Blog da Loja Integrada

Nome de domínio ideal: como escolher o seu?

Como empreendedor, uma das dificuldades iniciais mais comuns é escolher o nome de domínio ideal para o seu site. De fato, há uma porção de itens a serem considerados para que a decisão seja adequada. Por isso, o texto de hoje reúne uma série de informações úteis para orientar e facilitar esse processo.

O que é nome de domínio?

Similar ao endereço e CEP de um espaço físico, o nome de domínio é o que localiza a sua loja no mundo digital, seu endereço na web. Digitando-o no navegador, o usuário irá encontrar o seu e-commerce. Por exemplo: www.sualoja.com.br.

Por que o nome de domínio é importante?

O nome de domínio é, basicamente, o responsável por fazer os visitantes chegarem até você. Se você quer visitar uma loja física, precisa saber o seu endereço para se locomover até lá, não é verdade? Da mesma forma acontece no meio online. Por isso é importante criar um domínio marcante, que seja lembrado facilmente e, mais importante ainda, que tenha referência com seu ramo de atividade ou com o nome da sua loja.

O que considerar ao escolher o nome de domínio ideal?

Confira dicas práticas para escolher o nome de domínio ideal para o seu negócio.

1. A grafia do domínio

Se a ideia é facilitar para que o usuário encontre a loja rapidamente, escolha um domínio que seja fácil de escrever. Alguns exemplos de grafias que podem complicar o seu domínio:

Palavras com “i” ou “e”, ou com “o” ou “u”. No português, muitas vezes pronunciamos “e” com som de “i” e “o” com som de “u”. Estas palavras podem gerar confusão para o usuário na hora de digitar o nome do domínio. Por exemplo, a Loja da Deise pode ser com e (Deise) ou com i (Deisi). Se o usuário digitar uma letra errada já não encontrará o site desejado. 

Números. As pessoas não saberão se devem colocar o numeral ou escrever o nome por extenso. 

Hífens. As pessoas estão acostumadas com domínios cujas palavras são escritas todas juntas. Os hífens podem gerar confusão.
Palavras estrangeiras. Pode ser que nem todos saibam como escrever palavras estrangeiras e isso seja um empecilho para encontrar o seu domínio.

Abreviações. Se o nome da sua loja possui abreviações, pode ser que o usuário não saiba se deve escrever a palavra toda ou a abreviação. Por exemplo, a loja se chama Doutor de Sapatos, mas o domínio é drdesapatos.com.br.

Caracteres especiais. É muito importante que você não compre um domínio que tenha ç ou qualquer tipo de acentuação porque quase ninguém na internet digita domínios assim e nem todos os navegadores entenderão que esse site exite de fato. Se você tiver uma loja de serviço, por exemplo, o domínio tem que ser www.servico.com.br.

2. O tipo de negócio
Se a sua loja não é tão conhecida, uma ideia é criar um nome — e consequentemente um domínio — com aquilo que ela produz. Dessa forma, fica fácil para o usuário identificar o que a loja vende e memorizar o domínio. Por exemplo, uma loja de produtos de plástico pode levar o termo “plast” no nome, como maisplast.com.br. Já uma loja de bolsas pode ter o nome casadasbolsas.com.br.

3. Não use domínios muito longos
Três palavras ou mais já tornam o domínio longo demais para ser lembrado e há mais chances de erros. Quanto mais curto e direto ele for, melhor.

4. Use palavras-chave
Palavras-chave geralmente procuradas pelo seu público para encontrar produtos da sua indústria são ótimas ideias para nome de domínio e para trabalhar o SEO da sua empresa.

Saiba mais sobre ambos os temas nos textos Como fazer pesquisa de palavra-chave para e-commerce e O que é e como usar o SEO para loja virtual.

5. Outros domínios
Usar um nome de domínio muito parecido (ou igual) ao de outra empresa pode gerar confusão no usuário e problemas legais para você. A outra empresa pode processar a sua e você pode perder o domínio, por exemplo. Então, fique atento e pense muito no nome que dará ao seu negócio e na hora de comprar um domínio.

6. Outras extensões de domínio
Os usuários estão mais acostumados com o final .com ou .com.br. O .com é global e o final .br é nacional. O global é recomendado para empresas que pretendem fazer negócios no mundo todo ou que querem ser acessíveis a pessoas de diversas localidades. Já o nacional é focado no Brasil. Além destas opções, você pode escolher extensões que tenham tudo a ver com o seu negócio. Por exemplo, .co para comércio, .biz para uso comercial ou corporativo e .store para lojas virtuais.

Você pode escolher mais de uma extensão e direcionar todas elas para o site principal da loja. Independentemente da(s) extensão(ões) que você escolher, é interessante usar o mesmo nome de domínio para todas. Isso ajudará o seu cliente a encontrá-lo na web.

Como você pode perceber, o nome de domínio ideal e o nome da loja têm tudo a ver. Estão totalmente ligados. Você já definiu o nome da loja virtual? O texto 10 dicas incríveis para escolher o nome da loja virtual pode lhe ajudar.

Leia mais

Artigo anterior

Loja nova: como conquistar a confiança dos clientes?

Leia mais

Próximo artigo

Atendimento na Black Friday: Como fazer?

Deixe seu comentário