Blog da Loja Integrada

Checkout Transparente: entenda o que é, e como utilizar para aumentar vendas

Checkout é um termo que significa “saída”. No mundo do e-commerce, o termo é dado ao processo de finalização de compra, ou seja, o pagamento do pedido. Neste post vou explicar o que é o checkout transparente e as vantagens que ele traz para sua loja virtual.

O objetivo de qualquer loja virtual é aumentar a taxa de conversão – ter o máximo de vendas possíveis em relação a quantidade de pessoas que acessam a loja, e o checkout é um dos grandes responsáveis por aumentar ou diminuir esta taxa. 

De acordo com uma pesquisa da Forrester Research, uma página de checkout complicada é responsável por 11% das desistências de compra em lojas virtuais. Se fizermos as contas, ao final do mês, é uma parcela que pode fazer bastante diferença nos resultados. Basicamente, quanto mais simples for o processo de compra, mais chances de venda sua loja tem.

Checkout Padrão vs Checkout Transparente

Agora que você sabe o que é checkout e sua importância, chegou a hora de conhecer a diferença entre eles. É muito simples e você vai entender rapidamente. No checkout padrão, o pagamento acontece em um ambiente fora da loja, geralmente na página de algum intermediador de pagamento (PagSeguro, PayPal, PayU, Mercado Pago, etc). Já no “checkout transparente”, a conclusão do pagamento ocorre dentro da própria loja.

Vamos para um exemplo para deixar mais claro:

Exemplo de Checkout Padrão

Após preencher todos os dados na página de checkout e clicar em “Finalizar compra“, o cliente é redirecionado para a página do Intermediador de pagamento. Nessa página ele vai inserir dados de pagamento (número do cartão de crédito, por exemplo) para efetuar a compra.

Página de checkout padrão

Captura de Tela 2015-05-07 às 14.20.11

Página do Intermediador de pagamento

Captura_de_Tela_2015-05-07_às_14_55_51

Exemplo de Checkout Transparente

No transparente, a página para inserir os dados pessoais e dados de pagamento é uma só. Ao preencher todos os campos e clicar em “Finalizar compra“, o cliente realiza o pagamento do pedido. 

Página de checkout transparente

o que é checkout transparente

Quando devo utilizar?

Quando o consumidor vai comprar pela primeira vez, ele precisa se sentir seguro – geralmente apoiado em referências ou opinião de terceiros na internet, por isso acaba buscando selos de empresas de pagamento virtual como PagSeguro, Mercado Pago, PayU, PayPal, entre outras, que asseguram tanto quem compra quanto quem vende, e normalmente antecipam automaticamente os recebíveis da venda em poucos dias, mesmo quando parcelado. O checkout transparente tende a ter menor taxa de carrinho abandonado e traz uma maior confiabilidade.

Para todos os planos

O checkout transparente está liberado para todos os planos na Loja Integrada! Clique aqui para acessar o painel de controle Loja Integrada e ative em sua loja.

Quer saber mais sobre com checkout transparente pode aumentar as conversões de sua loja? Listamos 8 vantagens de usar o checkout transparente confira!

 

Parabéns, agora você pode por em prática tudo que aprendeu!

Leia mais

Próximo artigo

Certificado digital para e-commerce: o que é, para que serve e como instalar em sua loja virtual

Deixe seu comentário