Nota Fiscal para loja virtual: entenda tudo!

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Tempo de Leitura: 2 minutos

Desde o dia 2 de janeiro os Correios estão exigindo que as encomendas postadas para fins comerciais levem a Nota Fiscal do produto na parte externa do pacote. Isso está impactando as operações de emissão de Nota Fiscal para loja virtual, embalagem do produto e logística de envio de muitos e-commerces. Já abordamos aqui no blog a obrigatoriedade da Nota Fiscal no envio da encomenda e hoje vamos falar sobre a emissão deste documento.

nota fiscal para loja virtual

Desde o começo: o que é a nota fiscal?

Nota Fiscal é um documento que comprova que uma empresa vendeu um produto. A Nota Fiscal para loja virtual é importante para a empresa comprovar a receita que obteve e os impostos que arcou com a venda. O documento também é fundamental para o consumidor ter um comprovante de compra que será útil na participação de programas que devolvem parte do imposto cobrado do consumidor e/ou na utilização da garantia do produto.

A emissão da Nota Fiscal é obrigatória?

Sim. Todas as empresas brasileiras têm a obrigação de emitir Nota Fiscal para todos os produtos que vendem ou serviços que prestam. Daí a importância de obter Nota Fiscal para loja virtual. Este documento não só é importante para manter a contabilidade da empresa organizada, como é a base para comprovar que a empresa é idônea e honra com os impostos devidos. Isso é importante para gerar credibilidade no mercado em que atua, com seus fornecedores e clientes. No texto Nota Fiscal Eletrônica: obrigatoriedade e dicas para a sua empresa listamos quais são os formatos de emissão obrigatória para cada tipo de empresa. Confira!

É preciso ter um contador?

Depende. Se você já tem certa experiência com contabilidade pode ser que consiga realizar tais operações sozinho. No entanto, quando a loja começar a crescer pode ser interessante delegar esta tarefa para um profissional da área para que você possa se dedicar a outras atividades. Caso você não tenha nenhuma experiência com a área, é importante ter um contador para lhe assessorar desde o começo. O Brasil possui muitas regras e burocracias para a abertura de empresa e pagamento de impostos. Tantas informações podem gerar confusão e um contador de confiança pode lhe nortear no processo.

Os tipos de Nota Fiscal para loja virtual e como emitir

Existem dois tipos de Nota Fiscal:

1. Nota Fiscal Física

Para emiti-la, o lojista precisa preencher os dados manualmente num bloco de Notas Fiscais, reter uma via e entregar outra para o cliente. Para fazer este bloco é preciso pedir a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) na prefeitura do seu município e procurar uma gráfica autorizada a emitir o bloco.

2. Nota Fiscal Eletrônica

Esse formato é o mais moderno e prático pois elimina aquela papelada, permite o envio do documento via e-mail e torna o processo de organização da contabilidade da loja muito melhor. Para emiti-la, é preciso:

2.1 Pedir Autorização para Impressão de Documentos Fiscais na versão eletrônica (AIDF-e) na prefeitura do seu município;

2.2 Habilitar a empresa na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), órgão público responsável por controlar as receitas dos estados;

2.3 Obter um Certificado Digital. Ele serve para assinar virtualmente;

2.4 Escolher um sistema para emissão de Nota Fiscal. A Loja Integrada possui parceria e integração com o Bling e o Tiny.

 

Além de realizar o serviço de emissão de Nota Fiscal para loja virtual, sistemas como Bling e Tiny são ERP. Ou seja, armazenam e organizam todas as informações administrativas e operacionais da loja. Saiba mais sobre este serviço no texto Sistema ERP para e-commerces: organização, lucratividade e segurança.

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