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Saiba a hora de expandir um negócio online

Após abrir um negócio e iniciar as operações, é natural que eventualmente o empreendedor comece a se questionar sobre a hora de expandir seu negócio.

Qual é, afinal, o momento certo? Quando surge a oportunidade de colocar a marca em um outro mercado? Quando há a necessidade de ampliar a equipe? Ou quando as vendas aumentam exponencialmente? 

A verdade é que identificar a hora certa de expandir seu negócio é tão crucial quanto colocar o plano de ampliação em prática. Por isso, o post de hoje é totalmente focado neste assunto!

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Aqui você vai ver:

Por que é importante saber o momento certo de expandir seu negócio?

Basicamente, porque identificar a hora certa vai permitir que ocorra uma expansão saudável e sustentável. Do contrário, essa ampliação pode ter um impacto negativo no seu empreendimento, como prejuízo econômico, acúmulo de estoque, sobrecarga de trabalho etc. 

Portanto, antes de partir para um plano de crescimento, é importante ter uma visão geral e realista do seu negócio além de entender os tipos possíveis de expansão.

Tipos de expansão

Quando falamos sobre expandir seu negócio, devemos lembrar que há vários tipos de ampliação.

O seu negócio pode estar pronto para uma ou mais formas de crescimento — ou pode precisar ainda de um pouco mais de tempo de maturação. 

Além disso, alguns tipos de expansão vão gerar consequentemente outros, pois estão associados — uma expansão de perfil de clientes provavelmente vai causar um aumento de vendas, por exemplo. Conheça alguns tipos:

Expansão de marcas: É o caso de empresas que decidem adquirir e agregar outras marcas que fazem sentido para o seu negócio. Por exemplo, uma loja virtual de cosméticos vendia produtos de somente duas marcas e passa a comercializar, além dessas, uma nova.

Expansão de vendas: É basicamente ampliar a quantidade de vendas que é realizada. Isso envolve uma mudança grande na operação da empresa, que inclui estoque, fornecedores, gestão, atendimento entre outros fatores. Por exemplo, a empresa vendia 500 produtos por mês e passa a vender 5.000.

Expansão de clientes: Em vez de atender apenas um perfil de cliente, é possível ampliar os horizontes e abranger outros tipos de público. Por exemplo, um pet shop que vendia apenas produtos para gatos e passa a oferecer também produtos para cachorros.

Expansão de canais de venda: Para um e-commerce, uma expansão de canal de vendas é passar a usar um marketplace ou uma ferramenta de venda em redes sociais — como o Instagram Shopping — por exemplo. Já para uma loja física, pode significar disponibilizar seus produtos em outros pontos de venda, abrir filiais ou investir no modelo de franquias.

Expansão de produtos: Ampliar a sua carteira de produtos também é um tipo de ampliação. Por exemplo, uma loja de moda que vendia apenas roupas e passa a oferece também calçados e acessórios.

Expansão geográfica: Para empresas com atuação local, começar a vender para outras cidades, estados ou países é uma expansão geográfica.

4 modelos de expansão

Com base nos indicadores mencionados no post 10 Sinais que é hora de expandir o seu negócio, você perceber que é hora de expandir seu negócio, é interessante avaliar os modelos de expansão para verificar qual se adequa melhor à sua situação. Alguns modelos são:

1. Franquia

Neste modelo, mais comum para lojas físicas, outras unidades de negócio passam a ser operadas por outros empreendedores independentes. Tudo com base em regras que a sua marca estabelece, mas é importante que você tenha o acompanhamento de algum profissional especializado em franquias. Dessa forma, você conseguirá crescer de forma saudável.

2. Novas unidades

Uma empresa, para expandir, pode adquirir novas unidades próprias para aumentar a sua área de atuação. No caso de uma loja online, por exemplo, a aquisição de uma loja física pode ser considerada um modelo de expansão. Mas coloque na ponta do lápis os gastos fixos que uma loja física traz e quanto você precisará aumentar o faturamento para, no final das contas, ter um lucro real.

3. Adquirir ou ser adquirido

Comprar uma outra empresa que passará a fazer parte da sua é um modelo de expansão. Por outro lado, ser comprado por uma empresa maior também significa expansão, uma vez que a empresa adquirida passa a ter acesso a contatos e processos que lhe ajudarão a crescer.

4. Ampliação de operação

Uma ampliação de operação pode envolver vários fatores. Tais como:

• Novos tipos de produtos e, consequentemente, um estoque maior;
• Novos nichos de mercado a serem atendidos;
• Mais colaboradores que precisarão ser contratados.