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Oportunidades da Copa do Mundo 2018 para e-commerce

2018 nem tinha começado e a ansiedade já era grande. Por quê? Bem, ano de Copa do Mundo é sempre assim. Ainda mais no país do futebol. Nesta época, muitos ramos do comércio aproveitam para lucrar. É o caso de restaurantes e bares que transmitem os jogos e realizam promoções especiais para atrair mais clientes e de lojas de artigos esportivos e de festa que vendem roupas, bandeiras e tintas verdes e amarelas. Mas e o comércio eletrônico? Será que é possível criar oportunidades para aumentar as vendas na Copa do Mundo 2018 para e-commerce?

Estatísticas e expectativas da Copa do Mundo 2018 para e-commerce

Segundo a 30ª edição do relatório Webshoppers do E-bit de 2014, dos produtos que usaram a Copa do Mundo para alavancar as vendas, os que tiveram maiores percentuais de compra foram TV, camiseta, camisa de time de futebol e bola de futebol. Ainda segundo o estudo, 2014 foi o quarto ano de Copa do Mundo que houve aumento de compra de TVs. Além disso, foi num ano de Copa do Mundo (2006) que o e-commerce brasileiro apresentou a maior taxa de crescimento (76%). O ano de 2010 também não ficou atrás – houve 40% de crescimento.

Quais tipos de lojas podem aproveitar mais?

De fato, como vimos, como se trata de um evento com um tema muito específico, algumas lojas aproveitam mais que outras. No caso das lojas com produtos que estão diretamente ligados com a Copa do Mundo – por exemplo, loja de itens esportivos, de artigos de festa, de viagens e de eletrônicos (que vendem TVs, projetores e outros produtos usados para assistir os jogos) – têm mais chances de aproveitar melhor a data. No entanto, lojas de qualquer outro segmento podem aproveitar a deixa para melhorar as vendas neste período.

Como seu e-commerce pode aproveitar a Copa do Mundo?

Se você não está em nenhum dos ramos que citamos acima e que são diretamente impactados de forma positiva pela Copa do Mundo, separamos 4 ideias para entrar no clima e aproveitar a Copa do Mundo 2018 para e-commerce também.

1. Analise os seus produtos.

Dos produtos que você vende, quais já têm ou podem ter a temática de Copa do Mundo, seleção brasileira e/ou futebol? Se você já possui alguns produtos, ótimo. Pode focar neles. Se ainda não, pode pesquisar como adaptá-los ou verificar se os seus fornecedores possuem novidades neste sentido. Por exemplo, se você tem um pet shop online, tem coleiras ou bandanas verde e amarela? Se ainda não tem, será que algum dos fornecedores já não está desenvolvendo algo para a data?

2. Faça os pedidos

Se você optou por comprar ou produzir produtos relacionados à data é hora de fazer os pedidos dos produtos ou da matéria-prima. Como você não é o único lojista com interesse em aproveitar a Copa do Mundo 2018, é possível que o seu fornecedor tenha um grande volume de pedidos. Para garantir que o seu estará entre as entregas, o ideal é trabalhar com antecedência e planejamento.

3. Cuidado com falsificações

Nesta época a procura por produtos da FIFA aumenta e, consequentemente, as falsificações. Como uma marca licenciada, a marca da FIFA é protegida por direito de uso. Fique ligado para não cair em fria, vender tais produtos e ter dor de cabeça.

4. Faça benchmarking

Pesquise a concorrência e o que outras empresas fazem para aproveitar a Copa do Mundo 2018 para e-commerce. Mesmo que elas não sejam do seu ramo, esse aprendizado lhe ajudará a desenvolver campanhas, produtos e promoções para a sua loja.

Gostou do tema de hoje? Como você está se preparando para Copa do Mundo 2018 para e-commerce? Falando em promoções, aprofunde-se no tema lendo o texto Mais promoções e menos prejuízos na sua loja virtual.

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