Blog da Loja Integrada

O que rolou no mundo do e-commerce em fevereiro

Quer saber o que rolou no mundo do e-commerce em fevereiro de 2021? A gente conta aqui as principais novidades! 

O mundo do e-commerce está passando por rápidas reviravoltas, principalmente desde o início da pandemia do coronavírus que já completou um ano. Ficar por dentro de tudo pode ser difícil para quem vive a correria de gerenciar um e-commerce, mas é essencial para que sua loja fique atualizada, informada e à frente da concorrência!

Pensando em ajudar você, nós aqui Loja Integrada compilamos abaixo as principais novidades que surgiram no mercado durante o último mês!

Vamos lá?

Vendas do e-commerce superam vendas do varejo físico na China 

Pela primeira vez na história, um país registrou um maior número de vendas no varejo online do que no varejo físico — e esse país foi a China!

Em 2020, mais de 50% das vendas do varejo chinês foram feitas pela internet. A título de comparação, nos países da América Latina esse número não passa de 5%. Mesmo os EUA, lar da gigante Amazon, tem apenas 15% das suas vendas para o consumidor final feitas online.

Não há dúvidas de que o número chinês é impressionante, mas a pergunta é: o que fez a China atingir números tão impressionantes?

A pandemia do coronavírus, certamente, foi um dos fatores, mas acredita-se que ela apenas tenha acelerado um movimento que já tinha se iniciado. 

Além do crescente mercado interno, as lojas virtuais chinesas têm apostado no mercado global — não é difícil achar alguém, mesmo no Brasil, que já não tenha comprado algo de lá.

Pesquisa por voz cresce e é oportunidade para e-commerce

Alexa, Siri… As assistentes virtuais têm ganhado o mercado de eletrônicos criando uma nova tendência, principalmente entre os mais jovens: a pesquisa por voz.

A facilidade proporcionada por essas assistentes (incluindo também o assistente do Google que, ao contrário dos seus pares, não ganhou um nome feminino) mudou a forma como nos relacionamos com a tecnologia, e isso terá impacto em diversos setores, inclusive no e-commerce.

A ideia é que a tecnologia seja utilizada até para fazer uma compra. Nos EUA, isso já é possível com o auxílio da Alexa, a assistente da Amazon. Aqui no Brasil, no entanto, as assistentes virtuais ainda são utilizadas para consultas básicas ligadas ao topo do funil — aquele momento antes da compra, em que ainda estamos pesquisando, coletando informações e descobrindo mais sobre nossas necessidades.

Enquanto essa ainda é uma tendência ainda principiante, vale a pena ficar de olho em como a pesquisa de voz pode afetar a jornada de compra do consumidor online!

Consumidores esperam novas formas de pagamento

O estudo Visa Covid-19 Consumer Sentiment mostrou algo que já vinha sendo discutido no mercado há algum tempo: o consumidor espera ter novas e melhores formas de pagamento para comprar online.

De acordo com dados da pesquisa publicados na CNN Brasil, 78% dos entrevistados esperam usar novas tecnologias para fazer compras online no futuro, incluindo compras em redes sociais, pagamentos via aplicativo de mensagem, biometria, criptomoedas entre outras.

A pesquisa ainda mostrou que os consumidores estão bem receptivos a novos meios de pagamento, mais dinâmicos e rápidos. Foi o que aconteceu com os pagamentos por aproximação no varejo físico, cujo uso cresceu de 23% em abril de 2020 para 48% em dezembro do mesmo ano.

Enquanto o pagamento por aproximação não é o foco do e-commerce, a pesquisa descobriu outra tendência nos meios de pagamento que pode impactar suas vendas: o uso das carteiras digitais em compras online. Segundo o estudo, 26% das pessoas já utilizam esse meio por considerá-lo mais seguro.

Se quiser saber mais sobre meios de pagamento, fizemos uma série completa com tudo que você precisa saber sobre o assunto! Confira aqui o primeiro post da série Meios de pagamento online!

Leia mais

Artigo anterior

Posicionamento digital nas redes sociais: como planejar a comunicação do seu negócio nessas mídias

Leia mais

Próximo artigo

Use as redes sociais como aliadas da sua loja online

Deixe seu comentário