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O que não te contam quando você começa seu negócio online

O que não te contam quando você começa seu negócio online

Muita gente tem a impressão de que trabalhar do conforto do seu lar, tendo um negócio online, é algo fácil. Pode ser descomplicado, mas, definitivamente, fácil não é.

É necessário ter muita disciplina e empenho para fazer o negócio dar certo. Neste artigo, vamos compartilhar alguns dos atributos necessários para se ter uma loja virtual de sucesso que nem todo mundo conta.

É preciso ser uma pessoa organizada

Ter seu próprio negócio demanda de bastante organização, principalmente se seu objetivo é começar do jeito certo.

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Se organização não é o seu forte, cerque-se de pessoas que são.

Ter uma mínima organização é essencial pois, ao menos no começo do negócio, você precisará cuidar de diferentes frentes, e todas são igualmente importantes. Vamos falar de algumas dessas frentes:

Identidade visual da marca

Nesse primeiro momento, é importante pensar como será o logo do seu negócio, quais as cores que identificarão sua marca, os banners que comporão seu layout e diversos outros detalhes que vão representar seu negócio visualmente.

Textos da loja

As páginas de sua loja, tanto as dos produtos quanto as páginas institucionais, deverão conter textos de alta qualidade.

Os títulos deverão ser bem claros, as descrições deverão apresentar as características dos produtos, e as páginas deverão elucidar quaisquer dúvidas sobre seu negócio.

Além disso, todo esse conteúdo deverá ser produzido levando em conta os conceitos de SEO, importantes para que sua loja tenha um bom desempenho nos resultados de busca do Google.

Planejamento do negócio

Tão importante quanto saber onde você quer chegar é saber como você vai chegar lá. Por isso, ter um cronograma de ações do seu negócio é um passo muito importante.

Mas não deixe as ideias ficarem apenas no papel: crie um cronograma de ações realista, com ações possíveis, e coloque tudo em prática!

Precificação dos produtos

Analise os custos dos produtos, para entender a que preço você deverá vendê-los

A precificação dos seus produtos deve contemplar os custos com matéria-prima, mão de obra, tempo dedicado à produção, e todos os outros custos para a composição do seu estoque.

Você vai precisar estudar cada vez mais

O mercado está em constante mudança e desenvolvimento. Para que seu negócio caminhe ao lado destes avanços, é importante estudar o mercado do e-commerce como um todo.

Estudo do seu segmento

O mercado de e-commerce é muito grande, e estar por dentro das novas tendências é muito importante. Porém, conhecer muito bem o mercado para seu segmento especificamente é primordial.

Entre os dados mais relevantes que você precisa estudar é a expectativa de crescimento para seu segmento. Essa informação te ajudará a alinhar seus objetivos à essa expectativa, assim como repensar suas estratégias para superá-la.

Estudo dos seus concorrentes

Estude como funcionam seus principais concorrentes. Neste caso, entenda que o objetivo não é copiar o trabalho que eles realizam, e sim algo maior.

Esse estudo será importante para que você possa comparar como estão os preços dos seus produtos em relação ao mercado, as campanhas de marketing que você realiza, e até mesmo o que eles não oferecem aos seus clientes e que pode ser uma oportunidade para seu negócio.

Estudo do seu público alvo

A grande estrela do seu negócio sempre deve ser o cliente, e por isso você deve conhecê-lo como ninguém.

Para tanto, você precisa estudar seu consumidor em diversos detalhes, criando uma Persona para seu negócio.

Ter uma Persona bem definida ajudará seu negócio desde a oferecer soluções e produtos mais personalizados para este público até na criação de sua estratégia de Marketing.

Aqui no blog, já falamos algumas vezes sobre Persona. Leia o artigo Como criar uma buyer persona eficiente para e-commerce para saber mais detalhes de como criar a sua.

Estudo sobre Marketing

Criar o negócio, ter produtos exclusivos e um ótimo atendimento não serve de nada se sua loja não é conhecida.

Por este motivo, estudar técnicas de Marketing deve estar entre seus afazeres do dia a dia.

A divulgação nas redes sociais, por exemplo, é algo muito popular nos dias de hoje. Entretanto, você não deve atirar para todos os lados, ou seja, você deve entender o que funciona para seu tipo de negócio e também que tipo de conteúdo seu cliente consome por estes meios.

Aí é onde ter o conhecimento de sua Persona também se faz imprescindível.

Vender pela Internet não é mais fácil do que vender em uma loja física

Certamente, vender online tem suas facilidades, mas nem tudo são flores. Poder trabalhar de casa ou de onde você quiser é algo extremamente positivo, mas também tem seus desafios. Vamos falar de alguns deles a seguir.

É preciso construir uma presença online

No que se diz respeito à atração de clientes para o negócio, as lojas físicas tendem a ter uma pequena vantagem: mesmo que você não faça nenhuma divulgação, dependendo do ponto, sempre terão pessoas passando pelo negócio.

No caso de uma loja virtual, constantemente você precisa lembrar seu cliente de que o negócio existe.

Deste modo, você precisará constantemente criar campanhas de e-mail marketing, investir em anúncios, criar conteúdo, e uma série de outras ações para manter seu negócio presente na rotina de seu cliente.

As melhorias devem ser constantes

Um dos melhores amigos para uma loja virtual é o Google. Por esse motivo, manter o site com o SEO impecável é o que vai ajudar o Google a absorver melhor as informações dos produtos e do seu negócio como um todo, além de apresentá-los melhores posicionados nos resultados de busca.

Também já falamos algumas vezes sobre SEO por aqui. Consulte o artigo Como fazer SEO na Loja Integrada para saber como configurar sua loja corretamente para os buscadores!

Ainda no quesito “melhorias”, é importante sempre atualizar sua loja de acordo com as grandes datas do varejo, como, por exemplo, Dia das Mães, Natal e Black Friday. Pense em sua loja virtual como uma grande vitrine, então é importante mantê-la bem decorada para recepcionar seus clientes e mantê-los em sua loja o máximo de tempo possível.