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Hora de organizar seu negócio para a Black Friday!

Estamos nos aproximando do mês da maior campanha de vendas da internet: a Black Friday, que neste ano ocorrerá no dia 27 de novembro. É hora do lojista iniciar a preparação do seu estoque, os motes de venda e a comunicação do seu negócio para a grande temporada de vendas, que inicia na Black Week e acaba emendando com as vendas de Natal e final de ano. 

Em um ano de recessão econômica, a data também deve sofrer impacto da crise causada pelo Covid-19, e o grande impacto que teve em todos os setores, impactando diretamente os brasileiros e a média de gasto nas compras da campanha. O que é importante lembrar é que a construção da campanha de vendas não acontece nos dias da Black Friday, mas sim, um tempo antes, desde ficar atento às pesquisas lançadas sobre o consumidor e as compras até organizar a operação como um todo para atender as expectativas do cliente. Separamos algumas dicas para iniciar a preparação do seu negócio, confira:

Organize os processos: A Black Friday teve início no Brasil em 2010, e a anto neste período.  As vendas nessa data podem representar o faturamento de até 2 meses de uma loja virtual, portanto não perca essa oportunidade. Aposte na automatização dos processos com um sistema de gestão ERP online e ganhe mais tempo para se envolver com novas campanhas de venda que irão colocar seu negócio em destaque. Nesta etapa é muito importante organizar o seu estoque e verificar quais produtos não poderão faltar, quais poderão ser liquidados com maior desconto e também avalie o que entrará na ala das promoções especiais. Se faltar produtos no estoque, é prejuízo em vendas para o seu negócio.

Comunicação: Nesta época, as campanhas têm grande de apelo de vendas, onde todas as lojas apostam em banners chamativos, e-mails ou campanhas em redes sociais. Entre na disputa e divulgue que seu negócio também adere aos descontos e mostre os diferenciais que você oferece. Seja claro nas abordagens e assertivo no perfil de cliente que deseja impactar, desta forma terá maior resultado em vendas. 

Atendimento: Principalmente em campanhas como a Black Friday, o  consumidor de e-commerce pesquisa muito e compare preços e vantagens antes de efetuar a compra. Abre diversos sites, lê os comentários sobre o lojista, avalia os produtos e faz uma comparação. Quando ele decide ele precisa ser bem atendido e não ficar com dúvidas que está fazendo a melhor compra. Apostar em um atendimento personalizado é um diferencial para mostrar-se disponível quanto a dúvidas sobre o produto, ou esclarecimentos sobre a entrega. Esse atendimento dará ao consumidor a confiança necessária para realizar a compra.

Descontos reais e atrativos: Sim, o preço do produto é muito importante para a finalização da compra, mas também fatores como a reputação da loja, prazo de entrega e frete são determinantes para o consumidor efetuar a compra. Esses fatores formam o que se chama de experiência de compra, que engloba desde a pesquisa no site até o recebimento do produto em casa. Muitas vezes, a confiança de estar com o aporte de um Marketplace e inserido em grandes lojas já parte de um diferencial importante em um período onde a procura cresce, mas a oferta também é cada vez maior e no meio virtual. Para a conta fechar, negocie com seus fornecedores e garanta bons descontos ao seu cliente.

Planejamento logístico: A experiência de compra do consumidor sempre deve vir em lugar de destaque em campanhas de venda. É nestes momentos que as lojas se fortalecem perante o consumidor, e por isso, organizar a logística de entrega e manter o frete dentro do prazo esperado é fundamental. Negocie antecipadamente com as transportadoras para que a logística ocorra da melhor forma, mesmo sabendo que com o maior volume de entregas que a Black Friday, acaba gerando alguns atrasos. 

Integrar os processos de vendas, controlar o estoque e otimizar a logística sõ fatores fundamentais para que a Black Friday seja uma campanha de vendas de sucesso para o seu negócio. Os processos internos são refletidos no sucesso do e-commerce,portanto a definição de preços, o atendimento e o pós venda devem ser alinhados desde agora para que a campanha gere bons resultados. Os processos ficam mais organizados com um sistema de gestão ERP online como o Bling! que integra seu e-commerce aos marketplaces, e também emite nota fiscal eletrônica e boleto bancário. Se ainda não é cliente Bling, utilize o cupom #lojaintegrada e teste grátis por 4 meses.

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