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Guia prático para parceiros: Como ajudar seus clientes a faturar mais

Atuar no mercado de agências de e-commerce pode ser bastante desafiador. Afinal, esse é um setor bastante concorrido e ainda em crescimento no país, o que demanda um trabalho de educação dos clientes.

Neste cenário, investir no crescimento da agência deve vir acompanhado de olhar para ações e estratégias que permitam que o cliente também fature mais. Afinal, com o retorno do trabalho de marketing, a tendência é que os clientes fiquem mais satisfeitos e, consequentemente, permaneçam por mais tempo com a agência.

Em outras palavras, focar no crescimento dos clientes é o que fará a sua agência também ir mais longe e faturar mais. Além disso, a experiência que o cliente tem ao ser atendido pela agência e o quanto vocês conseguem superar as expectativas dele são pontos que fazem toda a diferença para que ele opte em ficar com vocês.

Quer entender melhor sobre como ajudar o seu cliente a faturar mais? Então, veja as dicas que separamos para você!

O sucesso do cliente é o seu sucesso

O termo “sucesso do cliente” está bastante em alta ultimamente. Ainda assim, são poucos os negócios que param para refletir sobre o que ele significa.

Antes de tudo, é preciso entender o que é sucesso para cada um de seus clientes. Muitas vezes, por exemplo, a agência gera um volume alto de visitas ao site ou capta vários leads. No entanto, as vendas reais não são suficientes para que o cliente bata as metas.

Outro exemplo é quando o cliente valoriza coisas mais subjetivas, como um atendimento ágil ou uma boa frequência de reuniões presenciais.

Independentemente do caso, o grande segredo de focar no sucesso do cliente está em, antes de tudo, compreender o que ele enxerga como valor. A partir daí, será possível direcionar as abordagens, estratégias, ações e relacionamento para concentrar naquilo que é importante. E, com isso, conseguir verdadeiramente superar as expectativas.

Como apresentar propostas com alto valor agregado

Tendo em mente que o sucesso do cliente reflete no sucesso da agência, é chegado o momento de entender como apresentar propostas que encantem os clientes. Afinal, em um processo de vendas, a primeira impressão é, sim, a que fica.

Para que o relacionamento comece com o pé direito, é preciso que você entenda as dores do cliente e ele enxergue como as suas soluções vão ajudá-lo.

1. Diagnóstico do cliente

O primeiro passo está em justamente identificar o problema que o cliente enfrenta atualmente. Ele precisa apenas vender mais? Ou ele também quer contar com o apoio de uma agência que seja parceira para o atendimento, marketing etc.? 

Saiba que você não precisa tentar adivinhar esses pontos. Pelo contrário, é muito importante que você ouça o que o cliente tem a dizer e faça algumas perguntas para direcionar melhor a conversa.

Neste momento, não tenha medo de perguntar quais são os principais desafios enfrentados atualmente, o que não está satisfatório no trabalho da agência atual ou o que é esperado com este projeto.

Além de criar uma conexão maior com o cliente, essas informações serão essenciais para que você consiga apresentar um planejamento que “encha os olhos” e que faça sentido para o momento que o cliente está vivendo.

2. Monte um planejamento personalizado

Desenvolver propostas e planejamentos personalizados para cada cliente dá trabalho. No entanto, essa atitude pode diferenciar a sua agência das demais. Afinal, não há nada melhor para um cliente do que ele visualizar como seus problemas podem ser resolvidos a partir dessa nova parceria.

A dica aqui é apresentar uma proposta que vá de encontro aos objetivos conversados. De preferência, vá além do básico e traga alguns dados do mercado dele, exemplos de ações e, claro, alguns cases similares já entregues pela agência.

Quanto mais o cliente conseguir enxergar a realidade dele no planejamento, mais engajado ele ficará desde o começo.

