Blog da Loja Integrada

Inteligência Artificial personaliza a experiência na Black Friday!

É graças à tecnologia que o e-commerce existe: hoje conseguimos vender tanto para quem está perto quanto muito longe de nós. Nossos produtos estão, literalmente, a um clique de distância dos nossos clientes. E quando o assunto é tecnologia, é sempre possível ir um pouco mais além. Por isso, no texto de hoje da Série Black Friday 2019, vamos falar das possibilidades que a inteligência artificial traz para as lojas e como ela pode ser uma grande aliada na Black Friday em especial.

O que é Inteligência Artificial?

Também conhecida pela sua sigla IA ou pela versão em inglês AI – Artificial Intelligence, a inteligência artificial é um conjunto de mecanismos e tecnologias que tentam simular o raciocínio humano de forma que máquinas possam analisar um cenário, tomar uma decisão e efetuar uma ação. Tudo, é claro, conforme previamente programado por um ser humano.

Quais são os principais recursos de Inteligência Artificial que existem hoje para lojas virtuais?

Como exemplos de recursos que já aplicam a Inteligência Artificial, podemos citar alguns bastante relevantes para o e-commerce. Por exemplo:

1. Automação de marketing

A automação nada mais é do que identificar uma ação do usuário nas propriedades digitais da loja e programar uma máquina para disparar certos tipos de comunicados para este usuário.

O objetivo é a entrega de conteúdos mais personalizados, ou seja, que abordam os interesses e atividades recentes dessas pessoas. Além de entregar informações cada vez mais aprofundadas para que elas avancem continuamente no funil de conversão.

2. Chatbot

O chatbot também usa a mesma lógica, é um robô de chat. Ao ser programado para determinada ação, ele é capaz de responder a comandos (ou perguntas) que recebe dos usuários que interagem com ele. Dessa forma, é possível oferecer um atendimento 24 horas, 7 dias por semana, contando, é claro, com uma equipe humana dedicada a oferecer atendimento para situações mais complexas e para fazer a manutenção das programações do robô.

Como a Inteligência Artificial pode ser aplicada na Black Friday?

Além dos exemplos citados acima, há duas outras opções que podem ser especialmente interessantes para a Black Friday — uma data em que qualquer recurso pode ser crucial para atrair e converter o cliente. São elas:

1. Vitrine personalizada

Imagine que, ao entrar no seu site, o cliente veja exatamente o produto que está buscando. Mágica? Não. É tecnologia. Por meio desse recurso, a sua loja vai conseguir identificar quais são os principais produtos buscados pelos seus visitantes — com base em histórico de navegação, dados demográficos e outros — e oferecê-los numa vitrine personalizada para os desejos do consumidor. O resultado é uma experiência de compra ajustada especialmente para o cliente. Logo, as chances de conversão, cross-selling e upselling são bem maiores.

2. Pop-up de retenção

Já os pop-ups de retenção aparecem para o cliente naqueles momentos mais estratégicos. Por exemplo, quando eles vão abandonar uma página ou um carrinho. A solução para reter este cliente pode ser oferecer uma oferta irresistível para ele prosseguir no processo de conversão. Esse recurso é especialmente importante, pois pode ser a diferença entre um carrinho abandonado e um cliente retido.

Como aplicar a IA na minha loja virtual? Conheça a SmartHint!

Após vermos as vantagens e possibilidades da Inteligência Artificial, é hora de partir para a parte prática. Como instalar os recursos citados acima na sua loja? Nossa dica é contar com uma plataforma de confiança e que tenha experiência no mercado para auxiliar a sua loja.

Nossa sugestão é a SmartHint. Com planos que começam em R$ 0, a plataforma oferece a tecnologia necessária para que você ofereça recomendações que atendem às necessidades dos clientes, ou pop-ups que vão ajudar a reter os consumidores que ameaçarem abandonar a página.

E ainda tem uma vantagem especial: a SmartHint tem integração com a Loja Integrada, o que facilita e agiliza o processo de vinculação ao seu e-commerce. Conheça a SmartHint!

Leia mais

Artigo anterior

4 ações de contabilidade essenciais para a Black Friday

Leia mais

Próximo artigo

Pacotão de Vantagens Black Friday 2019

Deixe seu comentário