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O que já rolou no mundo do ecommerce em 2021?

O ano de 2021 mal começou e o mundo do ecommerce já está bombando! Até janeiro deste ano, muitas novidades já rolaram no mercado das lojas virtuais. Para manter você atualizado(a), preparamos este rápido clipping com algumas das principais informações! 

Crescimento do PIX: o pagamento instantâneo veio para ficar

Tem apenas dois meses que o PIX, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, foi lançado, mas ele já está dando o que falar. Rápido e prático, o PIX permite que as transferências entre contas — mesmo que de diferentes bancos — sejam processadas de forma instantânea, não importa o dia e a hora em que elas sejam feitas.

Os benefícios para o consumidor são tantos que hoje o PIX já representa 80% das transações bancárias realizadas. Um número que não pode ser ignorado.

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Mas não foram só as vantagens para o consumidor final que impulsionaram essa ampla utilização. Lojistas (físicos e virtuais) também se beneficiaram muito do novo modelo de pagamento.

O PIX permite que eles recebam por uma venda na hora, otimizando o fluxo de caixa do negócio. Além disso, o PIX libera o lojista virtual de ficar refém dos cartões de crédito e suas altas taxas, adicionando mais uma opção conveniente para o cliente e para a empresa.

Vale lembrar: Na LI, com o Mercado Pago você pode disponibilizar no checkout PRO o PIX para os seus clientes. Então ativa lá! 🙂

Impactos da pandemia no ecommerce: o que esperar para 2021?

Que a pandemia aumentou os número do comércio eletrônico, nós já sabemos. Mas o que vai ficar para o ecommerce em 2021? Segundo o relatório Global Outlook 2021 da Mastercard, estima-se que 20-30% desse aumento se mantenha, mesmo com a flexibilização das medidas restritivas.

O relatório aponta que a mudança no comportamento de compra dos consumidores terá impactos permanentes. A pandemia foi a porta de entrada para muitos consumidores no mercado digital: mesmo aqueles mais tradicionais, que nunca haviam comprado online, viram-se obrigados a recorrer ao modelo com o fechamento do comércio. Isso gerou um grande aumento no faturamento do comércio eletrônico em relação ao período antes da pandemia.

E, mesmo que muitos ainda voltem às lojas físicas conforme forem reabertas, parte da fidelidade aos serviços online deve se manter e a confiança nos meios online pode se solidificar.

Facebook e Apple: brigando pelos seus dados

Em janeiro deste ano, a Apple anunciou mudanças nas suas regras para a disponibilização de aplicativos no seu sistema operacional, o iOS. A empresa vai exigir que os aplicativos do seu sistema coletem o consentimento dos usuários para rastrear dados e personalizar anúncios.

Não é de se surpreender que Mark Zuckerberg e sua trupe não tenham gostado muito da mudança. O Facebook fez fortuna utilizando os dados pessoais para personalização de publicidade, e acredita que a mudança vai tornar a internet mais cara e restrita. 

O Facebook passou então a atacar a empresa fundada por Steve Jobs em artigos nos grandes jornais norte-americanos. Já a Apple criticou as atitudes e disse defender a privacidade dos usuários dos seus telefones, notebooks e tablets. Uma briga que ainda vai render bastante notícia…

TikTok: a rede social que não para de crescer

O TikTok surgiu no mercado com uma proposta inovadora: permitir que mesmo uma pessoa sem conhecimento nenhum de edição de vídeo se tornasse um produtor de conteúdo. E deu certo.

Desde que foi lançado, o aplicativo já ultrapassou o Instagram e o Facebook em número de instalações, e a estimativa é que ele continue crescendo.

E há um bom motivo para esse crescimento. O TikTok é cara da nova geração, que gosta do compartilhamento público, de se envolver com influenciadores que admiram e que preferem o conteúdo interativo (como vídeos) ao conteúdo estático (como texto e fotos).

Não é à toa que, para não ficar para trás, o Instagram lançou o Reels, uma ferramenta que se assemelha ao TikTok dentro da sua plataforma. Enquanto teve sucesso com a mesma manobra no passado — quando lançou os Stories para concorrer com o app em ascensão Snapchat —, agora não podemos dizer que o Instagram teve a mesma sorte.

O TikTok é uma tendência mundial e qualquer empresa que queira ter sucesso no mercado de hoje sabe que precisa estar onde o público está. E, no momento,  fazer vídeos interativos, curtos e divertidos pode ser uma ótima forma de garantir presença nesse ambiente popular, mostrar que seu negócio é atual e relevante, bem como atrair potenciais clientes a conhecer o seu empreendimento. 

Algumas formas de aproveitar o TikTok para a sua empresa podem incluir: ensinar conteúdos associados ao seu produto/serviço, mostrar os bastidores da marca, lançar ou participar de desafios e muito mais.

Gostou de saber o que rolou no mundo do eommerce no começo deste ano? Assine nossa newsletter para receber atualizações diretamente no seu e-mail!