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Mais promoções e menos prejuízos na sua loja virtual

 

Realizar promoções no e-commerce é bastante positivo. Afinal, esta é uma ótima forma de chamar a atenção daqueles que ainda não são consumidores, fidelizar os que já compram na loja, alavancar as vendas e liberar espaço no estoque. No entanto, é interessante tomar alguns cuidados para garantir que seja uma promoção sem prejuízo. Sem planejamento nem um objetivo claro, este tipo de ação pode comprometer a rentabilidade da empresa.

Quais aspectos devem ser considerados para realizar uma promoção sem prejuízo?

Para realizar uma promoção que divulgue a marca e aumente as vendas sem comprometer as finanças da loja virtual, você deve atentar-se aos seguintes pontos:

1. Onde pretende-se chegar?

O primeiro passo para planejar a promoção é definir um objetivo para ela. Alguns exemplos são divulgar novos produtos, liberar espaço no estoque, conquistar novos clientes, fidelizar os que já existem, aumentar o ticket médio ou aumentar/formar um banco de dados com informações sobre os clientes.

2. Quais produtos anunciar?

A resposta é simples: aqueles que te ajudarem a cumprir o seu objetivo. Os mais vendidos e comprados com mais frequência são os mais propensos a aumentar vendas. Já os mais rentáveis podem aumentar o interesse de novos clientes. Os itens que puxam a compra de outros produtos ajudam a liberar estoque.

3. Qual tipo de promoção realizar?

Novamente tudo depende do objetivo da sua promoção. Vamos a alguns exemplos:

Considere se a promoção deve ser uma estratégia de divulgação dos produtos ou se ela deve dar lucro. Se o seu objetivo é liberar estoque, a solução pode ser vender os produtos a preço de custo. Se o objetivo é divulgar a marca, tudo bem se a promoção não gerar lucro.

4. Quanto desconto será dado para garantir que seja uma promoção sem prejuízo?

Após fazer a combinação de objetivo e desconto, lembre-se de avaliar os custos da empresa para garantir que não gastará demais realizando a promoção nem comprometerá a rentabilidade da loja.

Além disso, muitas empresas caem na tentação de oferecer descontos muito agressivos e comprometem não as finanças da empresa, mas a sua imagem. Uma vez que os clientes entendem que, se os produtos estão tão baratos, é porque não têm boa qualidade.

5. Quanto tempo durará?

Um tempo de começo e término de uma promoção destaca a seriedade da ação.

6. Como será a divulgação?

Você deverá escolher os canais que mais dão retorno para a sua loja. Vale usar o layout do próprio e-commerce, redes sociais e e-mail marketing. Se você já tiver uma base de clientes cadastrados, pode verificar quais têm o perfil de compra dos produtos em promoção e enviar um e-mail personalizado para eles.

Se investir em publicidade paga (anúncio do Facebook ou Google Adwords, por exemplo), estes custos deverão entrar na conta dos custos para a execução da promoção para garantir que não haja prejuízo.

7. O que mais precisa ser planejado?

É interessante avaliar a necessidade de ter um tema para a promoção – isso pode estar ligado ao clima (no caso de e-commerces de roupas), a datas comemorativas e etc. Preparar o estoque e os fornecedores de logística para atender ao aumento de demanda no período da promoção também é importante.
Agora que você já assimilou todas estas dicas e está pronto para realizar uma promoção sem prejuízo no seu e-commerce, confira o nosso e-book sobre o calendário das datas mais importantes no comércio eletrônico e escolha uma para a sua próxima promoção.

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