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Instagram para e-commerce: Dicas para engajar sua loja no Instagram

Todos os dias, somos bombardeados com informações o tempo todo. São milhares de notícias, propagandas, afazeres, entre outras coisas que fazem nosso cérebro começar a “ignorar” anúncios tradicionais ou conteúdos repetitivos. Isso acabou tornando mais difícil fazer sua empresa aparecer, certo? Em contrapartida, as redes sociais ganharam força, as pessoas começaram a passar mais tempo conectadas a ela e as empresas começaram a ter um espaço para “aparecer”. Destas redes sociais, o Instagram se tornou uma ferramenta poderosa de marketing e eu separei dicas para tornar o Instagram da sua empresa mais atrativo. Vamos lá?

Ao começar, lembre-se que planejamento é a parte mais importante de qualquer projeto dentro da sua empresa. Por isso, comece se planejando e estudando seu mercado, conheça seus concorrentes, seu público alvo e crie sua persona. Persona é seu cliente ideal, a pessoa que vai comprar seu produto. Ao criá-la, dê nome, idade, cargo/salário, e etc. Quanto mais dados sobre sua persona você fornecer, melhor. Assim, você terá dados para começar a criar sua estratégia de conteúdo, pois todo conteúdo produzido será direcionado a sua persona.

Perfil no Instagram

Pesquisas mostram que empresas tem um ótimo desempenho dentro do Instagram e a rede social tem se tornado principal fonte de pesquisas para os consumidores. Ou seja, antes de realizar uma compra, as pessoas pesquisam pela empresa ou produto dentro do Instagram! Por isso, é imprescindível que seu perfil seja atrativo e tenha conteúdos criativos e de alto impacto.

Tenha um perfil somente para sua empresa

Ao criar o perfil da sua loja, não misture com sua conta pessoal. Ao pesquisar por sua loja, o cliente quer saber do seu produto ou conhecer um pouco mais da sua empresa e misturar seu conteúdo profissional com pessoal diminui a credibilidade da sua marca. Use seu perfil como vitrine do seu e-commerce.

Crie uma identidade visual para seu perfil

Perfis com identidade visual definida tem maior aceitação com o público. Escolha um padrão para trabalhar: você pode criar uma regra por cor ou sequências de fotos. Crie um calendário de postagens e visualize como cada postagem se encaixará no seu feed. Quanto a frequência de postagens, não existe uma regra exata. Não poste repetidas vezes no mesmo dia e não fique muito tempo sem postar. Observe o engajamento do seu público com suas postagens na ferramenta Insights, disponível para contas comerciais. Lá é possível saber quais horários suas postagens têm mais envolvimento, a localização de seguidores, entre outros dados. Utilize essas informações para criar sua regra de postagem.

Utilize a ferramenta de Stories

A ferramenta de Stories aumentou o tempo de permanência das pessoas dentro do Instagram. Por ser um conteúdo interativo, fica mais fácil atingir o público através da ferramenta. Os conteúdos postados dentro dos Stories somem após 24 horas e tem duração de 5 segundos para fotos e até 15 segundos para vídeos. Crie conteúdos de fácil absorção e alto impacto, sempre visando criar relacionamento com seus seguidores. O público gosta de sentir que faz parte da sua empresa, use os Stories para criar essa aproximação. Crie enquetes, promoções, poste fotos clientes usando seu produto, mostre momentos da sua empresa, e etc. Perfis que postam Stories todos os dias tem engajamento maior dos que não utilizam a ferramenta. Lembre-se de sempre usar imagens de alta qualidade e abusar da criatividade.

Hashtags são importantes.

As hashtags servem para reunir publicações com um mesmo tema e facilita que pessoas encontrem sua publicação através da ferramenta de busca do aplicativo. Porém, segmente suas hashtags de acordo com o objetivo da sua publicação, evite usar hashtags muito amplas, quanto mais segmentada for, maior a chance de converter suas postagens em vendas. Crie uma hashtag personalizada para sua marca, isso torna mais fácil encontrar os conteúdos sobre sua empresa. Publicações com hashtags tem engajamento até 12% maior! E empresas tem melhor engajamento com hashtags, 7 das 10 maiores hashtags foram criadas por empresas.

Infelizmente, postagens orgânicas tem engajamento menor. Após a mudança do algoritmo do Instagram, postagens orgânicas são exibidas apenas para 10% dos seus seguidores e se o engajamento for alto, sua postagem vai aparecendo para o resto dos seus seguidores, gradativamente. Por isso, patrocinar anúncios é importante para aumentar o alcance do seu perfil, gerar novos acessos em seu e-commerce, entre outras ações. Ao começar a patrocinar postagem, leia com atenção as diretrizes da plataforma porque anúncios mal configurados podem acarretar na perda da sua conta.


Número de seguidores importa sim!

Ter um grande número de seguidores aumenta a credibilidade da sua marca. Isso mostra que sua empresa é conhecida e seus conteúdos interessantes. Tenha um público que seja interessante para sua empresa. Invista em seguidores do seu ramo de venda, por exemplo. Não deixe de manter esse público engajado usando essas dicas, ok?

Não temos uma fórmula pronta para o sucesso imediato no Instagram. Como qualquer ação dentro da empresa, o crescimento dentro da rede é aos poucos. Lembre-se de anotar e comparar os dados obtidos em suas ações. Assim, você consegue ver quais campanhas têm tido bons resultados e quais não performaram como o esperado. Se alguma estratégia não deu certo, é super normal, não se desespere. Coloque essas dicas em prática, tenha paciência e tenha um perfil de sucesso!

 

Dica extra​: Já pensou em ganhar seguidores reais e interessados no seu conteúdo? A Socialrocket é uma plataforma de engajamento e automação para Instagram! Com ela é possível segmentar o público de interesse por segmento, perfis de inspiração ou concorrentes, localização e hashtags, agendar postagens, criar campanhas de directs para todos seus seguidores e gerenciar comentários dentro da plataforma. Quer saber mais? Clica aqui e decole seu perfil com a Socialrocket!

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