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O que é e como usar o SEO para loja virtual

O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca) é um conjunto de estratégias usadas com o objetivo de melhorar o rankeamento (ou posicionamento) de uma página nos resultados de busca orgânica – ou seja, aqueles que não são oriundos de anúncios comprados por meio de links patrocinados; são os resultados exibidos de forma não  paga, pois o buscador simplesmente entende que aquele site corresponde à pesquisa feita pelo internauta.

Por definição, estratégias de SEO podem ser usadas em qualquer buscador. No entanto, como o Google é o site de buscas mais utilizado no mundo todo, o foco maior é nas suas buscas e no funcionamento dos seus robôs. Ou seja, busca-se cumprir os critérios do Google para fazer com que uma página seja exibida no topo da pesquisa do usuário. Essa otimização é o que fará os robôs do Google (crawlers) classificarem bem uma página.

Por isso, neste texto, abordaremos as estratégias de SEO para lojas virtuais relacionadas ao Google. Isso envolve um trabalho de conteúdo qualificado, semântica de estrutura e informação, velocidade do site, usabilidade e credibilidade da informação.

É importante usar SEO para lojas virtuais?

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Sim! Muito importante. O Google é o buscador mais utilizado atualmente. Quase todos os internautas recorrem a ele para buscar qualquer coisa na internet. No caso de produtos, não é diferente. Por isso, é muito importante que as marcas estejam listadas em boas posições no ranking de buscas trazido pelo Google. O ideal é estar entre os três primeiros resultados. O pior cenário é não estar na primeira página da pesquisa, afinal, sabemos que as páginas seguintes são pouquíssimo visitadas.

Alguns benefícios do trabalho de SEO para lojas virtuais são:

  • Diferenciar-se do seu concorrente e tornar-se mais relevante;
  • Garantia de uma quantidade maior de visitantes;
  • Aumento da taxa de conversão;
  • Melhorar a experiência do consumidor, pois uma das estratégias de SEO é justamente estruturar o site para este fim. – falaremos mais sobre isso adiante.

O trabalho de SEO tem foco no médio e longo prazo. Por isso, um trabalho combinado de links patrocinados (para resultados de curto prazo) com SEO (para médio e longo prazo) é o ideal para o sucesso das estratégias de aumento do número de visitantes de um e-commerce.

Quais estratégias de SEO para lojas virtuais usar?

A princípio pode parecer complexo ser bem listado pelo Google e fazer um bom trabalho de SEO. Mas não é nenhum bicho de sete cabeças. Abaixo listamos estratégias de SEO que podem ser realizadas. São elas

Invista na experiência do usuário

Uma das coisas que o Google mais procura num site é sua usabilidade, ou seja, espera-se que ele seja amigável ao usuário, fácil de navegar e permita a localização das informações que busca de forma rápida. Uma boa prática é usar fotos, vídeos e áudios para dar mais informações sobre o produto para o consumidor e enriquecer a experiência do usuário.

O robô do Google também “lê” este tipo de conteúdo, por meio da alt tag – uma descrição da imagem que deve conter a palavra-chave escolhida (falaremos mais sobre ela a seguir). Além disso, algumas dicas são:

  • Arquitetura da informação – Tenha um site organizado, com categorias e subcategorias autodescritivas formadas por palavras-chave;
  • Breadcrumb – Trata-se da barra de navegação do site. É interessante que ele contenha as categorias da loja para que o internauta saiba em que sessão está.

Atualmente, grande parte dos usuários acessa sites, blogs, lojas virtuais, redes sociais e todo conteúdo online de seus dispositivos móveis, e isso deve ser levado em consideração! Portanto, sua loja deve ser compatível com diferentes navegadores e ser adaptada para dispositivos mobile.

Tempo de carregamento da página

Uma página que leva muito tempo para carregar não é vista com bons olhos pelos buscadores, pois não é uma página que está priorizando a navegabilidade e a experiência do usuário. O Google Page Speed é uma ferramenta que analisa o tempo de carregamento da página e indica as melhorias que podem ser feitas.

Em tradução literal, link building significa construção de links. Já link earning quer dizer ganhar links. Trata-se de construir uma estratégia para ter links externos apontando para o seu e-commerce. É possível utilizar, por exemplo, o guest post, um texto escrito por você, com links para o seu e-commerce, publicado em outras lojas ou blogs.

Além disso, ter links de produtos e outras páginas do próprio site é importante para que o Google entenda que as páginas estão relacionadas e identifique quais são as mais importantes para aquilo que o internauta está procurando. Isso também ajuda o usuário a navegar e explorar ainda mais sua loja.

É a vinculação do seu conteúdo a outros domínios, ou seja, outros sites. Se você cita no blog da sua loja algum dado estatístico obtido da pesquisa de outro site, por exemplo, você pode citar a fonte no corpo do seu conteúdo. Essa prática é útil para os usuários, pois eles recebem mais informações de um determinado assunto, e também é usada pelo Google na sua avaliação de rankeamento. Isso também ajuda no seu link building, pois você pode ser retribuído com links apontando para o seu site. No entanto, é importante utilizar apenas links de qualidade, relevantes e confiáveis.

Não copie a descrição dos produtos

Muitos lojistas copiam a descrição do produto do seu fornecedor e colam em suas lojas. Este hábito gera várias páginas com textos idênticos e o Google ignora a maioria delas pois preza pelo conteúdo original.

Use palavras-chave

Palavras-chave são aquelas usadas pelos internautas para fazer suas buscas na Internet. É importante, portanto, escolher qual utilizar, pesquisando sobre o comportamento das pessoas ao buscar por determinados produtos na Internet e entendendo quais têm um maior resultado de pesquisa e melhor descrevem o seu negócio. Para isso, ferramentas do próprio Google como Google Trends e Google AdWords: Key Word Planner podem ajudar.

O SEO para lojas virtuais está nos detalhes

Atente-se a detalhes que farão muita diferença na sua estratégia:

  • URL – em vez de uma sequência maluca de letras e números, crie uma URL amigável e legível com as palavras-chave de cada produto.
  • Título – O título da página aparecerá no resultado de buscas (com até 63 caracteres) e no topo do navegador. É importante incluir o nome do produto e a palavra-chave daquela página.
  • Metadescription – Dedique um tempo para editar a metadescription das suas páginas. Trata-se de um texto curto que descreve a página e que aparece nos resultados de busca, logo abaixo do título, e deve ter textos bem escritos, contendo as palavras-chave.

ATENÇÃO: Cuidado para não usar as mesmas palavras-chave para diferentes títulos, nas URLS e nas metadescription nem para repetir a palavra-chave várias vezes num destes itens. A primeira situação gera uma competição entre páginas diferentes do mesmo e-commerce e as duas acabam perdendo posições de ranking. A segunda acarreta textos prolixos, cansativos e mal escritos. O resultado é o entendimento, por parte do Google, de que aquela loja está forçando uma melhoria de posições e a consequente perda de posições.