Blog da Loja Integrada

O que rolou no mundo do ecommerce em março 2021

Você também está achando que março mal começou e já acabou? Pois é, mais um mês de 2021 se foi, e muita coisa rolou no mundo do ecommerce em março. Se você não teve tempo para ficar de olho nas notícias e novidades, não se preocupe! A gente fez um resumo para sua loja não ficar para trás. Veja só:

Dia do consumidor registra alta de 85%

O dia do consumidor é celebrado no dia 15 de março e, este ano, foi marcado por um mês inteiro de promoções para impulsionar as vendas e atrair consumidores. E os resultados foram ótimos para o e-commerce!

De acordo com dados publicados pelo E-commerce Brasil, do dia 2 ao dia 15 de março foi registrada uma alta de 85% nas vendas do comércio eletrônico, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram R$ 6,3 bilhões movimentados no período. 

A alta foi puxada, principalmente, pelo segmento de Moda e Acessórios (representando 21% das vendas), Eletrônicos e Informática (18%) e Beleza (14%).

Além disso, uma pesquisa da AlliN, Social Miner e Opinion Box mostrou que as redes sociais não estão perdendo força no e-commerce. Pelo contrário! A influência delas cresce a cada dia, com 27% dos consumidores afirmando que usam o Instagram para encontrar lojas onde fazer suas compras.

Nova rede social na área: conheça o Clubhouse!

Falando em rede social… de tempos em tempos, uma nova rede surge no mercado, com o potencial de revolucionar a forma como as empresas se relacionam com os consumidores. A bola da vez é o Clubhouse, uma plataforma de áudio que está conquistando novos usuários a cada dia.

O Clubhouse é como um evento virtual, em que os usuários criam salas de bate-papo para conversar sobre um determinado assunto.

O detalhe é que a conversa acontece apenas por áudio, como em um podcast, e não há gravação do conteúdo, o que significa que ou você participa na hora ou perde o que rolou.

A nova rede oferece um formato novo para o e-commerce criar engajamento com seus consumidores, criando discussões sobre seu mercado e dando voz para que os clientes expressem o que tiverem a dizer sobre sua marca ou outros assuntos relacionados. Certamente é uma novidade para ficar de olho em 2021!

E o lockdown continua na maior parte do país!

Com os números da covid-19 mais altos que nunca, prefeitos e governadores têm retomado ou estreitado as medidas de isolamento para frear a propagação do vírus. Com o comércio fechado, o e-commerce pode voltar a ver números similares aos de abril de 2020, quando as vendas do setor explodiram justamente por causa do lockdown. 

A Páscoa do ano passado, que também aconteceu sob medidas de isolamento, foi o principal evento impulsionador das vendas do e-commerce no período, aumentando os pedidos em 322% em relação a 2019, conforme dados publicados pela G1. A expectativa é que este ano não seja muito diferente — veremos nas próximas semanas!

Páscoa robotizada! O uso de robôs de entrega pelo iFood

E por falar em Páscoa, o iFood vai realizar entregas de ovos de Páscoa utilizando um robô autônomo. A ação está acontecendo em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde os robôs foram utilizados para levar os chocolates das lojas até um hub de serviço do iFood, de onde seguiram para serem entregues aos clientes.

Os robôs podem carregar até 30 kg, e ainda contam com um sistema interno de esterilização, respeitando as medidas de higiene necessárias para evitar o contágio pelo coronavírus. O iFood afirmou que este foi só um teste, mas espera aumentar o uso dos robôs ainda em um futuro próximo.

Gostou de saber das principais novidades do mercado de e-commerce? Fique de olho no nosso blog e não perca nada do que rola no mundo do comércio online!


Leia mais

Artigo anterior

Podcast para empresa: vale a pena para o seu negócio?

Leia mais

Próximo artigo

Devo criar TikTok e Reels pro meu ecommerce?

Deixe seu comentário