Blog da Loja Integrada

Loja nova: como conquistar a confiança dos clientes?

Quando somos novos num determinado ambiente — de trabalho, por exemplo —, é comum que leve um certo tempo para sermos reconhecidos por aqueles que estão perto de nós. É preciso que eles vejam nosso esforço, observem como nos comportamos etc. Com uma loja nova, o desafio é o mesmo. Se você chegou agora no mercado e ainda não consolidou a sua marca, como conquistar a confiança dos clientes? É o que pretendemos apresentar no texto de hoje. Fique ligado(a)!

Por que muitos consumidores desconfiam de lojas novas?

O segmento de e-commerce oferece muita facilidade e comodidade com a transação online. No entanto, infelizmente, é justamente este benefício que atrai cibercriminosos, que violam a segurança dos clientes e da loja, roubando dados pessoais ou bancários, clonando cartões etc. Segundo um levantamento da Konduto (empresa brasileira de antifraude) publicado pelo site E-commerce Brasil, o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude a cada cinco segundos.

Além disso, existem também aqueles que abrem lojas falsas, vendendo produtos que nunca serão entregues aos compradores.

Estes fatos assustam alguns consumidores e os afastam de lojas novas. Eles acreditam que é mais seguro e confiável comprar de lojas grandes e com mais tempo de mercado.

Como reverter esta situação e conquistar a confiança dos clientes?

De fato, não podemos negar que os consumidores estão certos em ter esta preocupação. No entanto, o que você, novo lojista, precisa fazer é mostrar a ele que a sua loja é real, está protegida e se preocupa em oferecer um ambiente seguro aos seus clientes, bem como uma boa experiência de compra. Confira abaixo algumas dicas para reverter esta situação e conquistar a confiança dos clientes.

1. Mostre que a sua loja existe
Parece uma dica estranha, não é mesmo? Mas como falamos acima, muitos golpistas criam lojas falsas com o objetivo de realizar transações verdadeiras, sem entregar os produtos/serviços adquiridos. Por isso, mostrar que a sua loja existe de verdade é uma ótima estratégia. Você pode, por exemplo:

Contar a história da loja
Apresente uma série de posts ou vídeos nas redes sociais ou crie uma página especial para mostrar toda a história da loja. Como surgiu a ideia, como foi a sua fundação e tudo mais que ajudar o consumidor a ver que esta loja existe de fato.

Vender a sua causa, e não o seu produto
Além da história da loja, apresente qual é a missão ou a causa que a loja se propõe a atender. Dessa forma, você mostrará para o seu potencial cliente que a sua loja não só existe como veio ao mercado com um objetivo.

Mostrar a sua cara
Mostre ao consumidor que a sua loja é feita de pessoas reais. Mesmo que, por enquanto, você esteja sozinho na operação. Mostre fotos da produção, da embalagem, da postagem dos produtos e de qualquer outro momento que mostre uma situação interessante dos bastidores da loja. Isso fará o cliente perceber que a sua empresa é feita de gente trabalhadora. De quebra, você ainda humaniza o processo de compra e venda de um produto, trazendo o consumidor para mais perto de você. O objetivo é aprimorar a confiança, mas você ganha de brinde um relacionamento mais próximo e forte com o cliente. Isso vai ser muito importante para a sua loja a longo prazo.

Ter perfis em redes sociais
Lojas fakes não se preocupam em criar canais de relacionamento com o cliente. Por isso, manter e atualizar perfis em redes sociais lhe ajuda a mostrar para o cliente que a loja está preocupada em manter um canal de relacionamento e de comunicação com o cliente. Além disso, as redes sociais lhe permitem mostrar a rotina e as pessoas que compõem a empresa — sem falar que são um canal aberto de comunicação entre loja e cliente.

Exibir CNPJ, telefone e endereço
O CNPJ é uma garantia importantíssima para o cliente ver que a loja existe e está em dia com as suas obrigações legais. Além disso, é uma validação governamental de que a sua empresa é idônea.

Já o telefone e o endereço não só validam a existência da sua empresa como dão ao cliente uma nova forma de contato. Isso transmite segurança, pois mostra que, caso aconteça algum problema, a empresa proporciona várias formas de contato disponíveis para atendê-lo.

2. Faça uma venda
Parece bobo e óbvio, pois a venda é o objetivo de qualquer negócio. O fato é que vendas atraem vendas. Se um cliente vê que outros consumidores estão comprando de uma loja, a probabilidade de comprar também aumenta. Mas a dificuldade de realizar vendas está justamente no desafio de conquistar a confiança dos clientes. Então, como resolver esta equação? A dica é pedir ajuda. Vale pedir para amigos e parentes realizarem suas primeiras compras. Outra sugestão é divulgar no mundo físico o seu negócio online. Comentar com quem você conhece sobre a sua loja online e convidá-los a serem seus primeiros clientes
No texto 6 dicas para fazer sua primeira venda online!, você encontra mais dicas sobre como conquistar as suas primeiras vendas.

3. Obtenha certificados
Há dois certificados que recomendamos para qualquer lojista — independente do ramo em que atua:

Certificado digital SSL
É um protocolo internacional que cria um ambiente seguro para transações de informações sigilosas — como dados bancários, por exemplo.
Saiba tudo sobre o certificado digital no texto Certificado digital para e-commerce: o que é, para que serve e como instalar em sua loja virtual.

Ebit
O selo da Ebit demonstra o quão confiável é aquela loja com base em pesquisas realizadas com os clientes do próprio estabelecimento. São duas fases de pesquisa: ao finalizar a compra — para verificar a experiência de compra do consumidor — e ao receber o produtos — para verificar a forma de entrega, prazo, qualidade do produto etc. Além disso, a Ebit é uma empresa de muito renome tanto para os clientes quanto para os lojistas. Ter uma empresa assim certificando a loja é muito importante para conquistar a confiança dos clientes. Conheça mais sobre Ebit no texto Saiba a importância do Ebit para loja virtual.
Além do certificado digital SSL e do selo Ebit, há validações questão específicas para determinados ramos de mercado. A dica é pesquisar as mais relevantes para você, pois podem ajudar a sua loja a ter mais visibilidade e conquistar a confiança dos clientes.

4. Conquiste depoimentos
Lembra que comentamos que vendas atraem vendas, pois, quando o cliente vê que outros clientes estão comprando de uma empresa, passam a vê-la com outros olhos? Por este mesmo motivo, os depoimentos podem lhe ajudar a conquistar a confiança dos clientes. Eles verão que outros clientes tiveram uma experiência positiva com a loja e terão mais desejo de comprar daquela loja também.

5. Não economize em informações
Apresente aos seus clientes tantas informações sobre seus produtos quanto possível. Vídeos de demonstração, tutoriais e imagens de alta qualidade são alguns exemplos. Além disso, considere enviar brindes ou amostras de outros produtos para as primeiras vendas. Dessa forma, eles poderão conhecer melhor o seu catálogo.

Gostou de descobrir como uma loja nova pode trabalhar para conquistar a confiança dos clientes? Então, agora é hora de saber Como criar um plano de marketing para alavancar as vendas.

Leia mais

Artigo anterior

Como montar um mix de produtos ideal para seu negócio online

Leia mais

Próximo artigo

Nome de domínio ideal: como escolher o seu?

Deixe seu comentário