. Caso você não ofereça devoluções ou reembolsos, deixe essa informação explícita no seu site.

Sua política deve explicar com clareza como você lida com questões de troca, devolução e reembolso, incluindo:

  • O que o usuário precisa fazer para devolver ou trocar um produto
  • Em que circunstâncias as devoluções e reembolsos estão disponíveis
  • O prazo para a devolução
  • Quando o usuário deve receber o reembolso

Não sabe ao certo quais informações inserir na página de Políticas de reembolso e devolução? A gente tem um modelo pra te ajudar, confira!

2. Informações de contato

É importante que os clientes consigam encontrar suas informações de contato sem dificuldade. Você precisa fornecer ao menos duas maneiras para que os clientes entrem em contato, como por exemplo:

  • E-mail de contato alternativo
  • Telefone
  • Endereço da empresa física.

Observe que um formulário de “entre em contato” não é considerado informação de contato suficiente.

Dica: Inclua suas informações de contato no rodapé do seu site para que seus clientes possam achá-las com facilidade.

3. Fundamentos básicos para o site, domínio e URL

Seu site na Loja Integrada deve:

  • Estar em atividade e com domínio válido
  • Não ter nenhum link inválido
  • Ter uma URL verificada e registrada.

4. Ter um processo seguro de checkout e informações de pagamento

Seu site deve apresentar claramente todos os métodos de pagamento aceitos para que o comprador conheça-os antes de finalizar a compra. Além disso, é necessário demonstrar o valor total que será cobrado do cliente, antes e depois da compra. Sua loja deve atender aos seguintes requisitos de pagamento e transações:

Processo de checkout seguro: O processamento de pagamento ou transações deve ser conduzido em um servidor de processamento seguro (com proteção SSL e um certificado SSL válido para https://)

Provedor válido de pagamento: Processe todas as transações usando um provedor válido de pagamento, como Mercado Pago, PagSeguro, PayPal, Pagar.me..

Métodos de pagamento visíveis: Exiba os métodos de pagamento que você aceita no seu site

5. Termos e condições de cobrança

Certifique-se de que seus Termos e Condições de Cobrança estejam destacados e fáceis de serem encontrados no seu site.

Como configurar o Google Shopping na sua loja

Pra configurar o Google Shopping na sua Loja Integrada é muito simples. Aqui, você faz tudo dentro do painel de sua loja. Na maior parte do processo, você só vai ter que clicar no mesmo botão para avançar as etapas. A parte complicada, que é criar seu perfil, exportar seus produtos e conceder acessos fica toda com a gente.

Para realizar esta configuração corretamente, é necessário criar uma conta no Google Merchant Center, a ferramenta responsável por fornecer ao Google as informações sobre os seus produtos.

No vídeo abaixo, você vai ver como é moleza criar a sua conta no Merchant Center e fazer a configuração do Google Shopping dentro do painel de sua loja. Confira:

Como criar uma campanha no Google Shopping

As campanhas de anúncios do Google Shopping são inteligentes, ou seja, elas possuem um sistema de inteligência artificial que vai aprimorando as campanhas com o tempo e faz com que elas tenham o melhor desempenho possível.

Automaticamente, todos os produtos são enviados para o Google Shopping através do Merchant Center, sendo assim, recomendamos que crie uma única campanha.

Para criar sua primeira campanha, no painel de sua loja, vá em Marketing > Google Shopping. Como suas contas já criadas, clique em Vamos lá.

Depois, é só preencher com as informações solicitadas:

  • Status da campanha: selecione Ativo;
  • Nome da campanha: defina um nome para sua campanha;
  • Estratégia de lances: mantenha selecionada a opção Maximizar o valor da conversão;
  • Valor máximo para investir por dia: defina seu gasto diário para suas campanhas.

Sua campanha já está criada. Moleza, né? Agora vamos ver como você fará para pagar por estes anúncios.

Como configurar a forma de pagamento do Google Shopping

Agora você deve configurar a forma de pagamento do Google Shopping.

Importante: Ao realizar a integração do Google Shopping, é criada uma nova conta no Google Ads, com isso, é necessário configurar a forma de pagamento nessa nova conta.

Você consegue verificar o número da nova conta no Google Ads em: Google Shopping > Configurações

A seguir, vou te mostrar como fazer a configuração da forma de pagamento no Google Shopping:

Passo 01 – Vá em Marketing > Google Shopping, e clique em Configurar aqui

Passo 02 – Você será direcionado para o painel da sua conta do Google Ads, lá você deve configurar o meio de pagamento

Passo 03 – Agora vá em Ferramentas e Configurações > Faturamento > Configurações

Passo 04 – Dentro de configurações vá em Formas de pagamento, e, em seguida, clique em Adicionar forma de pagamento para então cadastrar um cartão de crédito ou boleto

Entenda qual é a diferença do pagamento manual e automático do Google Ads

Passo 05 – Agora, volte para o painel da sua Loja e, assim que a forma de pagamento for configurada com sucesso, o status mudará para “Pagamento ok” e sumirá o lembrete no topo da tela.

Prontinho! Sua primeira campanha foi criada e a forma de pagamento do Google Shopping já está configurada, agora é botar pra rodar! Você poderá acompanhar o seu desempenho de sua campanha diretamente pelo painel do Google Shopping, na sua Loja Integrada.

Estratégias para melhorar o seu desempenho no Google no Shopping

💡 Os anúncios do Google Shopping são excelentes pois, além de aparecerem no topo dos resultados de pesquisa, eles exibem imagens do seu produto. Então capriche na foto!

💡 Investimento: para que os anúncios possam ter um desempenho satisfatório, o Google aconselha um investimento de, no mínimo, R$ 25 por dia  

💡 Se suas campanhas não estiverem tendo o resultado que você deseja, pense em ajustar o investimento que você fez. O valor dos anúncios é definido por meio de leilão, ou seja, não há um valor máximo ou mínimo. Outras lojas podem pagar uma faixa de preço mais alta do que a sua, consequentemente, aparecerão na sua frente e terão resultados melhores. Então, considere aumentar o valor máximo diário investido para obter melhores posições.

💡 Como dissemos antes, o sistema de anúncios do Google Shopping é inteligente, ele usa inteligência artificial para aprender com o desempenho das campanhas e melhorar a performance dos seus anúncios. Isso leva tempo. Sendo assim, o Google indica que suas campanhas tenham um prazo mínimo de 14 dias para que possam ter melhores resultados.

💡 Você deve ter certeza de que as descrições dos seus produtos são excelentes. Elas precisam deixar claro pro seu cliente o que é o seu produto e quais são as suas características. O Merchant Center permite que você use até 5.000 caracteres nesta descrição, aproveite e valorize o seu produto.

Você já sabe por que o Google Shopping é tão importante, como configurá-lo na sua loja e como criar as campanhas. Agora é botar a mão na massa e arrasar nas vendas! Ficou alguma dúvida ou teve algum problema? Aqui, a gente tem mais um monte de conteúdos que vão te ajudar.