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loja virtual integrada com redes sociais

Vendas em redes sociais: como integrar com sua loja virtual?

Entenda mais sobre loja virtual integrada com redes sociais e como essa prática pode ajudar o seu ecommerce a aumentar seu volume de vendas.

Ter uma loja virtual integrada com redes sociais oferece mais oportunidades aos lojistas, vez que seu negócio passa a ficar em evidência devido grande parte da população utilizar essas plataformas diariamente.

Entretanto, fazer essa integração ainda se mostra um problema para muitos empreendedores virtuais, em geral, por causa do seu desconhecimento no assunto, ou até mesmo em razão da sua incerteza com relação a efetividade dessa prática.

Dessa forma, nesta artigo falaremos sobre como uma loja virtual integrada com redes sociais pode ajudar a sua empresa a se tornar autoridade no setor e, consequentemente, aumentar o seu volume de vendas.

Qual a importância de ter a loja virtual integrada com redes sociais?

Primeiramente, é importante lembrar que o Brasil é o terceiro país no ranking mundial referente ao uso de redes sociais, com uma média de 3 horas e 42 minutos por dia. Para ser mais exato, cerca de 57% da população brasileira se encontra conectada a websites como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e etc. Esses números evidenciam o poder descomunal dessas plataformas e o quão importante é para o seu negócio fazer parte de todo esse ecossistema.

Além disso, paralelo a esses dados, temos o excelente momento vivido pelo comércio virtual no país, onde segundo levantamento feito pela agência Neotrust, o ecommerce brasileiro cresceu 27% e faturou R$ 161 bilhões em 2021.

Diante de todas essas informações, fica mais fácil de entender o motivo pelo qual você precisa ter a sua loja virtual integrada com redes sociais, levando em consideração o crescimento simultâneo dessas duas frentes e a possibilidade de expandir o seu negócio de forma rápida e eficaz.

Preciso vincular minha loja a quais redes sociais?

Quando falamos sobre loja virtual integrada com redes sociais, essa é uma das perguntas mais frequentes e que acabam gerando mais confusão entre os lojistas. Em suma, não existe uma plataforma específica na qual você deva criar uma conta e vincular o seu ecommerce.

Isso porque a escolha da rede social vai depender do produto comercializado pela sua loja e, principalmente, de onde o seu público se encontra. Ou seja, não adianta criar uma conta e vincular a sua loja ao TikTok, se o seu cliente não está lá.

Em geral, diversos lojistas preferem utilizar plataformas como Facebook e Instagram, que por sinal são duas das redes com mais usuários atualmente (atrás apenas do YouTube). Ambas as opções oferecem funcionalidades interessantes que, se bem exploradas, podem contribuir bastante para o aumento da taxa de conversão.

Por fim, é importante ressaltar que apenas ter a sua loja virtual integrada com redes sociais não é o suficiente. É preciso mantê-la atualizada. Dessa forma, escolha as plataformas que mais farão sentido para você, pois será necessário dedicar tempo e força de trabalho para manter uma presença ativa nesses canais.

Quais os tipos de uso de redes sociais como Instagram e Facebook?

  • Facebook: atualmente perde apenas para o YouTube em número de usuários. O site facilita campanhas virais e permite ofertas personalizadas baseadas em dados dos usuários. É o espaço com maior potencial para reunir os fãs da marca. Justamente por isso é ideal para divulgar promoções exclusivas;
  • Instagram: voltado para fotos, vídeos e stories, a plataforma permite a divulgação de produtos e ainda conta com excelentes ferramentas capazes de facilitar o engajamento do seu público.

Loja virtual integrada com redes sociais: quais os benefícios?

De fato, estratégias de marketing voltadas para as redes sociais costumam obter mais chances de sucesso. Veja a seguir, dois benefícios importantes que poderão ser explorados pela seu ecommerce.

Maior visibilidade

Devido ao elevado número de usuários presentes nessas mídias sociais, o investimento em tráfego se torna um dos principais motivos pelo qual vale a pena ter a sua loja virtual integrada com redes sociais.

Em outras palavras, é possível atrair pessoas para a sua loja a um custo menor do que na utilização de links patrocinados. A eficácia da estratégia pode ser percebida no fato de que a cada 10 compradores efetivos, 4 compartilharam o produto antes nas redes.

Resumidamente, essas plataformas trazem mais visibilidade para sua empresa a um custo menor e podem se aliar com diversas outras estratégias. Além disso, ser reconhecido pelos seus clientes é o primeiro passo. Outra não menos relevante é o relacionamento com estas pessoas.

Melhora no relacionamento com o seu cliente

De antemão, a comunicação nas mídias sociais acontece de uma forma muito mais direta, sendo possível interagir através das publicações de uma forma mais abrangente, ou até mesmo por meio de mensagens individuais.

Entretanto, é importante ressaltar que a forma como sua loja se comunica com os seus clientes precisa ser personalizada, em razão dos diferentes estágios da jornada de compra que eles se encontram.

Tenha em mente que boa parte do seu público estará presente no topo do funil, ao passo que uma oferta direta pode não trazer o resultado desejado. Desse modo, a ideia é investir em conteúdo relevante, que traga informação para os visitantes das suas páginas.

O marketing de conteúdo ajuda na atração de novos clientes e trabalha na fidelização dos que já foram conquistados.

Além disso, ao entreter seu público com materiais informativos e valorosos, automaticamente eles se tornarão promotores da sua marca, compartilhando seus conteúdos para mais pessoas.

Ou seja, uma estratégia de inbound marketing bem aplicada pode fazer com que o fluxo de compradores na sua loja seja constante, possibilitando atingir um excelente retorno sobre o investimento (ROI) à baixo custo.

Como integrar Loja Virtual com as principais redes sociais?

Normalmente, sempre que recebemos e-mails corporativos, se repararmos no rodapé do conteúdo, é possível visualizar o botão de compartilhamento.

Isso porque as empresas já perceberam o quão importante é expandir seus produtos, conteúdos e publicações para as pessoas presentes nas mídias sociais, sendo essa prática essencial para o fortalecimento da marca.

Em síntese, esse processo pode ser realizado com a inclusão de botões na sua loja. Nesse sentido, recomendamos a Loja Integrada, uma plataforma gratuita e que cumpre com essa e outras formas de integração de maneira simples e intuitiva.

Por fim, conforme já mencionado anteriormente, lembre-se que tão importante quanto ter esses botões em sua loja online é encorajar a participação do seu público em seus perfis. Procure oferecer um conteúdo atualizado e interessante e links interativos, além de participar ativamente das discussões que envolvem a sua área de atuação.

Conclusão

Vivemos na era da comunicação e, como não podia ser diferente, vemos pessoas cada vez mais conectadas. Logo, ao abrir o seu comércio eletrônico, é fundamental adotar estratégias que fortaleçam a sua presença nas mídias sociais.

Isso fará com que o seu negócio possa ser visto por quem realmente tem interesse no seu produto, ajudando você a se tornar autoridade no seu ramo de atuação.

Agora que você entendeu a importância de ter a sua loja virtual integrada com redes sociais, não se esqueça de acessar nosso blog para mais conteúdos como esse e diversos outros artigos sobre o mundo do marketing digital.