3. Faça um acompanhamento

Essa dica não está relacionada apenas à fase de propostas, como também a toda a gestão de relacionamento com o cliente. Mesmo com o contrato assinado, é fundamental que a agência mantenha a proximidade, o interesse e a proatividade no projeto. Este último, inclusive, costuma ser uma das grandes queixas de clientes que trocam de agências.

Sugira constantemente novas ações que possam colaborar com os objetivos e pergunte ao cliente o que ele está achando do projeto ou se acredita que algo pode melhorar.

Com isso, a agência se mostra aberta a, de fato, construir junto com o cliente. E, assim, ajudá-lo a crescer e a faturar mais!

8 formas de ajudar o cliente a faturar mais

Agora que você á causou uma boa impressão e o cliente está dentro do time da agência, é chegado o momento de colocar em prática o planejamento e adotar algumas posturas para que ele possa faturar mais.

1. Adote uma postura consultiva

Muitas vezes, os projetos entram no automático e param de fazer sentido para o negócio do cliente. Especialmente porque estamos falando de um canal extremamente dinâmico como o e-commerce, é fundamental ficar atento às novidades e aos resultados para propor novas soluções que permitam conquistar os objetivos.

A dica aqui é manter uma postura mais proativa e tentar apresentar novas estratégias ou caminhos para os clientes sempre que estes forem coerentes. Com isso, você agrega mais valor ao trabalho da agência e ainda demonstra que realmente se importa com os resultados.

2. Aposte em análise de dados

Tudo que é realizado no meio online pode ser mensurado. E você deve usar isso a favor da sua agência e dos projetos dos clientes.

Muitas vezes, o cliente não consegue visualizar todo o trabalho que a agência tem nos “bastidores” e acaba cancelando o contrato por acreditar que pode fazer internamente ou conseguir um parceiro mais barato. E, quando isso acontece, a responsabilidade é da agência que não conseguiu mostrar o seu valor.

Para evitar, é fundamental que sejam feitos relatórios constantes para apontar com dados o que tem dado certo e o que precisa melhorar. Essa postura ainda ajuda a otimizar ainda mais os recursos e, consequentemente, contribui para o cliente faturar mais.

3. Saia do óbvio

Será que o melhor caminho para divulgar um e-commerce é sempre criar uma conta no Instagram? Muitas vezes, propomos os canais mais populares sem considerar que o público do cliente pode estar em mídias mais segmentadas.

Partindo do planejamento estratégico e da definição de personas, faça uma análise crítica das mídias e das ações que realmente têm o potencial de gerar resultados para os clientes. Apostar em redes de nicho, como o Pinterest, pode acabar gerando muito mais engajamento e conversões com a marca do que “brigar” por atenção nas redes mais conhecidas.

4. Aprofunde-se no negócio do cliente

Uma agência de e-commerce, de forma geral, tem o papel de vender para o cliente nos meios online. Mas como você espera vender bem para um negócio que não conhece direito?

É muito importante que seja realizada uma imersão no negócio do cliente, tanto para entender o mercado em que ele está inserido, quanto para ter uma ideia melhor de como funcionam os processos internos, os diferenciais e as pessoas-chave da empresa.

Com isso, você conseguirá ir muito além de veicular campanhas no Google e conseguirá, de fato, ajudar o cliente a estruturar sua operação e atender à demanda que a loja virtual vai gerar. Afinal, muitas vezes, o cliente cria expectativas de que apenas o trabalho da agência será suficiente para bater as metas. Esquecendo, assim, que é preciso também olhar para o estoque, para a equipe interna, para o SAC, entre outros pontos importantes.

5. Motive a sua equipe para engajar o cliente

Outro ponto importante é que um projeto de alta performance de e-commerce demanda o engajamento de todos os envolvidos, desde a sua equipe até a equipe do cliente. Quando um dos elos dessa cadeia não está envolvido e comprometido com os resultados, pode acabar impactando negativamente nos demais.

