Blog da Loja Integrada

Mulheres no e-commerce: todo dia é delas!

Hoje é o Dia Internacional da Mulher. Um dia que marca a luta feminina por igualdade de gênero, não poderíamos deixar de falar sobre a participação das mulheres no e-commerce. Quando dizemos participação, referimo-nos não só ao envolvimento delas criando lojas e oferecendo produtos inovadores para seus clientes, mas também como consumidoras, movimentando a economia e aquecendo o mercado do comércio eletrônico.

Mulheres no e-commerce: consumidoras

Os estudos das edições de 2014 a 2016 do Web Shoppers, realizado pelo Ebit, mostra que a participação das mulheres como consumidoras de e-commerce vem aumentando. Os dados apresentados pela edição 35 do relatório mostra que a participação delas superou a dos homens. Agora, elas representam 51,6% dos consumidores. Três pontos percentuais a mais em relação à edição anterior, do ano de 2015. Em números brutos, isso significa que 1.572.584 mais mulheres estão presentes no comércio eletrônico em comparação com os homens.

Além disso, quando pensamos nos produtos que seriam os preferidos delas, tradicionalmente vêm à mente acessórios, roupas, calçados, maquiagem e cosméticos, não é mesmo? É fato que muitas são atraídas por estes itens. No entanto, uma pesquisa divulgada pelo portal IG mostra que eletrônicos, livros e eletrodomésticos também ganharam a preferência delas.

Mulheres no e-commerce: empreendedoras

Quando olhamos para as mulheres que estão empreendendo no comércio eletrônico, vemos várias histórias de superação e dedicação. O mais interessante é observar que muitas possuem um enredo parecido: mulheres trabalhadoras e batalhadoras, que foram demitidas de seus empregos ou precisavam fazer uma grana extra para incrementar seus orçamentos domésticos e viram no comércio eletrônico uma oportunidade. A maioria começa em pequena escala. Com um investimento baixo, poucos produtos e um estoque modesto. No entanto, é inspirador ver histórias de quem persistiu no sonho, não deixou a peteca cair e conseguiu fazer a sua empresa decolar. Hoje, estas mulheres podem olhar para trás, ter orgulho da sua história e ajudar outras mulheres a trilhar este caminho que, como sabemos, não é fácil.

Aqui no blog da Loja Integrada, já contamos algumas histórias de sucesso de mulheres no e-commerce:

1. Maryssol Lotti Jardim Bianco

Contamos a história da Maryssol Bianco, da Villa Noiva. Quando viveu a experiência de ser noiva, descobriu um nicho de mercado: o de vestidos de noiva para casamento civil. A história dela fala de inteligência de mercado, discernimento para negócios e muita dedicação.

Conheça tudo sobre a Villa Noiva e a Maryssol.

2. Tayanna Andersen

Outra história de quem usou sua experiência pessoal para identificar uma oportunidade de negócio é a da Tayanna Andersen. Após a chegada da sua filha, ela e o marido perceberam a dificuldade de encontrar roupas com design diferente, criativo e com preço justo. Resolveram investir e, hoje, têm uma história de empreendedorismo muito bacana para contar.

Saiba tudo sobre a loja deles, a CutiCutiBaby.

3. Luana Rastelli

Já a história da Luana trata de uma paixão que virou negócio. Ela fez cursos internacionais sobre extensão de cílios e, em sociedade com a irmã, decidiu abrir uma sede e uma loja virtual para dar cursos, oferecer serviços e produtos focados nesta técnica. Luana soube explorar um nicho para o seu negócio.

Conheça a história da Rastelli Beauty PRO.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as mulheres que marcam presença nas lojas da Loja Integrada? Continue ligado no nosso blog pois, em breve, teremos mais uma história de sucesso sobre mulheres no e-commerce para contar.

Leia mais

Artigo anterior

Storytelling no e-commerce: descubra o poder da narrativa

Leia mais

Próximo artigo

Confira as oportunidades da páscoa no e-commerce

Deixe seu comentário