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Os segredos para divulgar sua loja virtual no Google

Um dos grandes desafios dos e-commerces hoje em dia é conseguir um bom posicionamento no Google para atrair a atenção dos potenciais clientes e aumentar as taxas de conversão. Existem diversas estratégias, pagas ou não, para desvendar os segredos do Google e divulgar a sua loja digital de forma eficiente, aumentando o número de visitas e de vendas. Confira algumas delas nesse post.

Planejamento

Antes de sair criando anúncios, é preciso planejar bem e pensar quais são os resultados esperados ao final de cada campanha. Estipular os gastos e os objetivos é um bom jeito de começar, uma vez que essas informações te ajudam a entender qual o melhor plano para a você e para o seu negócio. Lembre-se que com um planejamento inteligente é possível aumentar os lucros minimizando os gastos. Seja no SEO ou nos links patrocinados, escolher bem as palavras-chave é o que permitirá que sua campanha seja bem sucedida. Para te ajudar a planejar, você pode recorrer à diversas ferramentas gratuitas que te ajudarão naqueles momentos de indecisão. “Geladeira” ou “refrigerador”? O Google Trends, Keyword Planner e o Keyword Tool são ferramentas gratuitas que te ajudarão a construir bons nomes para os seus produtos, boas descrições e bons anúncios para eles!

A plataforma ideal

Não adianta você montar um site aparentemente perfeito se a plataforma utilizada não te oferecer recursos de marketing digital e não permitir que você acesse dados importantes sobre seu e-commerce e seus clientes. Na Loja Integrada, você conta com a eficiência de ferramentas como o Google Analytics e Google Shopping, além de configurações do Google Adwords já incorporados à plataforma, ferramenta que permite você não só criar campanhas, mas também medir o retorno delas de forma prática e inteligente.

Veja como configurar o Google Analytics.

SEO e palavras-chave

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Sigla para Search Engine Optimization, SEO é um conjunto de técnicas que permitem que você entenda os segredos do Google e consiga posicionar bem a sua loja virtual nas ferramentas de busca, gerando mais visitas e, possivelmente, mais conversões para o seu e-commerce.

As configurações de metadescription e meta title são facilmente feitas através do painel da Loja Integrada e toda a plataforma é pensada na melhor estrutura para SEO, garantindo que o posicionamento do seu e-commerce ocorra de acordo com sua estratégia de negócio. Lembre-se de usar as palavras-chaves selecionadas no seu planejamento nos nomes e títulos dos produtos, pois elas irão definir para quais buscas sua loja poderá aparecer.

Em outro post do nosso blog, damos algumas dicas de SEO.

Quer ser o primeiro sem ter muito trabalho? Com o Google Adwords, você pode criar anúncios pagos que mantêm sua loja virtual no topo das páginas de busca, levando mais pessoas e possíveis clientes ao seu site. A ferramenta é bastante completa, possibilitando criar anúncios focados em públicos específicos com segmentações geográficas, de público-alvo, de remarketing e muito mais. Antes de colocar sua campanha no ar, não se esqueça de fazer um estudo de palavras-chave para focar em quem está realmente querendo comprar, ok? E lembre-se, vá com calma, comece com poucos investimento, faça testes e experimente as possibilidades de anunciar.

Google Shopping

É a ferramenta mais prática para quem quer divulgar produtos específicos no Google, chamando atenção e oferecendo um caminho mais fácil para aqueles compradores que já sabem o que querem. Isso porque ela funciona como uma vitrine virtual, mostrando imagens, preços e links de uma determinada mercadoria da sua loja em comparação com os concorrentes.

Google Meu Negócio

Para quem tem endereço físico, essa é uma das formas mais bacanas de divulgar no Google e de melhorar a experiência do cliente, facilitando a interação entre vocês. A ferramenta não só permite que você apareça no Google Maps, fornecendo uma rota até a sua loja, como também oferece logo de cara informações relevantes como endereço, telefone e horário de funcionamento. A função Insights do Google Meu Negócio ainda te mostra dados importantes sobre seus clientes como localização, ações, avaliação e a forma como eles chegaram até você. E o melhor, tudo isso de graça.

De olho na concorrência

É fundamental acompanhar sites que têm conteúdo parecido com o seu e que estão melhores posicionados. O que eles estão fazendo e você não? Use a concorrência como inspiração para entender o que dá certo ou errado e aplique táticas novas no seu negócio. Benchmarking pode e deve ser usado como estratégia, mas saiba executá-lo para não desvalorizar a sua empresa.

Conteúdo importa

Você pode saber mil técnicas de SEO, mas se seu conteúdo não for coerente e o Google não vir seu site como relevante em determinado assunto, ele não vai permitir que você ocupe uma boa posição nas páginas de resultado. Por esse motivo, redobre a atenção nas palavras-chave escolhidas e nos textos de descrição de cada produto. Também vale a pena investir em blogs ou outros conteúdos que tenham a ver com a sua loja e com as mercadorias que você vende.

Agora que você já aprendeu alguns segredos do Google, é hora de arregaçar as mangas e pensar em uma estratégia de marketing para alavancar suas vendas! Essas dicas são apenas o começo de uma longa jornada para dominar o Google.