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O papel do ERP na gestão e-commerce

Manter a organização e a rotina de uma empresa é fundamental para que todos os processos sejam fluidos. O sistema ERP tem um papel fundamental nesse processo, pois ele controla e otimiza o gerenciamento do e-commerce.

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, o planejamento dos recursos de uma empresa. O sistema ERP é utilizado para organizar e descomplicar processos, além de controlar e otimizar a rotina do dia a dia.

A centralização de informações de todos os setores da empresa está entre suas principais funções, assim os dados são mais precisos para auxiliar na tomada de decisão.

Quando falamos em centralizar, podemos citar o cadastro de produtos e o anúncio destes em múltiplos canais de venda, recebimento dos pedidos em um único lugar, emissão de notas fiscais, compras, gestão financeira, controle dos estoques, entre outras funções.

O sistema ERP pode ser cloud, sendo assim não há necessidade de instalação e todos os dados inseridos ficam salvos na nuvem. Uma das maiores vantagem de utilizar um sistema ERP Cloud é sua disponibilidade, podendo ser acessado em qualquer hora e em qualquer lugar através de um dispositivo conectado a internet.

Sistema ERP na gestão do negócio

O sistema ERP é uma ferramenta fundamental, pois a organização deve estar presente em todos os setores da empresa. Ele pode ser utilizado por empresas que vendem em loja online nos mais variados segmentos, por comércio, indústrias ou serviços.

Entre as funcionalidades mais utilizadas em um ERP, podemos destacar:

Emissão de notas fiscais:
Incluir e emitir notas se torna mais fácil ao usar um ERP. As informações sobre impostos já são previamente cadastradas, assim como os clientes e produtos. Com poucos cliques, as notas são emitidas e enviadas para os clientes.

Gestão de pedidos
Receber os pedidos de múltiplos canais de venda em apenas um lugar economiza tempo no processo, além de facilitar o acompanhamento da situação de cada pedido feito.

Controle de estoques
Ter controle sobre entradas e saídas de estoque é fundamental para que não sejam vendidos produtos com estoque zerado, inclusive ao trabalhar com mais de um canal de venda.

Integração com outros sistemas
Integrar com plataformas, marketplaces, meios de pagamento, formas de envio e outras soluções é uma forma de otimizar os processos realizados no backoffice do e-commerce.

Gestão financeira
Controlar as contas a pagar e a receber é fundamental para o bom andamento dos negócios. Centralizar as receitas e despesas faz com que o gestor tenha visão ampla das finanças da empresa e saiba para onde ela está caminhando.

Benefícios de usar um software ERP

Administrar o backoffice de uma empresa exige muita atenção a todos os detalhes e a rotina de processos é importante para que a sinergia se mantenha. O ERP tem essa função.

O uso do sistema ERP eleva o negócio para outro patamar. A automatização se faz necessária para empresas que desejam evoluir.

Ele centraliza todas as informações para que nada seja perdido ou descartado entre planilhas, pastas e papéis. Integra com outros sistemas, como plataformas e marketplaces, para que os processos sejam organizados e eficazes. O ERP fornece eficiência ao negócio, e por consequência gera economia de tempo e, muitas vezes, de dinheiro.

Todos os setores de uma empresa são beneficiados quando uma empresa utiliza um ERP, visto que as informações estão reunidas, prontas para serem consultadas a qualquer hora e em qualquer lugar.

Momento certo para contratar um ERP

É importante que o ERP seja contratado assim que a empresa iniciar, para que tudo fique centralizado desde o começo. Desta forma, sempre que precisar de dados, mesmo os relacionados ao início das atividades, vai saber onde encontrar, acompanhando assim a evolução da empresa.

Mas nada impede a migração de empresas que já utilizam outro sistema para um ERP.  São muitas as opções no mercado, para todos os tipos e tamanhos de empresa. Mesmo com baixo investimento há boas ferramentas no mercado.

O Tiny ERP é um exemplo, com planos que atendem desde pequenas até grandes empresas.  Fornece módulos para que toda operação do e-commerce seja otimizada, desde o recebimento dos pedidos até o pós-venda.

Não é necessário esperar sua empresa crescer para que você possa organizar todas as informações. É esta rotina organizacional que colabora com o crescimento do negócio.

3 dicas para utilizar o ERP de forma eficiente

Separamos dicas para que você consiga aproveitar ao máximo o que um software ERP pode oferecer, confira:

1 – Mantenha a rotina

O ERP precisa ter todas as informações para que possa gerar relatórios precisos, então não esqueça de alimentar o sistema. Mantenha o cadastro de todas as contas, receba os pedidos, cadastre os fornecedores e clientes e emita as notas. Não deixe tarefas para trás. Essa rotina diária é fundamental para que o uso de um ERP faça sentido e traga bons frutos para o negócio.

Acesse o e-book e saiba como otimizar a rotina do seu e-commerce com cases de clientes e dicas importantes para sua operação.

2 – Utilize integrações

Configure integrações com todos os canais de venda que deseja anunciar para diminuir o trabalho manual. Assim, poderá unificar o recebimento de pedidos ao invés de precisar acessar diferentes plataformas para que possa ver o que vendeu. Ao integrar meios de pagamento e formas de envio, os pedidos já são importados com todas as informações necessárias para continuar o processo.

3 – Gestão centralizada da operação

Centralizar todas as operações do e-commerce traz benefícios para a empresa. Os processos que estão relacionados ao backoffice são realizados de forma padronizada para não haver falhas e os resultados  obtido podem ser analisados e utilizados para o planejamento estratégico.

Entender as necessidades de sua empresa é o primeiro passo para escolher um ERP que possa otimizar todos os processos. O Tiny ERP é um sistema que organiza a rotina das empresa, para que ela aconteça de forma fluida e prazerosa.

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