É fato que esse é um trabalho bastante complexo e subjetivo, no entanto, é importante que você pense em atitudes e iniciativas que permitam manter todos concentrados nos objetivos.

Que tal fazer reuniões mensais para apresentar os resultados e ouvir o feedback de toda a equipe? Ou, então, pedir as sugestões de pessoas que estão mais na ponta do processo, como o controle de estoque, quando algum obstáculo surgir?

6. Reforce a importância da fidelização

Assim como é importante para a sua agência fidelizar os clientes, também é importante para o e-commerce. Portanto, é fundamental também pensar em ações que mantenham os consumidores da loja encantados e satisfeitos.

Novamente, essa é uma estratégia que vai demandar tanto o trabalho da agência, quanto da equipe do cliente. Para a agência, ficará a responsabilidade de pensar nas estratégias mais adequadas, conteúdo, e-mails, promoções, entre outros.

Já para a equipe do cliente, é fundamental treinar os profissionais que cuidarão do SAC e, principalmente, evitar problemas comuns, como a falta de estoque ou o envio de mercadorias incorretas.

Ainda assim, investir na fidelização dos consumidores é uma das iniciativas com o maior potencial de retorno. Afinal, é muito mais fácil e barato vender para quem já gosta da loja do que tentar atrair novos compradores constantemente.

7. Use as promoções de forma adequada

As promoções são excelentes para movimentar as vendas em um e-commerce e atrair novos clientes. E, especialmente em datas sazonais como dia das mães e Natal, é fundamental realizar um planejamento para implementar e divulgar ações do tipo.

No entanto, é preciso tomar cuidado para que as promoções não se tornem o único recurso para o cliente faturar mais. Afinal, quando elas são usadas em excesso, podem acabar causando o efeito contrário. Um exemplo disso é quando o consumidor final começa a reconhecer o preço promocional como o valor real do produto. E, quando isso acontece, a tendência é que as vendas caiam nas épocas em que não houver nenhuma promoção.

Dessa forma, a dica é realmente seguir um planejamento e elencar as datas comemorativas que façam sentido para o negócio do cliente. Assim, as promoções se tornam um incentivador para as vendas, ao mesmo tempo que em o cliente também consegue se preparar para atender à demanda dessas épocas.

8. Explore todas as possibilidades da plataforma

Por fim, faturar mais para o cliente exige conhecer todos os recursos que estão disponíveis para que, assim, seja possível usá-los da melhor forma.

A Loja Integrada conta com uma série de aplicativos e ferramentas que permitem otimizar a performance de vendas, fidelizar clientes, divulgar promoções, ampliar as condições de pagamento, entre outros.

Quanto mais conhecimento a sua agência tiver a respeito deles, mais fácil será de desenvolver e implementar um projeto completo e de qualidade para os clientes. E, com certeza, esse será um importante diferencial no mercado, que impactará diretamente nos resultados obtidos, tanto para o cliente quanto para a agência.

Conclusão

Desenvolver projetos que ajudem o seu cliente a faturar mais é sinônimo de também alavancar as vendas e os níveis de fidelidade na sua agência. Afinal, clientes satisfeitos e que enxergam valor no trabalho oferecido compram mais serviços e permanecem por mais tempo dentro da carteira da agência.

Para conquistar esse patamar, no entanto, é preciso trabalhar em diversas frentes, que vão desde o desenvolvimento de propostas e projetos personalizados para as necessidades dos clientes até o uso adequado de todas as ferramentas digitais e aplicativos oferecidos pela plataforma de e-commerce.

Além disso, estabelecer um relacionamento próximo e consultivo com o cliente faz toda a diferença. Assim, é possível entender melhor suas dores e apresentar soluções que realmente o encantem.Que tal ir além do básico e começar a desenvolver projetos focados em performance em sua agência? Dê o primeiro passo conhecendo mais a fundo todos os aplicativos e possibilidades da Loja Integrada!

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