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O e-mail marketing morreu? Descubra por que ele ainda é útil para seu negócio

Você possivelmente já ouviu falar que o e-mail marketing está morto, que ninguém mais usa e-mail ou até mesmo que as novas gerações não usam e-mail porque hoje temos as redes sociais. 

Talvez você tenha feito e-mail marketing no seu negócio e não tenha tido resultado e por isso ficou essa dúvida: será que de fato e-mail ainda funciona, será que eu fiz errado, ou será que devo pensar em uma nova estratégia?

A resposta é simples, para algumas finalidades o e-mail morreu, como por exemplo, para falar com amigos e familiares, contar uma piada ou enviar fotos. Hoje precisamos de algo mais instantâneo para isso. 

Agora, quando falamos sobre o uso do e-mail para fazer relacionamento entre marcas e consumidores, aí sim, o e-mail está mais vivo do que nunca.

Confira alguns fatos que vão provar que o e-mail marketing pode ser uma excelente ferramenta para o seu negócio:

1 – As taxas de abertura do e-mail marketing estão aumentando nos últimos 5 anos

Esta estatística vem de um estudo chamado “2018 E-mail Marketing Benchmark Report”, realizado pela Sign-Up.to,  uma empresa do Reino Unido, que fez um levantamento detalhado sobre as taxas de abertura de e-mail marketing naquele país, que comprova que as pessoas estão abrindo mais e-mails do que abriam antes.

2 – No e-commerce brasileiro o e-mail marketing é mídia com maior taxa de conversão

A média da taxa de conversão do e-commerce brasileiro é de 1.4%, segundo o estudo do Ecommerce Radar 2018. Já o e-mail marketing, segundo esse mesmo estudo, apresenta taxa de conversão de 2,3%. Esta estatística comprova que o e-mail não somente está vivo como é uma das ferramentas mais eficazes em conversão de vendas.

3 – O e-mail marketing frequentemente é a mídia que traz maior ROI no e-commerce

Esse indicativo surgiu com base em nossa experiência dentro da Mailbiz. Atendemos hoje mais de 1.000 empresas e e-commerces, e sempre se faz comparação entre os canais. Qual canal é mais eficiente? Qual converte melhor? Qual traz mais retorno sobre cada R$1,00 investido? E adivinhem: o e-mail é quase sempre apontado como canal mais eficiente.

4 – O uso do mobile potencializou o alcance do e-mail

Para você ter ideia, hoje, cerca de 48% das aberturas de e-mail já ocorrem em smartphone, isso é praticamente metade de todas as aberturas. 

 O número de smartphones já ultrapassa o de computadores, que hoje estão nas mãos de 80% da população. É muito mais fácil ler um e-mail hoje recebendo tudo no celular, do que era há 10 anos atrás. 

5 – Novas técnicas de marketing digital

Novas estratégias de conteúdo como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo utilizam o e-mail como a principal ferramenta. O e-mail é o propulsor de toda estratégia, sem ele, todas essas ações deixariam de existir.

Além disso, o avanço de ferramentas de automação de marketing consagrou o e-mail como a melhor maneira de entregar as mensagens certas, para as pessoas certas, na hora certa.

6 – O e-mail ainda é o principal identificador em qualquer serviço online

Hoje, se você vai criar uma conta em qualquer serviço online, o e-mail vai ser o seu identificador.  Ainda que existam as autenticações de Facebook, Google e outros serviços, o e-mail ainda é o mais exigido, porque ele transmite mais confiança e credibilidade, passando a garantia de que apenas uma pessoa está tendo acesso àquela informação.

Resumindo: para se conectar de verdade, uma marca com seu público, o e-mail é um canal poderoso e continua vivo sim. 

Mesmo surgindo novas ferramentas, isso não quer dizer que o e-mail vai deixar de existir, cada mídia tem seu benefício e propósito. O e-mail está muito consolidado como a mídia mais antiga e ainda é fundamental para esse relacionamento entre marca e consumidor.

Se você se convenceu disso e deseja começar a utilizar o e-mail como ferramenta em suas estratégias, conheça a Mailbiz e veja como podemos ajudar seu e-commerce a vender mais e fidelizar clientes através de e-mail marketing. 

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