Blog da Loja Integrada

Minha loja está no ar! E agora? O que eu faço?

Sua loja virtual Loja Integrada está pronta! Todos os produtos cadastrados em suas devidas categorias, meios de pagamento e meios de envios configurados e layout pronto.

Depois desses primeiros passos concluídos, muitos lojistas ficam com a dúvida “E agora? O que eu faço?” e hoje trazemos 6 ações que são importantes fazer nesse segundo momento.

Vamos ver quais são?

1. Banners

Você já colocou banners promocionais em sua loja? Se sim, certifique-se de que possuem CTAs (call to actions) bem definidos onde seu cliente entenderá que há u ma chamada para ação nele. Se você ainda não colocou nenhum banner, coloque.

Os banners são importantes para direcionar seu cliente para o produto, categoria e/ou página específica que você quer.

Estude mais sobre a psicologia das cores para saber a melhor cor a colocar no banner, mas deixamos a sugestão da cor laranja, que é uma das que mais convertem em CTAs.

Dica: utilize a ferramenta chamada Canva, onde você mesmo pode criar seus banners utilizando algumas imagens gratuitas ou subir as suas imagens próprias, usar alguns layouts que eles disponibilizam – alguns gratuitos e outros pagos.

2. Instagram

Hoje, é uma das redes sociais mais utilizadas pelo usuário.

Para quem possui mais de 10k de seguidores na conta, é possível fazer stories que tenham links. Consequentemente, conseguirá divulgar algum produto ou categoria, até mesmo uma promoção relâmpago em algum momento. O gatilho de escassez é uma ótima forma de gerar necessidade de seus clientes a comprarem um produto que eles estão de olho.

Use e abuse disso a favor de vocês, divulguem categorias, produtos específicos, façam promoções relâmpagos. O legal é que dá para ir testando o que dá mais resultado.

Para quem ainda não tem 10k de seguidores, dou uma dica de uma ferramenta parceira nossa que é a SocialRocket. A ferramenta te ajudará a obter mais seguidores, seguindo, curtindo e assistindo stories de hashtags que você configurar.

Outra coisa legal que o instagram tem, é aquela parte de dados analíticos, quando uma conta é de negócios, da sua conta e te ajudará a entender os melhores dias e horários para postagem.

3. Marketing de Conteúdo

Esse é o tipo de marketing mais em conta que você pode fazer.

Gerar conteúdo de valor para seus clientes, é mais importante nesse marketing. Não estamos falando de conteúdo que incentive a compra, mas sim conteúdos que os ensinem algo.

Por exemplo, se a sua loja vende cervejas artesanais, ensine-os sobre os diferentes tipos de cerveja; conte com que comida combina cada uma. O segredo é ensinar um público que não está acostumado e inserir no dia a dia seu produto, como harmonizar cervejas mais fermentadas e menos fermentadas, e por aí vai.

Outro exemplo pode ser se você vende acessórios ou roupas. Você pode ensinar seu cliente como ornar os looks com suas peças, ensiná-lo a usar, falar sobre algumas tendências, mostrar celebridades que usam seus produtos e por aí vai.

Você pode fazer isso através de vídeos no instagram, posts nas redes sociais, canal do youtube e blog. Esse últimos, algumas pessoas pensam que pode ser um investimento sem muito valor já que quase ninguém mais comenta ou lê posts, mas existe alguém que “lê” esses posts e os leva muito em consideração, principalmente se houver compartilhamento de terceiros: o GoogleOs mecanismos do Google entendem se você gerar um conteúdo único e relevante para seus clientes, que tenha a ver com a sua marca.

4. Acompanhe seus concorrentes

É sempre bom saber como está o seu mercado, acompanhar tendências e até mesmo pensar diferentes deles e se destacar. O que eles fazem que você poderia fazer melhor? Essa é a sacada, mas não fique neurótico com isso.

Só acompanhá-los e não botar em prática ações suas podem te desanimar. Então, acompanhe mas não deixe de criar suas próprias ações. Tudo que fizer, faça sempre pensando na experiência do seu cliente porque a jornada dele é muito importante e ter esse diferencial te destacará.

5. Hashtags são suas amigas

Siga hashtags que fazem sentido para seu negócio no instagram, curta as fotos e quando achar que vale a pena, deixe um comentário. Descubra influencers que as utilizem.

Muitas vezes compensa mais você mandar um produto para algum influenciador do que fazer campanha paga. Além disso, fazer uma campanha paga precisa de estudo senão a possibilidade de dar um tiro no pé é grande. Não faça campanha em adwords sem estudar sobre o assunto porque poderá perder dinheiro e não atrair as pessoas certas para seu negócio.

6. Estude a sua persona.

Saiba o que ela gosta de fazer, de ouvir, quem ela segue e lugares que frequentam.

Pode não parecer tão importante, mas isso te ajudará a falar a mesma língua que ela, gerando uma familiaridade. É importante criar vínculos afetivos com seu público, e falar da forma que ela está acostumada deixará sua marca mais próxima.

Um exemplo bacana de se dar é a Red Bull, eles acertaram em cheio na linguagem do público alvo deles. Estão presentes dos eventos que o público frequenta, patrocinam os esportes e os esportistas que o público gosta. Entraram na vida do público de uma forma que dificilmente sairá. O novo passo deles em relação a isso foi patrocinar alguns influenciadores seja eles de moda, de viagem, de esporte.

Esse estudo pode te proporcionar uma experiência boa e te deixar em evidência para as pessoas certas.

Agora é botar em prática e ir medindo os resultados. Quando já tiver feito todos esses passos e conhecer bem sua persona, poderá pensar em anúncios pagos pois conseguirá direcionar para o público certo.

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