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Minha loja virtual está criada e funcionando. Quais os próximos passos?

Quando você inicia sua loja virtual, alguns passos básicos devem ser concluídos para que ela possa vender: cadastrar o primeiro produto, o meio de pagamento por onde você receberá pelos pedidos, e a forma de envio.

E depois disso? Quais são os próximos passos? Neste artigo, vamos compartilhar algumas ações e configurações complementares que devem ser considerados em sua rotina empreendedora!

1. Promova seus produtos e ofertas por meio de banners

Cuidar do visual de sua loja virtual é parte importante da organização do seu negócio, e os banners são ótimos recursos para, além de promover seus produtos e ofertas, afirmar a identidade da sua marca.

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Os banners agregam detalhes ao seu layout que podem fazer total diferença na percepção que o cliente tem do seu negócio.

Se você tiver habilidades no manuseio de softwares como Adobe Photoshop, pode criar seus próprios banners. Já se você não tem tanta facilidade assim com esse tipo de programa, existem diversos editores online gratuitos para que você crie seus banners.

Uma ótima opção é o Canva, um dos mais populares sites de ferramentas de design do mundo.


2. Estude cada vez mais seus clientes

Uma das etapas mais importantes do planejamento do seu negócio é a criação da Persona. Caso você ainda não tenha criado uma para seu negócio, leia o artigo Como criar uma buyer persona eficiente para e-commerce que lançamos aqui no blog há algum tempo e comece a preparar a sua

Entender o perfil do seu cliente será a melhor forma para você traçar as estratégias de sua loja, em diferentes aspectos. Assim como acontece com as tendências do mercado, seu cliente também sempre está mudando, e você deve acompanhá-lo nessas mudanças.

Então, aproveite este momento em que tudo já está minimamente preparado para, com base em sua persona, entender o que em sua loja pode ser melhorado para criar vínculos mais fortes com seu cliente.

3. Inicie sua presença nas redes sociais pelo Instagram

O Instagram já é a rede social mais importante para o e-commerce. Desta forma, assim que começar seus esforços de divulgação da loja, tenha como prioridade a criação de um perfil no Instagram.

Porém, não foque-se somente em divulgar o seu produto. Use os recursos do Instagram não só para promover sua marca, mas também para oferecer um canal de informação para seus clientes.

Se você quiser algumas dicas de como produzir conteúdo para seu Instagram, intercalando postagens focadas em vendas com outras possibilidade, leia o artigo 5 ideias para ter um feed do Instagram empresarial incrível! daqui do blog da Loja Integrada!

Um ponto interessante do Instagram é a possibilidade de se acompanhar o desempenho das postagens. Com as métricas apresentadas, você terá informações sobre quais conteúdos geram mais engajamento e até mesmo em quais horários seu conteúdo faz mais sucesso.

4. Fique de olho na concorrência

Como falamos anteriormente, o mercado muda constantemente, e conhecer seus concorrentes e quais soluções eles trazem para seus clientes é algo muito importante.

A grande sacada é entender 2 pontos principais:


• O que eles não estão fazendo e eu posso sair na frente?
• O que eles estão fazendo e eu posso fazer melhor?

E esse acompanhamento, embora necessário, não deve se tornar algo prejudicial ao seu negócio. Por exemplo, de que adianta prestar muita atenção ao concorrente e não colocar em prática ações em seu próprio negócio?

Todas as suas ações devem ser tomadas com o princípio de beneficiar seu cliente, oferecendo uma ótima experiência desde o primeiro contato, e não pensando em seus concorrentes.


E então, se sente preparado para dar os próximos passos em seu e-commerce? Aproveite para assistir ao vídeo que preparamos, falando sobre essas ações que mencionamos no artigo!