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nota fiscal para loja virtual

Tudo o que você precisa saber sobre nota fiscal para loja virtual

Neste conteúdo, você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre a emissão da nota fiscal para loja virtual. Leia e descubra tudo!

Com o início da pandemia, muitos hábitos mudaram e as empresas precisaram inovar seus processos e, além da loja física, passaram a vender também online. Inclusive, isso foi tão comum entre o comércio varejista que, segundo uma pesquisa da Mastercard, o ecommerce brasileiro cresceu 75% em 2020, e chegou a representar 11% das vendas do segmento. Com tantas mudanças, uma dúvida comum é sobre a obrigatoriedade e como fazer a emissão de nota fiscal para loja virtual.

Em meio a tantos processos novos e tantas dúvidas, resolvemos te ajudar e esclarecer, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre a emissão da nota fiscal para loja virtual. Confira a seguir.

O que é nota fiscal para loja virtual?

A nota fiscal é um documento oficial emitido por toda loja que realiza qualquer tipo de venda. Esse documento deve ser enviado para o cliente de forma eletrônica ou acompanhado da mercadoria a ser entregue.

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Em resumo, é um documento que comprova que uma empresa vendeu um produto. A nota fiscal é importante tanto para a loja, quanto para o consumidor.

Para o primeiro, porque comprova a receita que obteve e os impostos devidos com a venda. Para o consumidor, é um comprovante de compra que pode ser útil na participação de programas que devolvem parte do imposto cobrado do consumidor e/ou na utilização da garantia, ou troca do produto.

Toda loja virtual precisa ter nota fiscal?

Algumas lojas virtuais são formalizadas como MEI (microempreendedores individuais) e são isentos da emissão de nota fiscal, quando as vendas são realizadas para pessoas físicas. Entretanto, até essa categoria de negócio precisa emitir nota fiscal sempre que o consumidor final for uma pessoa jurídica.

Por outro lado, se a loja não for registrada como MEI, será obrigada a emitir nota fiscal para seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Este documento é importante, não só para manter a contabilidade da empresa organizada, como é a base para comprovar que o negócio é idôneo e honra com os impostos devidos. isso também ajuda a dar mais credibilidade para seu negócio no mercado, tanto com seus fornecedores quanto com os clientes.

É preciso ter um contador para emitir nota fiscal para loja virtual?

A resposta é depende. Da sua experiência em contabilidade e do tamanho do seu negócio.A emissão da nota fiscal para loja virtual é apenas uma das etapas da organização financeira da loja. Além disso, ainda é preciso lidar com os recebimentos, compras e as demais áreas da empresa.

Qualquer pessoa pode fazer a emissão da nota fiscal para o ecommerce, desde que tenha um CNPJ ativo e um cadastro na secretaria da fazenda – falaremos sobre isso no passo a passo mais adiante.

Então, tanto o gestor, quanto um funcionário, pode ser responsável pela emissão da nota fiscal. No entanto, sabemos que o Brasil possui muitas regras e burocracias para a abertura de uma empresa e pagamento de impostos.

Tantas informações podem gerar confusão e um contador de confiança será muito útil neste processo e ajudará a manter a empresa no controle das obrigações fiscais, sem risco nenhum.

Passo a passo para emitir a nota fiscal na loja virtual (NF-e)

Se você está começando com suas vendas online, fique de olho nestes 4 passos e saiba tudo o que você precisa para emitir a nota fiscal na loja virtual de forma rápida e eletrônica.Inclusive, é válido lembrar que nota fiscal e recibo são coisas diferentes. O recibo é apenas um comprovante de compra entre você e o cliente, enquanto a nota é um documento de prestação de contas das vendas. Agora vamos aos passos.

Passo 1: Tenha um CNPJ ativo

Para emitir a nota fiscal para loja virtual, é preciso se inscrever no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, e isso deve ser feito no site da Receita Federal.

O número do CNPJ é o principal documento do seu ecommerce. Tudo começa por aí. No caso do MEI, esse cadastro é feito no Portal do Empreendedor.

Passo 2: Ter um certificado digital

Esse certificado servirá para garantir a segurança na emissão da nota fiscal para loja virtual, pois ele é a confirmação que os dados enviados no documento são do seu ecommerce. Para conseguir o certificado, você deve procurar por uma autoridade certificadora, credenciada pela ICP – Brasil.

Passo 3: Credenciamento na Secretaria da Fazenda

Esse credenciamento deve ser feito depois de tirar o certificado digital e será preciso instalar o programa de emissão da nota fiscal eletrônica, oferecido de forma gratuita pela Secretaria da Fazenda.

Entretanto, não é apenas por este programa que você pode emitir sua nota fiscal eletrônica. Algumas plataformas de ecommerce possuem ferramentas facilitadoras, que irão emitir o documento de forma automatizada.

E é justamente sobre isso que iremos falar no nosso próximo passo.

Passo 4: Integração com a plataforma do seu ecommerce

A plataforma em que seu ecommerce funciona é considerado o coração da sua loja virtual. Aliás, o ambiente é responsável pela exibição dos produtos, vendas, cadastros e todas as operações que envolvem um comércio online.

Por isso, contar com um ERP (um software integrado de gestão empresarial) é essencial para o bom funcionamento da sua loja virtual. A ferramenta permitirá que os processos funcionem de forma automatizada. Inclusive, você pode contar com a ferramenta para emitir sua nota fiscal para loja virtual, evitando erros e desencontro de informações.

Aqui na Loja Integrada, contamos com a parceria e integração com o Bling e o Tiny. Os softwares irão facilitar muito os seus processos e poupar seu tempo com tarefas corriqueiras como a emissão da nota fiscal.

A integração com esses parceiros também garante a melhor organização das suas notas fiscais e consequentemente, será essencial para ajudar na gestão financeira da sua empresa.

Quais são as informações necessárias na nota fiscal para loja virtual. Alguns dados são essenciais para o preenchimento da nota fiscal para seu comércio eletrônico.

Sobre a loja:

  • CNPJ;
  • Inscrição estadual (se houver);
  • Endereço;
  • Serviço / produto;
  • Valor.

Sobre o consumidor:

  • Nome completo;
  • CPF / CNPJ;
  • Endereço;
  • E-mail;
  • Telefone.

Nota fiscal virtual X nota fiscal física

Até 2007, toda a emissão de notas fiscais era feita de forma manual. Ou seja, o lojista vendia o produto ou serviço, emitia uma nota fiscal e entregava uma via para o cliente. O documento que ficava com a loja servia para registro contábil e fiscal.

Depois desta data, foi instituída a nota fiscal eletrônica (NF-e) e a partir de então, muitas coisas mudaram em relação ao controle e registro das vendas.Com a nota fiscal eletrônica, o documento emitido tem validade jurídica e já fica armazenado para controle e registro. Isso reduziu drasticamente os custos, promoveu maior agilidade nas operações e facilitou as etapas das relações comerciais.

Além disso, a nota fiscal eletrônica eliminou muitos processos burocráticos e aumentou o controle e a praticidade. Para o ecommerce, a versão digital é certamente um facilitador, especialmente se já forem emitidas automaticamente através da integração da plataforma escolhida por um programa de automação desse processo.

Quer mais dicas sobre nota fiscal para loja virtual? Então, separamos pra você essa uma super live que rolou em nosso canal no Youtube, pra te ajudar no gerenciamento e emissão de nota fiscal na sua loja. É só dar o play e conferir tudo!