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O poder das avaliações e opiniões dos consumidores no e-commerce

Ter avaliações e opiniões dos consumidores na loja virtual credita confiança para outros potenciais compradores que, por sua vez, podem deixar avaliações positivas e gerar credibilidade para outros consumidores e assim por diante. Este ciclo faz com que as vendas aumentem junto com a credibilidade da loja. De fato, dados de pesquisa do IBOPE demonstram que 47% das pessoas procuram informações sobre o produto antes de realizar uma compra.

Além disso, a opinião dos clientes é parte importantíssima da estratégia de marketing de qualquer empresa. Saber o que os clientes pensam sobre sua loja virtual é uma informação muito valiosa pois permite que você tenha ciência dos pontos fortes e fracos do negócio aos olhos dos clientes e que aprimore suas ações constantemente. Dessa forma, a loja é capaz de usar tais informações como base para suas estratégias futuras.

6 formas de estimular o cliente a deixar reviews

Pelos motivos citados acima, cada vez mais, as lojas estão buscando ter avaliações e opiniões dos consumidores no e-commerce. Há algumas boas formas de estimular o cliente a deixar reviews. São elas:

1. Gerar uma experiência de compra positiva

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O fato de vivenciar algo muito positivo e memorável faz as pessoas terem vontade de compartilhar pessoal ou virtualmente com seus amigos e familiares.

2. Tenha um atendimento ágil

Um atendimento ágil é o grande diferencial de um bom e-commerce pois revolve as dúvidas ou os problemas do cliente de forma rápida e eficaz e gera segurança e proximidade com o cliente. Dessa forma, as chances de obter uma avaliação positiva aumentam.

3. Use a tecnologia

Há muitas ferramentas no mercado que permitem que o internauta deixe sua avaliação sobre o e-commerce em questão – na Loja Integrada possuímos integrações com a Avaliação do Consumidor, do Google e a TrustVox. Os clientes gostam de ver que esses espaços existem pois significa que a loja está interessada em ouvir a sua opinião.

4. Divulgue as avaliações

Deixe os depoimentos expostos em sua loja. Pode ser uma seção de cases ou um espaço aberto para comentários. Quando os clientes veem avaliações e opiniões dos consumidores no e-commerce, se identificam com outras histórias e se sentem mais confiantes para realizar a compra e para deixar outras avaliações e opiniões.

Não há porque se preocupar se houver uma avaliação ou outra negativa. Em primeiro lugar, isso garante a veracidade das avaliações. Uma loja só com avaliações positivas gera desconfiança por parte dos clientes. Em segundo lugar, os clientes saberão analisar se aquela avaliação foi injusta e se é referente a um problema gerado pelo próprio reclamante ou se a loja poderia ter tomado uma atitude melhor.

5. Simplifique o caminho

Não exija vários campos de cadastro e outros tópicos para o cliente deixar sua opinião. Simplifique o processo para encorajar o cliente a opinar.

6. Peça

Ao enviar o produto para o cliente, peça para ele voltar ao site e contar como foi a sua experiência de compra. Seguramente, ele se sentirá especial ao ver que a empresa se importa com a opinião dele.

Ferramentas da Loja Integrada para avaliações e opiniões dos consumidores no e-commerce

A Loja Integrada reúne três ferramentas que viabilizam avaliações e opiniões dos consumidores no e-commerce. Algumas são gratuitas e a instalação de qualquer uma delas pode ser feita com um clique na página de aplicativos. Confira quais são as ferramentas da Loja Integrada para avaliações e opiniões dos consumidores no e-commerce:

  • Avaliações do consumidor – Programa gratuito do Google Merchant Center que permite ao Google coletar avaliações do vendedor feitas pelos clientes.
  • Disqus – Permita que seus clientes comentem em sua loja de forma simples e rápida, e gerencie estes comentários por meio do Disqus.
  • Facebook comentários – Com esta integração você pode ativar os comentários do Facebook na página do seu produto.
  • Trustvox – A Trustvox coleta automaticamente as avaliações de clientes que realmente compraram em sua loja, publicando essas opiniões nas páginas de produto.