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O que é e como fazer um press kit para seu e-commerce

Ideal para apresentar a sua loja para a imprensa, o press kit pode ser uma ferramenta de comunicação poderosa se for bem montado e bem apresentado. Por isso, o texto de hoje é só sobre ele. Venha descobrir como montar um press kit para seu e-commerce.

O que é o press kit?

Press kit é uma página ou apresentação disponibilizada no site de uma marca ou de um e-commerce que contém informações sobre a empresa para a imprensa e meios de divulgação. A ideia é fornecer materiais para explicar rápida e didaticamente o que a empresa vende, qual é a sua história e muito mais para pessoas que não são necessariamente seus clientes e consumidores.

Como ele pode ser usado?

Independentemente do formato escolhido — seja uma apresentação em pdf para disponibilizar no site ou uma página com as informações relevantes —, é interessante deixar um link no rodapé do site chamado “Press Kit”. Dessa forma, o jornalista (ou blogueiro, YouTuber, Instagrammer etc.) que se interessar por sua loja, poderá encontrá-lo facilmente.

Qual é a sua importância para lojistas?

A importância de um press kit para seu e-commerce é compilar todas as informações do seu negócio para fornecer aos jornalistas e /ou profissionais de conteúdo que quiserem escrever sobre ele. Assim, você pode ganhar mais visibilidade e reconhecimento.

O que colocar no press kit para seu e-commerce?

Ao montar o press kit para seu e-commerce, inclua as seguintes informações:

1. Sua história

Todo mundo adora uma boa história. Conte a da sua empresa. Isso ajuda a se aproximar do profissional de conteúdo. Confira dicas valiosas no post Storytelling no e-commerce: descubra o poder da narrativa.

2. Prêmios e certificações

Seu negócio já ganhou algum prêmio ou certificação importante para o mercado em que atua? Hora de se exibir e deixar isso em destaque também no press kit para seu e-commerce.

3. Boilerplate

Boilerplate é um parágrafo que resume as principais informações sobre a empresa. Por exemplo, ano de fundação, propósito, principais produtos e prêmios já conquistados. Ele é utilizado para resumir a explicação sobre a empresa e é colocado ao final dos releases que são enviados para a imprensa.

4. Logo

Se alguém quer fazer um material sobre a sua loja, é bem provável que inclua o logo da sua loja na matéria. Forneça o logo da loja em alta resolução e formato adequado.

5. Imagens

Falando em boa resolução, aproveite para fornecer imagens de boa qualidade da sua loja. Pode ser dos produtos, da montagem, da produção etc. Se o jornalista precisar de uma imagem para ilustrar a matéria, pode recorrer a um banco de imagens, por exemplo. Facilite o trabalho dele já fornecendo imagens bacanas da sua empresa para ele.

6. Curiosidades

Tem algum fato curioso da empresa? Algum ritual que vocês praticam para começar a jornada de trabalho? Um número expressivo de vendas ou de atendimento num único dia? Qualquer informação curiosa sobre a loja pode render e virar destaque no press kit para seu e-commerce.

7. Atuação social

Se o seu e-commerce realiza alguma ação social ou gera um impacto positivo para a comunidade local ou para a sociedade, é interessante exibir estas informações também.

8. Sua loja na mídia

Caso haja, insira os links ou reproduza as matérias nas quais sua loja já foi citada pela imprensa ou outros meios de divulgação (blogs, redes sociais etc.).

9. Seu contato

No final da página, deixe um contato da pessoa responsável por atender pedidos da imprensa. Pode ser a sua assessoria, o responsável pela comunicação ou o dono da loja.

3 dicas para fazer um bom press kit

Confira 3 dicas rápidas para fazer um bom press kit para seu e-commerce.

1. Facilite a navegação pelo press kit

Como você viu, são 9 itens essenciais a serem inseridos na sua página ou apresentação. É preciso organizá-los para que fique bem fácil encontrar as informações necessárias.

2. Siga a identidade visual e o tom de voz da marca

Mantenha a mesma identidade visual e o mesmo tom de voz que está utilizando em todos os materiais da loja. Desta forma, você terá uma comunicação uniforme e característica da marca.

3. Pergunte e peça feedback

Depois que um profissional de conteúdo utilizar o seu press kit, pergunte como foi a experiência de navegação e se ele sentiu falta de alguma informação. Dessa forma, você pode coletar esse feedback e usá-lo para aprimorar o seu material.

Agora que você está pronto para montar um press kit para seu e-commerce, lembre-se: nem o press kit mais bem montado do mundo atrai a imprensa sozinho. É importante montar uma estratégia de assessoria de imprensa.

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