Marketing Digital: principais formatos do Facebook

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Um dos grandes aliados na hora de divulgar o seu negócio, o Facebook permite que você veicule anúncios em diferentes formatos e atinja milhares de pessoas, atraindo ainda mais clientes para o seu e-commerce, estejam eles acessando pelo desktop ou por um dispositivo móvel.

Neste post, mostramos quais são os principais formatos Facebook Ads e como eles funcionam para que você possa escolher o melhor jeito de divulgar seu e-commerce na rede social.

Imagens

Uma forma simples e bonita de se comunicar com os usuários e fazer com que eles aprendam a reconhecer a sua marca é utilizando imagens, que podem ou não acompanhar links direcionando esses potenciais compradores para o seu e-commerce. Para garantir uma boa imagem e com alta qualidade em diferentes dispositivos, é preciso seguir algumas regrinhas.

  • Com link: Com vários espaços clicáveis, esse tipo de propaganda é veiculada apenas no feed de notícias e é ótima para criar um atalho para seu site. O ideal, aqui, é o que o título do anúncio tenha até 25 caracteres, o texto 90, a descrição do link 30, e a imagem, pouco ou nenhum texto. A imagem também deve ter um tamanho de 1200 x 628 pixels e estar na proporção 1.9:1. Se quiser, você também pode adicionar um call-to-action como um convite para as pessoas comprarem ou entrarem em contato com você, por exemplo.

  • Sem link: Podendo ser mostrado no feed de notícias ou na coluna da direita, o anúncio de imagem sem link permite que você abuse um pouco mais nos tamanhos e é mais útil se a sua ideia não é apenas vender, e sim criar um vínculo entre sua marca e os usuários. Para as propagandas no feed, o tamanho recomendado é de 1200 x 900 e a proporção de 4:3, enquanto na coluna o tamanho é de 245 x 133 e a proporção de 1.9:1. O texto deve ter até 90 caracteres para não ficar truncado demais em telas menores.

Vídeo

Capazes de transmitir muita informação em poucos segundos, os vídeos chamam bastante atenção e funcionam não só para fazer propaganda de um produto específico, mas também para transmitir os ideais e o estilo da sua marca. Um bom jeito de incentivar as pessoas a comprarem no seu e-commerce é vincular um vídeo, que chama muito mais atenção para a apresentação dos produtos, o que vai levar os consumidores à sua loja virtual.

  • Duração: Segundo dados do próprios Facebook, os usuários que acessam a rede através de um dispositivo móvel e estão em trânsito preferem ver vídeos mais curtos que tenham até 15 segundos. Já os que estão no desktop geralmente assistem a vídeos mais longos quando estão em casa. Aproveite essas informações para saber em quais horários veicular cada tipo de vídeo.
  • Texto e proporções: Assim como nos anúncios de imagem, o título pode ter até 25 caracteres, o texto 90, e a descrição do link, 30. As proporções são de 16:9 no modo paisagem e 9:16 no modo retrato, podendo ser alteradas automaticamente de acordo com o dispositivo em que ele está sendo reproduzido.
  • Formatos e tamanhos: O Facebook aceita diferentes formatos de vídeo e áudio, sendo o mp4 e o AAC estéreo os preferidos. Apenas lembre-se de que a largura mínima é de 600 pixels e que o arquivo tem que ter no máximo 4 GB.

Carrossel

Melhor alternativa para conseguir mostrar diferentes produtos em um único anúncio ou para exibir um produto e seus detalhes, o carrossel pode ser feito apenas com imagens ou combinando foto e vídeo. Por agregar até dez itens, cada um com um link próprio, o carrossel permite que você conte uma história de forma criativa, chamando a atenção dos consumidores.

  • Texto e proporções: O título e o texto do post devem ter, respectivamente, até 40 e 90 caracteres, enquanto a descrição do link, que muda de imagem para imagem, pode ter no máximo 20 caracteres cada. A proporção é de 1:1.
  • Tamanhos: Para imagens, o ideal é trabalhar com 600 x 600 pixels, enquanto para vídeos o máximo é 1,75 GB.

Canvas

Podendo ser usado para imagens, vídeos e carrossel, o canvas aparece no feed de notícias e oferece uma experiência em tela cheia em dispositivos móveis. A ferramenta é utilizada para contar a história da sua empresa ou até mesmo para oferecer produtos de forma mais criativa e chamativa.

  • Texto e proporções: Para imagens, são recomendados cerca de 90 caracteres no texto, enquanto o título suporta 45. A proporção da imagem deve ser feita em 1.9:1 e ela deve conter uma quantidade mínima de texto. Já para vídeos, a quantidade de caracteres no texto se mantém, enquanto os títulos só podem ter cerca de 25. A proporção aqui é 16:9 ou 1:1.
  • Tamanhos: As imagens devem ter o tamanho recomendado de 1200 x 628, enquanto os vídeos devem ter duração máxima de 120 minutos e atingir até 4 GB.

Agora que você já sabe algumas dicas de marketing digital no Facebook, bora bolar sua estratégia e fazer sua marca crescer! 

 

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