Blog da Loja Integrada

Marketing boca a boca para e-commerce funciona?

Mesmo com tantos avanços da tecnologia impactando a forma como nos comunicamos e consumimos, uma coisa não mudou – e dificilmente mudará. Estamos falando do marketing boca a boca! E neste post vamos contar como ele pode impulsionar o seu negócio da forma mais assertiva.

O que é o marketing boca a boca?

marketing boca a boca para e-commerce

Também chamado de Word-of-Mouth Marketing (WOMM), o marketing boca a boca acontece quando um cliente decide compartilhar a sua satisfação com a empresa. Para isso acontecer, é necessário alguns esforços do empreendedor para encorajá-los a dividir sua experiência com outros consumidores. Independentemente dessas ações, o investimento dificilmente será tão alto como os custos de campanhas publicitárias.

Por que funciona para e-commerce?

marketing boca a boca para e-commerce

A prática pode até ser antiga, o que nos faz refletir se realmente ela funciona para e-commerce, mas a resposta é sim. Aliás, o marketing boca a boca desempenha uma função ainda mais importante para o e-commerce.

 

Quando o assunto é comércio eletrônico, a chave do sucesso do lojista é construir confiança com o cliente uma vez que, para inserir seus dados pessoais e financeiros na Internet, ele precisa confiar ainda mais numa loja que não está materializada em sua frente. Essa tarefa é especialmente difícil quando não se tem o olho no olho.

 

A boa notícia é que, para conquistar essa confiança, as opiniões de outros consumidores contribuem muito. Em outras palavras, colocar o marketing boca a boca para ser seu aliado tem uma grande vantagem no mundo virtual: a opinião de um cliente satisfeito – que no mundo físico atinge meia dúzia de amigos e familiares –, no ambiente online, pode atingir milhares de pessoas.

Como aplicar a marketing boca a boca na sua loja?

marketing boca a boca para e-commerce

Para tirar proveito do marketing boca a boca e conquistar novos clientes sem um alto investimento, confira estas 4 dicas.

1. Habilite os comentários e avaliações na sua loja

É importante que outros clientes vejam, na descrição dos produtos e/ou nos comentários do blog ou das redes sociais, a experiência que outros tiveram. Existem alguns aplicativos para lhe ajudar com isso, mas o importante é não dificultar este processo para quem quer deixar a sua opinião. Não peça o preenchimento de muitos campos e certifique-se de que o trajeto a ser percorrido para deixar a mensagem seja curto e simples.

 

Além disso, caso você receba por inbox ou e-mail um feedback interessante, peça a permissão do cliente para publicá-lo nas suas redes sociais. Isso certamente fará sucesso e lhe trará credibilidade.

2. Não só peça as opiniões dos clientes, como as incentive

Quando o cliente receber o produto – ou seja, terminar a sua jornada de compra – peça para ele deixar a sua opinião no site. Isso fará com que ele se sinta especial e valorizado e lhe trará mais opiniões para sua loja. Vale enviar um brinde para quem o fizer. Caso ele não deixe um comentário, você pode enviar um lembrete, mas não mais que isso. Do contrário, poderá ser insistente demais e irritar o cliente.

 

Leia mais sobre como incentivar avaliações aqui.

3. Use o poder dos influenciadores digitais

Envie um presente ou faça uma proposta para um influenciador que tenha tudo a ver com a sua marca e peça para ele comentar sobre a sua loja nas suas redes. Isso pode lhe ajudar nesta promoção do seu negócio.

4. Aprimore o seu negócio

A melhor maneira de fazer alguém falar bem sobre o seu negócio é oferecendo a ele uma excelente experiência de compra. Para isso, é preciso pensar com muito carinho em todos os detalhes das etapas do processo de compra do cliente, como ele gostaria de ser tratado, que adicionais podem ser enviados, o que pode ser dito, que formas de pagamento e de entrega lhe agradarão, como dar-lhe um atendimento exemplar e assim por diante. Quando o cliente é muito bem tratado ou passa por uma experiência muito boa, as chances são bem maiores de compartilhá-la nas suas redes sociais.

 

Por fim, é preciso saber que podem chegar tanto comentários bons como ruins em sua loja. Por isso, é importante saber responder e gerenciar comentários na loja virtual de forma eficaz.

Leia mais

Artigo anterior

Reputação de loja virtual: como melhorar a sua

Leia mais

Próximo artigo

Oportunidades da Copa do Mundo 2018 para e-commerce

Deixe seu comentário