Quando somos novos num determinado ambiente — de trabalho, por exemplo —, é comum que leve um certo tempo para sermos reconhecidos por aqueles que estão perto de nós. É preciso que eles vejam nosso esforço, observem como nos comportamos etc. Com uma loja nova, o desafio é o mesmo. Se você chegou agora no mercado e ainda não consolidou a sua marca, como conquistar a confiança dos clientes? É o que pretendemos apresentar no texto de hoje. Fique ligado(a)!
Por que muitos consumidores desconfiam de lojas novas?
O segmento de e-commerce oferece muita facilidade e comodidade com a transação online. No entanto, infelizmente, é justamente este benefício que atrai cibercriminosos, que violam a segurança dos clientes e da loja, roubando dados pessoais ou bancários, clonando cartões etc. Segundo um levantamento da Konduto (empresa brasileira de antifraude) publicado pelo site E-commerce Brasil, o e-commerce brasileiro sofre uma tentativa de fraude a cada cinco segundos.
Além disso, existem também aqueles que abrem lojas falsas, vendendo produtos que nunca serão entregues aos compradores.
Estes fatos assustam alguns consumidores e os afastam de lojas novas. Eles acreditam que é mais seguro e confiável comprar de lojas grandes e com mais tempo de mercado.
Como reverter esta situação e conquistar a confiança dos clientes?
De fato, não podemos negar que os consumidores estão certos em ter esta preocupação. No entanto, o que você, novo lojista, precisa fazer é mostrar a ele que a sua loja é real, está protegida e se preocupa em oferecer um ambiente seguro aos seus clientes, bem como uma boa experiência de compra. Confira abaixo algumas dicas para reverter esta situação e conquistar a confiança dos clientes.
1. Mostre que a sua loja existe
Parece uma dica estranha, não é mesmo? Mas como falamos acima, muitos golpistas criam lojas falsas com o objetivo de realizar transações verdadeiras, sem entregar os produtos/serviços adquiridos. Por isso, mostrar que a sua loja existe de verdade é uma ótima estratégia. Você pode, por exemplo:
Contar a história da loja
Apresente uma série de posts ou vídeos nas redes sociais ou crie uma página especial para mostrar toda a história da loja. Como surgiu a ideia, como foi a sua fundação e tudo mais que ajudar o consumidor a ver que esta loja existe de fato.
Vender a sua causa, e não o seu produto
Além da história da loja, apresente qual é a missão ou a causa que a loja se propõe a atender. Dessa forma, você mostrará para o seu potencial cliente que a sua loja não só existe como veio ao mercado com um objetivo.
Mostrar a sua cara
Mostre ao consumidor que a sua loja é feita de pessoas reais. Mesmo que, por enquanto, você esteja sozinho na operação. Mostre fotos da produção, da embalagem, da postagem dos produtos e de qualquer outro momento que mostre uma situação interessante dos bastidores da loja. Isso fará o cliente perceber que a sua empresa é feita de gente trabalhadora. De quebra, você ainda humaniza o processo de compra e venda de um produto, trazendo o consumidor para mais perto de você. O objetivo é aprimorar a confiança, mas você ganha de brinde um relacionamento mais próximo e forte com o cliente. Isso vai ser muito importante para a sua loja a longo prazo.
Ter perfis em redes sociais
Lojas fakes não se preocupam em criar canais de relacionamento com o cliente. Por isso, manter e atualizar perfis em redes sociais lhe ajuda a mostrar para o cliente que a loja está preocupada em manter um canal de relacionamento e de comunicação com o cliente. Além disso, as redes sociais lhe permitem mostrar a rotina e as pessoas que compõem a empresa — sem falar que são um canal aberto de comunicação entre loja e cliente.
Exibir CNPJ, telefone e endereço
O CNPJ é uma garantia importantíssima para o cliente ver que a loja existe e está em dia com as suas obrigações legais. Além disso, é uma validação governamental de que a sua empresa é idônea.
Já o telefone e o endereço não só validam a existência da sua empresa como dão ao cliente uma nova forma de contato. Isso transmite segurança, pois mostra que, caso aconteça algum problema, a empresa proporciona várias formas de contato disponíveis para atendê-lo.
2. Faça uma venda
Parece bobo e óbvio, pois a venda é o objetivo de qualquer negócio. O fato é que vendas atraem vendas. Se um cliente vê que outros consumidores estão comprando de uma loja, a probabilidade de comprar também aumenta. Mas a dificuldade de realizar vendas está justamente no desafio de conquistar a confiança dos clientes. Então, como resolver esta equação? A dica é pedir ajuda. Vale pedir para amigos e parentes realizarem suas primeiras compras. Outra sugestão é divulgar no mundo físico o seu negócio online. Comentar com quem você conhece sobre a sua loja online e convidá-los a serem seus primeiros clientes
No texto 6 dicas para fazer sua primeira venda online!, você encontra mais dicas sobre como conquistar as suas primeiras vendas.
3. Obtenha certificados
Há dois certificados que recomendamos para qualquer lojista — independente do ramo em que atua:
Certificado digital SSL
É um protocolo internacional que cria um ambiente seguro para transações de informações sigilosas — como dados bancários, por exemplo.
Saiba tudo sobre o certificado digital no texto Certificado digital para e-commerce: o que é, para que serve e como instalar em sua loja virtual.
Ebit
O selo da Ebit demonstra o quão confiável é aquela loja com base em pesquisas realizadas com os clientes do próprio estabelecimento. São duas fases de pesquisa: ao finalizar a compra — para verificar a experiência de compra do consumidor — e ao receber o produtos — para verificar a forma de entrega, prazo, qualidade do produto etc. Além disso, a Ebit é uma empresa de muito renome tanto para os clientes quanto para os lojistas. Ter uma empresa assim certificando a loja é muito importante para conquistar a confiança dos clientes. Conheça mais sobre Ebit no texto Saiba a importância do Ebit para loja virtual.
Além do certificado digital SSL e do selo Ebit, há validações questão específicas para determinados ramos de mercado. A dica é pesquisar as mais relevantes para você, pois podem ajudar a sua loja a ter mais visibilidade e conquistar a confiança dos clientes.
4. Conquiste depoimentos
Lembra que comentamos que vendas atraem vendas, pois, quando o cliente vê que outros clientes estão comprando de uma empresa, passam a vê-la com outros olhos? Por este mesmo motivo, os depoimentos podem lhe ajudar a conquistar a confiança dos clientes. Eles verão que outros clientes tiveram uma experiência positiva com a loja e terão mais desejo de comprar daquela loja também.
5. Não economize em informações
Apresente aos seus clientes tantas informações sobre seus produtos quanto possível. Vídeos de demonstração, tutoriais e imagens de alta qualidade são alguns exemplos. Além disso, considere enviar brindes ou amostras de outros produtos para as primeiras vendas. Dessa forma, eles poderão conhecer melhor o seu catálogo.
Gostou de descobrir como uma loja nova pode trabalhar para conquistar a confiança dos clientes? Então, agora é hora de saber Como criar um plano de marketing para alavancar as vendas.
Deixe seu comentário