Mensagem automática: Facebook Messenger para e-commerce

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Tempo de Leitura: 3 minutos

Um recurso que tem muito potencial para ser explorado pelos lojistas é o Facebook Messenger para e-commerce. Você já o está utilizando? Sabe quais são suas vantagens? Sabe como usar? Confira todas as orientações e dicas a seguir.

O que são mensagens automáticas?

São mensagens enviadas imediatamente para o cliente no momento em que ele faz o contato com a empresa. Dessa forma, a empresa pode responder o cliente rapidamente e já pode enviar algumas informações automaticamente.

O que é o Facebook Messenger?

Facebook Messenger é o aplicativo de mensagens do Facebook. Por meio dele é possível enviar mensagens de texto, voz, fotos, vídeos, gifs, figurinhas e emojis. Além disso, é possível fazer ligações de voz ou de vídeo e criar grupos de conversas. Qualquer semelhança não é mera coincidência. O aplicativo funciona como o WhatsApp mesmo, mas foi desenvolvido pelo Facebook.

Como funciona o recurso de mensagem automática do Facebook Messenger para e-commerce?

Um recurso do Facebook Messenger que pode ser considerado um diferencial da plataforma é o envio de respostas instantâneas enviadas automaticamente pelo aplicativo quando o cliente entra em contato com a página. Com este recurso, é possível ativar mensagens automáticas quando se está fora do horário comercial ou de atendimento, avisar que o cliente será respondido em breve ou apresentar uma saudação assim que ele abrir a caixa de mensagem. O mais legal é que é possível personalizar a resposta instantânea com o nome e/ou sobrenome do cliente, a URL da sua loja, seu número de telefone, endereço ou e-mail. Para configurar as respostas instantâneas, é preciso configurar o Assistente de Respostas. Confira o passo a passo aqui.

O que são chatbots?

Trata-se de robôs configurados para identificar as perguntas e enviar as respostas adequadas. A ideia é que ele converse com o cliente naturalmente e sane algumas dúvidas de forma ágil. Como isso acontece? Graças à tecnologia. No texto Chatbots para e-commerce: conheça essa ferramenta foram detalhadas todas as características deste recurso.

É possível usar chatbots no Facebook Messenger para e-commerce?

Facebook Messenger para e-commerce

Sim. Além do recurso de respostas instantâneas do Facebook Messenger, é possível ter um chatbot no aplicativo. Dessa forma, é possível sanar dúvidas, enviar informações sobre o status do pedido ou, até, oferecer produtos similares ou complementares de maneira ágil. Para isso, você precisa instalar uma ferramenta especializada nisso. Vale a pena conferir essa lista e verificar qual combina com o seu negócio.

Vantagens e cuidados

As vantagens de usar o Facebook Messenger para e-commerce são:

  1. Não deixar o cliente esperando por uma resposta;
  2. Conseguir atender 24 horas por dia e 7 dias por semana;
  3. Personalizar a resposta;
  4. Fornecer dados de contato adicionais ou links para páginas de ajuda, como o FAQ, por exemplo, caso você não esteja disponível naquele momento.

No entanto, para usufruir de todos estes benefícios é preciso tomar alguns cuidados. Por exemplo usar uma linguagem similar à que é usada no atendimento dos clientes em outros canais. Dessa forma, cria-se uma unidade no tom de voz e o atendimento fica mais profissional. Além disso, caso você opte por usar um chatbot, é preciso:

  1. Configurar instruções muito claras para o robô não cometer nenhuma gafe. Imagine uma configuração de que quando o cliente enviar a palavra “horário” deve ter como resposta o horário de atendimento da loja física. No entanto, o cliente digitou “em qual o horário meu pedido será entregue?”. O robô dará uma resposta equivocada e o cliente, além de não ter a resposta que precisa, ficará frustrado com o atendimento. Estude muito bem as opções de perguntas, a forma como o cliente as faz para garantir que dará as instruções corretas ao robô.
  2. Configurar instruções precisas para o robô colaborar para que o cliente avance no funil de conversão. Sim, ele pode lhe ajudar com isso enviando informações complementares do produto em questão ou links de produtos similares ou complementares ao produto que o cliente está pesquisando.
  3. Manter a conversa natural para que o seu cliente tenha a sensação de estar conversando com um humano.
    Afinal, a conversa flui muito melhor quando se há uma interação mais natural.
  4. Atualizar o seu robô constantemente com novas respostas e instruções que podem surgir no caminho.
    Isso evita futuras possíveis gafes.

E você? Já está utilizando o Facebook Messenger para e-commerce? Conte aqui nos comentários!

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