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Mudanças no e-commerce pós pandemia

O mundo não será mais o mesmo pelo simples fato de que as mudanças e transformações sempre nos levam para lugares diferentes. O ano de 2020 foi de grandes mudanças no planeta, e todas as áreas de convívio e consumo acabam sentindo um pouco o efeito. O e-commerce tornou-se ainda mais popular nos últimos meses, dando oportunidade de compra e vendas para muitas pessoas. O período pós pandemia, ainda está sendo projetado e absorvido, mas a certeza é que muitas mudanças no comportamento do consumidor estarão evidenciadas. 

Home office, trabalho remoto, compras pelo e-commerce, delivery, tudo isso já existia mas foi evidenciado nos últimos meses, e a questão é que muitos destes hábitos vieram pra ficar. 

Para o lojista de e-commerce, com o aumento da concorrência, a excelência no trabalho deve ser uma constante no pós pandemia. Confira algumas tendências que separamos no cenário do comércio virtual do ponto de vista do empreendedor: 

Gestão online e em nuvem: O home office e o trabalho remoto se fortaleceram como formatos de trabalho, e sem dúvida vieram pra ficar. Nos negócios de e-commerce e também os físicos, dispor de um sistema de gestão online e em nuvem é um grande facilitador, pois tira a barreira do trabalho em um único lugar. O profissional pode acessar o controle financeiro, estoque, logístico por qualquer dispositivo móvel e em qualquer lugar. O sistema de gestão em nuvem (o cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem) permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema, o que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.

Mudança do comportamento do consumidor: As experiências de compras híbridas, compra no site e retira na loja o ao contrário, é uma tendência que certamente continuará quando o comércio físico estará totalmente liberado. O comportamento do consumidor cada vez mais omnichannel, ou seja, quer poder fazer a sua compra de qualquer canal, seja na loja virtual, redes sociais, marketplaces ou loja física. O consumidor entendeu na prática as facilidades do e-commerce, e deve substituir boa parte de suas compras presenciais mesmo no pós pandemia. 

Novidades para o cliente: Essas mudanças todas na forma de comprar e vender também moldou o cliente, que busca sempre, ao toque dos dedos por novidades. Pensando na jornada de compra, os setores de estoque e logística passam a ganhar maior destaque, pois impactam diretamente a decisão de compra do cliente.O seller deve, integrar suas áreas internas através de um sistema de gestão, para proporcionar melhor experiência ao consumidor, do pedido até a entrega. 

Atendimento ampliado: Com tantas ofertas de compras, é preciso também reforçar o atendimento personalizado via redes sociais e  whatsApp. Para o consumidor é um meio facilitador de ter informações sobre os produtos e serviços, visualizar imagens e ter influências diversas para aquela compra. 

Transformação digital: O caminho da transformação digital, ou seja, operar o negócio cada vez mais através de tecnologia, é importante quando se fala em ruptura entre o mundo físico e digital nas experiências de consumo. O comportamento do consumidor tende a ser cada vez dinâmico e comprar online é uma possibilidade cômoda, fácil e cada vez mais acessível a mais pessoas. Ao passo que vender online também é uma oportunidade para empreender e criar estratégias de venda para o cliente. A tecnologia está presente para nos auxiliar nesse processo e por isso é preciso contar com ferramentas que profissionalizem nosso negócio definitivamente. Para vender online, utilizar o ERP é fundamental, pois organiza as operações internas e integra aos maiores players de mercado e parceiros logísticos. 

Ainda antes do fim da pandemia do Covid-19, já percebemos a transformação do mundo que nos envolve, seja nas operações do dia a dia, no trabalho, nos relacionamentos e também nos nossos hábitos de vida e de consumo. Grandes mudanças ainda estão por vir, por isso, é momento de educar o consumidor a ver o consumo cada vez mais digitalizado através do e-commerce. 

Para o lojista que deseja organizar a sua operação, é preciso conhecer o Bling! Um sistema de gestão totalmente online.São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar. Se ainda não é cliente Bling, utilize o cupom #lojaintegrada e teste grátis por 4 meses.

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