Blog da Loja Integrada

Home office: 8 dicas para gerenciar sua loja virtual de casa

As horas perdidas no trânsito, o desejo pela flexibilidade de horário, a economia de recursos e a possibilidade de trabalhar no seu ritmo são alguns dos fatores que levam alguns lojistas a optar por gerenciar sua loja virtual de casa. Apesar de ser vantajoso, é preciso ter muita organização e disciplina para não se perder nas atividades e conseguir dar o seu melhor nas tarefas do trabalho e de casa.

8 dicas para gerenciar sua loja virtual num home office

Confira nossas dicas para investir nesse novo formato de trabalho e ter um e-commerce de sucesso:

1. Seja muito disciplinado. Muito mesmo.

gerenciar sua loja virtual de casa

Para muitas pessoas, é fácil perder o foco estando num home office. Afinal, os filhos podem chamar, a campainha pode tocar, a preparação daquele lanche rápido pode se estender e outras situações podem acontecer. Por isso, disciplina é a chave para trabalhar em casa e continuar concentrado no trabalho.

 

2. Escolha um local adequado para seu home office

Se for possível, é importante separar um cômodo da sua casa exclusivamente para este fim. Na hora de pensar na arquitetura do espaço, invista numa boa iluminação e opte por móveis confortáveis e ergonômicos. Na decoração, escolha objetos que auxiliem na organização de tarefas – murais, cronogramas, calendários etc. – e na organização de documentos – como caixas organizadoras, pastas, arquivos. Além disso, uma decoração minimalista, com poucos objetos, evitará distrações.

 

3. Vista-se para o trabalho

Um dos maiores erros daqueles que optam pelo home office é trabalhar de pijama. O ato de tomar banho e trocar de roupa é fundamental para que a mente se prepare para a função “trabalhar”, deixando-o mais desperto e preparado para as atividades.

 

4. Defina seus horários de trabalho

Um dos benefícios do home office é o horário flexível, mas isso não significa trabalhar menos – e é preciso se policiar para não trabalhar demais. Defina os horários em que o seu cérebro funciona melhor e decida quais serão os seus períodos de trabalho, de pausas para lanche ou almoço e assim por diante. Dessa forma, ficará mais fácil criar uma rotina e resistir à tentação de trabalhar no horário de descanso ou o contrário. Além disso, evita que você vire a madrugada vendo seriado, por exemplo. Afinal, você precisa estar no seu home office no horário que definiu.

 

5. Estabeleça limites para familiares e amigos

Por falta de conhecimento, é comum que familiares e amigos peçam para você realizar favores, atividades ou iniciem uma conversa no seu horário e espaço de trabalho. Estabeleça limites claros para que eles possam ficar cientes dos seus horários de trabalho e do seu novo escritório.

 

6. Não fique confinado na sua casa

Respeitando os horários de trabalho que você estabeleceu, saia de casa algumas vezes ao dia. Ficar em casa 24 horas por dia vai parecer um confinamento e trabalhar em casa vai deixar de ser tão prazeroso. Faça uma caminhada, passeie com seu animal de estimação, leve os filhos ao parque e tenha momentos ao ar livre.

 

7. Prepare tudo para gerenciar a sua loja virtual

Liste quais são os itens que você precisa ter para gerenciar a sua loja virtual. Computador, Internet, documentos, telefone, papel, caneta e o que mais? Garanta que tudo esteja funcionando perfeitamente para não precisar perder horas de trabalho com isso. Além disso, é importante que os seus materiais estejam à mão. Dessa forma, você evita levantar toda hora que precisar de uma caneta, por exemplo.

 

8. Não deixe a interação humana de lado

Certamente, para gerenciar a sua loja virtual, você precisará de fornecedores e parceiros. Você poderá contatá-los virtualmente, mas é importante que mantenha contato pessoalmente para melhorar a relação com eles e não deixar de interagir com outros profissionais.

Com estas 8 dicas, gerenciar sua loja virtual do seu home office será ainda mais produtivo! Tem mais alguma dica sobre home office? Compartilhe conosco nos comentários!

Leia mais

Artigo anterior

Conciliar loja virtual com trabalho offline, é possível?

Leia mais

Próximo artigo

Atualização: Você oferece o desconto e o PayPal paga!

Deixe seu comentário