Blog da Loja Integrada

Guia Prático: Como embalar corretamente o produto da sua loja virtual

Para o lojista digital, um produto bem embalado traz uma série de benefícios. Um pacote de qualidade garante a integridade da mercadoria durante o processo logístico, contribui positivamente para o relacionamento com o cliente – que percebe o cuidado com o produto – e ainda valoriza a marca da loja com uma embalagem bonita, segura e personalizada.

Na busca pela excelência, a primeira dica é não confiar 100% na embalagem do fabricante – pode ser que ela não seja ideal e muitas vezes já está desgastada de outros fretes. Vale a pena investir em um embrulho com a cara da sua loja.

Como deve ser sua embalagem

2

É possível adquirir embalagens prontas com o auxílio do atendente dos Correios, que vai indicar a melhor maneira de despachar o produto, porém essa pode ser a opção mais cara.

Outra opção é recorrer a uma fornecedora de embalagens ou encomendar pacotes personalizados com a cara da sua loja, desde que eles sigam as recomendações das empresas de frete.

Basicamente, as embalagens precisam resistir ao peso, à forma e a natureza do conteúdo.

Há vários tipos de embalagens de acordo com a necessidade: envelopes, caixas, pacotes e rolos feitos de papel, plástico, isopor, madeira ou metal.

embalagens-dicasDica: No caso dos Correios, cada serviço tem seus próprios limites de quilos e tamanho de pacotes. Acesse o site para saber mais informações.

Na hora de escolher a embalagem ideal você precisa tomar alguns cuidados.

Seu produto amassa?

3

Roupas podem amassar no caminho até o cliente. É muito importante que a loja esteja atenta a este detalhe, pois a primeira impressão é a que fica e ninguém ama roupa nova amassada.

Para evitar o problema, enrole as peças entre duas folhas de papel  – pode ser seda, cartão ou kraft. Garanta a segurança fechando os papéis com uma fita adesiva. Segue abaixo um exemplo de embalagem para produtos que podem amassar.

Miho-Embalagem_vestido

embalagens-dicasDica: faça um adesivo personalizado com o logo da sua loja para finalizar o embrulho das peças. O investimento é baixo e o charme faz toda diferença.

Evite usar envelopes para enviar roupas, pois eles deixam a mercadoria vulnerável. Sacos plásticos podem ser uma boa escolha para este tipo de produto. Eles têm um revestimento que pode auxiliar o transporte, são maleáveis e não danificam a malha.

Só não esqueça de embrulhar as peças com papelão, papel pardo ou plástico resistente e feche bem com fita adesiva.

embalagens-dicas

Dica: Os papéis que vão na embalagem podem ter as cores da sua loja. É mais uma maneira de personalizar com baixo custo.

Demais produtos delicados pedem por caixas de papelão, madeira ou metal, que são resistentes ao alto impacto.

Objetos que não podem dobrar ou amassar

4

Caso a sua loja venda produtos que não possam ser amassados ou dobrados como telas, desenhos, mapas etc, você pode fugir da convencional caixa quadrada para algo mais seguro como tubos ou caixas em forma de prisma confeccionadas em papelão ou PVC que são materiais resistentes aos impactos.

Cuidado com produtos pontiagudos ou cortantes

5

Alguns produtos pontiagudos podem ser cortantes ou perfurantes. É o caso de ferramentas e utensílios como facas, garfos e tesouras. Estes itens devem ter uma embalagem especial para não evitar acidentes no frete. Nestes casos, o ideal é forrar as pontas e proteger os gumes com plástico bolha.

embalagens-dicas

 Dica: Deixe evidente na embalagem que há um produto cortante em seu interior e recomende cuidado na hora desembalar o produto.

Líquidos

6

Lojistas que trabalham com líquidos precisam redobrar a atenção na hora de escolher a embalagem. O recipiente deve ser hermeticamente fechado como garrafas ou frascos, e de preferência lacrados.

Se não for possível, use fita adesiva para selar a tampa. Nestes casos, é indicado colocar o recipiente em uma embalagem impermeável como uma lata, por exemplo.

embalagens-dicas

 Dica: Preencha os espaços vazios da embalagem com serragem, espuma ou outro material absorvente. Em caso de vazamento, os danos serão minimizados.

Vidros ou outros objetos frágeis

7

Geralmente, serviços de frete não asseguram tratamento especial para o transporte de objetos frágeis. Mesmo se o fizessem, ainda assim é responsabilidade da loja garantir a segurança interna da encomenda.

Por isso qualquer vidro ou produto frágil requer atenção e deve ser embalado com plástico bolha, isopor, papel jornal, plástico ou papelão corrugado. Além disso, a caixa deve ser revestida com um destes materiais, e os espaços vazios todos preenchidos para que a mercadoria não seja danificada com os impactos do transporte.

embalagens-dicas

 Dica: Antes de fechar a caixa, preencha com bolas de papel ou isopor o espaço entre a mercadoria e a tampa para evitar que a caixa amasse e consequentemente danifique o produto.

Leia mais

Artigo anterior

Vale a pena formalizar a sua loja virtual?

Leia mais

Próximo artigo

Primeiros Passos para Configurar e Ativar sua Loja Integrada

Deixe seu comentário