Tempo e dinheiro são valiosos recursos investidos nos e-commerces para atrair clientes. Mas quando os consumidores visitam seu e-commerce, é preciso que navegabilidade e usabilidade sejam eficientes. Dessa forma, ele poderá ter uma boa experiência e as taxas de conversão serão maiores.
O que são navegabilidade e usabilidade?
Usabilidade é a formatação e arquitetura de uma página, aplicativo ou ferramenta para torná-lo acessível a um usuário, integrando conteúdo, layout e serviços: no caso do e-commerce, trata-se do quão fácil e intuitivo é para o visitante usar o e-commerce e comprar um produto na loja online. Já a navegabilidade é uma expressão da usabilidade que representa a facilidade com que um usuário cumpre seus objetivos com a menor quantidade de cliques possível, com as informações bem visíveis e em sequência lógica – com o uso crescente da Internet por dispositivos móveis, essa propriedade é ainda mais crucial, pois a tela é menor e a tolerância do usuário também.
Qual é a importância da navegabilidade e usabilidade em sua loja virtual?
A navegabilidade e a usabilidade têm relação direta com a taxa de conversão de uma loja virtual. Quanto maior a facilidade para usar e navegar numa loja, maiores são as chances de o visitante efetuar uma compra – e retornar futuramente.
10 dicas para aplicar navegabilidade e usabilidade em sua loja virtual
1. Olhe para fora
Realize um benchmarking com lojas (concorrentes ou não) que são referências nestes tópicos. Avalie o que elas estão fazendo certo e como isto pode ser aplicado no seu e-commerce.
2. Foco no consumidor
Em primeiro lugar, faça um estudo de personas para conhecer bem o seu consumidor. Em seguida, realize testes e estudos para garantir que o site esteja orientado para ele. Muitas vezes, pensamos muito em categorizar os produtos de uma forma que faz sentido tecnicamente, mas esquecemos que a navegação do site precisa fazer sentido para o cliente. Além disso, esteja sempre aberto ao feedback de clientes, permitindo aprimorar a navegabilidade e a usabilidade em sua loja virtual.
3. Atenção aos recursos de comunicação
Alguns erros bem comuns incluem:
- Esquecer de dispor em local visível e fácil a opção do “Fale conosco (que pode ser um chat, um email, um telefone ou um formulário)“;
- Não disponibilizar um formulário de contato ou;
- Esquecer de enviar uma mensagem automática (via notificação na página e/ou via e-mail do cliente) confirmando o recebimento da mensagem enviada pelo usuário – quando isso acontece, o cliente se sente perdido, envia várias vezes a mesma mensagem ou desiste da compra. Faça testes constantemente para verificar se as confirmações estão chegando e organize-se para responder a todas as mensagens em tempo hábil.
4. Design intuitivo
Um layout agradável e bem elaborado proporciona elementos bem posicionados, textos legíveis, informações organizadas e hierarquizadas e uma boa experiência de navegação. Além disso, é importante que a página expresse a identidade visual da marca de forma limpa e bonita – evite o excesso de anúncios e propagandas.
5. Avalie o tempo de carregamento
Sites lentos e que demoram muito tempo para carregar não estão entregando uma navegação de qualidade para o internauta. Além disso, isso compromete as estratégias de SEO.
6. Otimização para mobile é importante?
Muito! Atualmente, a maioria dos brasileiros acessa a Internet via dispositivos móveis. O seu e-commerce precisa estar preparado para realizar transações a partir de celulares e tablets.
7. Filtros
Certifique-se de que o seu e-commerce possui filtros suficientes para que os clientes consigam navegar e refinar sua pesquisa, procurando apenas os produtos que eles desejam.
8. Função pesquisa funcionado
Muitos e-commerces não têm a função pesquisa ou têm, mas não funciona corretamente. O ideal é que ela sirva para que os consumidores que já têm um produto em mente o encontrem rapidamente. Uma função de autocompletar, sugerindo palavras-chave e produtos para os clientes quando eles começam a digitar, é uma ótima opção.
9. O momento da compra
Navegabilidade e usabilidade em sua loja virtual não estão presentes no momento da compra se o site exige que o cliente preencha um cadastro muito extenso ou se a loja não possui checkout transparente. Fique atento a isso!
10. Após a compra
Para fechar a experiência de compra com chave de ouro e pontuação máxima para os itens navegabilidade e usabilidade, envie e-mails de confirmação e status do pedido. Informe, na própria página, que o pedido foi efetuado com sucesso.
Navegabilidade e usabilidade em sua loja virtual na prática
As ferramentas e opções para otimizar usabilidade e navegabilidade disponibilizadas na Loja Integrada são:
1. Definir categorias, produtos e marcas, além da possibilidade de criar as grades que fazem sentido para o seu negócio – por exemplo: tamanho, cor, voltagem etc;
2. Integração com o aplicativo Enviou para criar e enviar campanhas de e-mail;
3. Personalização do HTML e CSS da página para realizar melhorias de design;
4. Personalização de layout. Para escolher a disposição de elementos, cores e fontes que você preferir;
5. Loja de temas com elementos e layout que mais se encaixam na identidade da sua loja.
Navegabilidade e usabilidade em sua loja virtual contribuem para customer experience. Saiba mais sobre como entregar uma experiência excelente para o cliente.
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